Ano Novo só não basta, urge amar. Amar renova...

Foto: Padre Vicente e Padre Léo
.
Ano Novo só não basta, urge amar. Amar renova...

2010 à porta. A TV apresenta sua lista de simpatias e mandingas para o Ano Novo. Quantos acreditam... Revestindo-se de uma mentalidade mágica esperam que as coisas se tornem novas por causa de uma mudança de calendário. Ledo engano. Nada mudará se você não mudar. Nada muda fora de nós se não mudar primeiro dentro de nós.
O tempo. O que dizer sobre o tempo.
O poeta Drummond assim dizia: “Entre a raiz e a flor há o tempo”. Tudo tem seu tempo. Ele é o nosso recurso mais valioso. Não importa o quanto você se esforce, nunca irá conseguir mais tempo.

Na verdade precisamos olhar para o tempo numa perspectiva diferente. Devemos diferenciar Chronos (tempo cronológico) e Kairós (tempo de valores e qualidades), a diferença está no conceito. No primeiro, o tempo é linear e sequencial, um minuto não vale mais do que qualquer outro minuto, com isso nos tornamos escravos do relógio. Já o segundo, está justamente no valor que a pessoa consegue extrair dele e não simplesmente no tempo matematicamente transcorrido. Assim, há o tempo medido e o tempo vivido. O que realmente importa é o tempo vivido. Às vezes, chegamos ao fim do dia com a sensação de que não deu tempo de fazer nada. Na verdade estamos olhando o tempo medido. Acentuamos demais a dimensão chronos, sem levar em consideração o tempo vivido. A perspectiva está errada. 

O Brasil melhora cada vez mais sua expectativa de vida. Cresce o contingente da melhor idade. Olho pra minha avó que, nesse ano, completou 97 anos, e me ponho a imaginar. Recordo-me de todas as experiências, lutas, tristezas e alegrias vivenciadas por minha querida “vozinha.” Ao vê-la matriarca, amada e cuidada pela minha mãe, acredito ter valido a pena uma vida tão longa. Plantou e agora colhe.
Agora, vamos pensar juntos. Imaginemos uma pessoa de 80 anos. Se avaliarmos sob o prisma de tempo medido, ela, com certeza, viveu mais que uma pessoa de 40, mas se o fizermos sob a ótica do tempo vivido, talvez a conclusão seja outra. Chronos não mede as experiências pelas quais passamos. Veja, não é o quanto você viveu, mas o como você viveu que conta. Hoje em dia a sociedade valoriza mais o “quanto”, que o “como.” Mais o tempo medido, que o tempo vivido. Pelo menos, em nossa sociedade ocidental é assim. Somos a sociedade do relógio. Relógios de parede, de pulso, no microondas, no celular, em tudo que é lugar. Não podemos perder tempo nunca. Estamos sempre atrasados para o compromisso de ontem. Não paramos. Não contemplamos. Não saboreamos. E esse mal está até mesmo em nossas igrejas, em nossas liturgias. Quantas igrejas você já foi onde existe um relógio na parede lembrando a todos que a missa precisa ser de exatos 45 minutos, não mais que isso?
Um disparate.

Preste atenção ao que uma pessoa realizará com o seu tempo e quanto produzirá em quantidade de algumas coisas. Talvez assim você passe a refletir melhor sobre o que realmente importa.

Uma pessoa com 80 anos viveu:
- 21487 meses
- 93425 semanas
- 653975 dias
- 15695400 horas
- 941723959 minutos
- 56503437531 segundos
- 56503437530330 milisegundos
Em 80 anos:
* produziu cerca de 14 toneladas de fezes
* dormiu 26,5 anos
* tomou banhou por volta de 1 ano e 1 mês sem sair debaixo do chuveiro
* escovou os dentes 4 meses sem parar
* passou 1 ano e 40 dias comendo sem parar (no almoço e no jantar)
* permaneceu 2 meses e meio numa fila de espera sem fazer nada
* ficou 10 meses e meio sem sair da frente da TV

A Sagrada Escritura nos lembra no Sl 89 sobre o sentido da vida. Exalta que só os mais fortes chegam a 80 e que a maioria do tempo é ilusão e passagem. O que realmente importa? O que é essencial na sua vida? A expressão “não perder tempo” deve significar o que para nós? Viva com intensidade. O que significa para você “feliz ano novo”? Numa só palavra: ame! O amor é agora! Amar é o essencial do nosso tempo vivido e o que realmente conta. Aí sim, não perca tempo! Desejo a você um feliz 2010 sobrevalorizado pelo tempo vivido! Deus abençoe você.
Fique na paz de Deus!

Pe. Vicente, scj
Comunidade Bethania
Compartilhe:

8 comentários:

  1. Padre léo mesmo doente, o seu rosto nos mostra a vitalidade!

    ResponderExcluir
  2. A PAZ DE JESUS E O AMOR DE MARIA!

    Queridos irmãos deixo estas poucas linhas para informar que este texto é muito bonito.

    Copiei e vou partilhar na minha comunidade.

    Com os direitos autorais.

    Padre Léo espere por nós no céu. "Monsenhor Jonas Abib"

    DEUS abençõe

    ResponderExcluir
  3. A PAZ DE JESUS E O AMOR DE MARIA!

    Copiei este texto e estarei dividindo com meus irmãos da comunidade aqui em João Pessoa/PB.

    Obrigado meus irmãos.

    Padre Léo espere por nós no céu. "Monsenhor Jonas Abib"

    DEUS abençõe

    ResponderExcluir
  4. http://padreleoeterno.ning.com/profile/MarciadeAraujoBezerraterça-feira, 5 de janeiro de 2010 às 21:01:00 BRT

    No livro:''Saborear a Vida'', padre Léo nos ensina sobre a necessidade da vida ser saboreada, a vida ser partilhada.
    Ele diz: ''O ser humano precisa se conscientizar de que sua vida só tem sentido, quando saboreada, quando partilhada...é amando que aprendemos a amar...Mergulhe na vida! Mergulhe em Deus!''
    Viveu pouco tempo, mas viveu intensamente, porque amou muito.

    ResponderExcluir
  5. A PAZ DE JESUS E O AMOR DE MARIA!

    Todas as obras do Padre Léo ajuda a todos que as ler.

    Espere por nós no céu Padre Léo. - Monsenhor Jonas Abib -

    DEUS abençõe

    ResponderExcluir
  6. Esse tempo em frente á televisão, penso que seja de "dez anos" e na fila uns "dois anos" sem fazer nada. Dos oitenta! Pois hoje é o que se mais faz na vida! Ficar em frente da televisão e fila de banco. Como dizia Drummond: “Nunca mais me esquecerei desses acontecimentos, na vida de minhas retinas tão fatigadas!” Que temo que, assistir televisão e ficar nas filas de banco. Anos e não meses como escreveram.
    Ainda bem que têm? nas segundas feiras, um programa especial com o Padre Léo. nove horas da noite, na cancão nova, pra quem não sabe!

    ResponderExcluir
  7. Queridos irmãos deixo estas poucas linhas para informar que este texto é muito bonito

    ResponderExcluir
  8. Padre Léo foi um grande homem muito sábio; tenho certeza de que quantas pessoas mudaram de vida através de suas pregações e seu testemunho de vida.
    Pe. Léo descanse em Paz - Amém!

    ResponderExcluir

Os comentários são moderados antes da publicação no blog. Comentários anônimos não serão publicados.
Deixe seu nome ao final do comentário.

Comente este Artigo.
Quer entrar em contato conosco? Clique Aqui

O Blog Padre Léo Eterno agradece sua participação.
Deus lhe abençoe!

Arquivo do blog

Postagem em destaque

Blog Padre Léo Eterno estreia podcast no Spotify

Um novo canal para a evangelização! Estreou neste sábado (25.jun) o podcast Padre Léo Eterno, com o intuito de ampliar os canais de evangeli...