Diário Espiritual - Parte 1



LEITURA DA BÍBLIA E DIÁRIO ESPIRITUAL

Convidamos você a fazer uma valiosa experiência de Deus e da Sua Palavra através do Diário Espiritual. É um treinamento. Queremos ajudar você a fazer o seu diário. Porque não basta ler: o trabalho com a Bíblia se completa com o Diário Espiritual. 

Como a palavra diz, trata-se de um diário. A gente lê todos os dias e faz o diário todos os dias.

Você precisará de um caderno. Ele servirá exclusivamente para o seu Diário Espiritual. Uma recomendação: leia a Bíblia com caneta ou lápis na mão. Não tenha receio de riscar a sua Bíblia. Ela é um instrumento de trabalho. A Bíblia é o livro da Palavra escrita. E assim como um aluno ou mesmo um professor ou outro profissional  risca e rabisca o seu livro de estudo e de trabalho, assim também riscamos a Bíblia, que é o nosso instrumento de estudo e trabalho. Não é falta de respeito riscar a Bíblia. Em vez disso, deixá-la limpa e não usá-la é que seria.

Por outro lado, ler com a caneta na mão, assinalando as passagens, é uma maneira de fazer uma leitura mais ativa. A gente fica mais atento, se concentra melhor, se distrai menos e grava com mais facilidade. A Palavra escrita salta do papel para os olhos, é retida pela inteligência e impressa no coração.

Agora é hora de ler

Pare por aqui. Pegue a sua Bíblia e leia dessa forma a Primeira Carta de São João, capítulos 1 e 2

A primeira coisa que você vai anotar todos os dias são as promessas de Deus que você encontrou na leitura. É muito importante anotar as promessas de Deus. Ele as cumpre. São promessas de Deus e não dos homens.

Se você reparou bem, no final do capítulo 1, o versículo 9 diz: “se reconhecermos os nossos pecados, Deus, que é fiel e justo, perdoará os nossos pecados e nos purificará de toda injustiça.” É ou não uma promessa? E que promessa! Deus aí está, fiel e justo, para nos perdoar os pecados. Basta-nos cumprir uma única condição: reconhecer os nossos pecados. Uma condição muito simples, não é? 

Vamos agora anotar. Escreva no seu caderno: Promessa. Agora copie o trecho e ponha a citação: 1Jo 1,9.

Veja então o início do capítulo 2: não é uma promessa? “Filhinhos meus, isto vos escrevo para que não pequeis. Mas se alguém pecou, temos um intercessor junto ao Pai, Jesus Cristo, o justo.”

 É uma importantíssima promessa: podemos ter a certeza de que, se pecarmos, teremos um intercessor junto ao Pai. 

A promessa continua no versículo 2: “Ele é a expiação dos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos do mundo inteiro.” Anote então no seu caderno e ponha a citação: 1Jo 2, 1-2.

O versículo 25 é bem claro, porque nele aparece a palavra promessa: “Eis a promessa que ele nos fez: a vida eterna.” Essa é a promessa de Deus, e não é pouca coisa: é a vida eterna. Anote e ponha a citação.

Continua na segunda parte...

(Fonte: “A Bíblia no meu dia-a-dia”, Padre Jonas Abib: Editora Canção Nova)
Compartilhe:

3 comentários:

  1. DEUS ABENÇOES A TODOS VOÇÊS POR ESTE BLOG E QUE O PADRE LEO INTERCERDA POR TODOS, PARA QUE O ESPIRITO SANTO QUEIME A TODOS COM O AMOR DE DEUS.

    EDilson Leite - Goiânia - Go

    ResponderExcluir
  2. A partir de hoje, farei sempre que possível, tentarei uma regularidade semanal em fazer o meu diário. Preciso canalizar meus desejos para Deus, assim tenho fé que conseguirei paz e felicidade nessa e na próxima vida que me espera.
    Virgínya Pereira
    Congonhal

    ResponderExcluir
  3. OBRIGADO PELA AJUDA ,QUERIA MUITO FAZER UM DIARIO ESPIITUAL MAS NÃO CONSEGUIA POIS NÃO ENTENDIA O QUE ERA PRINCIPIO ETERNO E VARIOS OUTROS MAIS AGORA TA TUDO BEM EXPLICADINHO OBRIGADO.PATRÍCIA FERNANDES.

    ResponderExcluir

Os comentários são moderados antes da publicação no blog. Comentários anônimos não serão publicados.
Deixe seu nome ao final do comentário.

Comente este Artigo.
Quer entrar em contato conosco? Clique Aqui

O Blog Padre Léo Eterno agradece sua participação.
Deus lhe abençoe!

Arquivo do blog

Postagem em destaque

Blog Padre Léo Eterno estreia podcast no Spotify

Um novo canal para a evangelização! Estreou neste sábado (25.jun) o podcast Padre Léo Eterno, com o intuito de ampliar os canais de evangeli...