"Deus é humor!"
Padre Léo
Foto: Padre Léo
Uma das lembranças mais forte que tenho do nosso padre Léo conta-nos de sua capacidade de reunir. Em pouquíssimo tempo, o víamos rodeado de pessoas interessadas naquela personalidade ímpar. Quando chegava, a alegria pedia lugar. As piadas proliferavam. As brincadeiras se multiplicavam. Os sorrisos eram mais frequentes e espontâneos. Deus deslizava para o nosso meio através da estrada do humor e da alegria abertas pelo nosso Léo. Ele mesmo insistia conosco, quase à exaustão, que a Bíblia é pródiga em humor. "Deus é humor!", repetia. Reunia para alegrar, e alegrando, evangelizava.
Nosso Léo promovia encontros. Através dele, conheci muitos de meus melhores amigos. Nossa casa religiosa, assim como Bethânia, era uma extensão da casa do Sr. Quinzinho e da D. Nazaré, sempre cheia de amigos. Eles vinham de longe e de perto experienciar aquele recanto repleto de vida plena. De alguma maneira, Bethânia já morava dentro do Léo e se reproduzia onde quer que ele estivesse. Lembro-me bem de quantas vezes nossa casa religiosa do Colégio São Luís de Brusque, lugar onde nasceu Bethânia, junto à capelinha do Espírito Santo, foi palco de inúmeros encontros. Morávamos, Fr. Lúcio (hoje padre), Grega e João, jovens da Banda Vida, Léo e eu, e nossa querida Kátia, que vinha todos os dias nos auxiliar. Reuníamos-nos e nos preparávamos para a grande missão do acolhimento. Lembro-me dos casais Darli e Iara, Miguel e Sônia, Marcinho e Gisé, Armando e Preta, Augusto e Emilse e tantos outros. Amigos e amigas como Rose, Zana, Pe. João, Pe. Sérgio, Fr. Fábio, Fr. André, Fr. Marquinhos (hoje todos padres), os integrantes da Banda Vida que estavam sempre por lá e claro, nossa querida Juscélia que não perdia a oportunidade para a partilha dos muitos projetos. E assim Deus ia amadurecendo a futura Comunidade Bethânia.
Era comum passar por lá familiares nossos. Quanta alegria traziam as visitas de D. Nazaré e Sr. Quinzinho. Fr. Lúcio e eu ficávamos encarregados de acompanhá-los. E como fazíamos com determinação, afinal, nossos passeios estavam garantidos. Reunir e alegrar eram os verbos mais conjugados naqueles tempos. Estas reflexões saltam à memória ao aproximar 04 de janeiro. Para mim, essa data nunca será mais um ano sem o Pe. Léo. Ao contrário, será impreterivelmente uma oportunidade singular para reunir e alegrar. É nossa missão nesse dia transformar a ausência da saudade em presença reconfortante. Permitir que o dia 04 do primeiro mês do ano deixe transbordar a alegria de estarmos juntos em torno da memória do Léo, mas principalmente próximo a um Deus que é Humor e Alegria.
Nós, que amamos o Pe. Léo, até temos o direito à tristeza, mesmo que um pouquinho, mas não podemos perder muito tempo com ela. A alegria, sim, deve ser nossa companheira junto daqueles que amamos e deixamos amar. A alegria é seu grande legado. Assim, como nos anos anteriores, estarei em Itajubá, na casa da D. Nazaré e do Sr. Quizinho, junto à família do Léo, junto a familiares meus, amigos e amigas e tantos outros reunidos alegres celebrando um Deus que é humor. O mesmo acontecerá em nossos recantos. Todos, como família Bethânia, celebrando na alegria. Aliás, temos muitos e bons motivos para agradecer a Deus. Em 2010 nossa comunidade celebra 15 anos de vida. Celebremos juntos.
Que o nosso Pe. Léo continue a nos reunir para experimentamos a alegria de um Deus que é humor, e porque humor, vida e vida plena. Que o nosso Pe. Léo interceda por você! Nesse dia 04 e sempre.
.
Fique na paz de Deus!
.
Pe. Vicente, scj
.
Fonte: http://www.bethania.com.br/
Tive a graça de conheçer Pe. Vicente em 2008!
ResponderExcluirEle é como se fosse o irmão mais intimo do Pe. Leo.
Toda experiência que o padre Léo viveu e sonhou, ele partilhou conosco, em suas pregações, em seus livros, em suas músicas.
ResponderExcluirEm seu livro;''Viver com HIV'', o padre nos fala desse lugar especial, onde tudo começou: ''Bethânia nasceu em um lugar muito especial.Antes dos Recantos e da própria estruturação como Comunidade, ela existiu no trabalho de atendimento e nas celebrações realizadas na Capela do Espírito Santo.
Obrigada, padre Vicente por partilhar também conosco esses momentos bons, que o padre viveu.
A PAZ DE JESUS E O AMOR DE MARIA!
ResponderExcluirNos deixou muitas lembranças. Este sorriso inesquecivel.
Estará sempre presente em nossos corações.
Espere por nós no céu Padre Léo. - Monsenhor Jonas Abib -
DEUS abençõe a todos
Eu tenho certeza que, quem tinha humor era o Padre Léo, e não a bíblia. A bíblia era só a inspiracão dele e de sua alegria. Devido a sua interpretacão, que era genial. Que saudade das leituras que ele fazia da bíblia? Bem que o pessoal da cancão nova podia fazer um DVD, somente de suas leituras da bíblia, o que vocês acham? Se eles fizerem, quero ser o primeiro a comprar esse DVD das leituras! Para manter vivo esse humor da bíblia, devido a sua interpretacão! Quando ele lia: que queres que eu faca? Que eu veja, ele mesmo respondia. De uma maneira que era só humor!
ResponderExcluirNos deixou muitas lembranças. Este sorriso é único.
ResponderExcluirSaudade da Banda Vida
ResponderExcluir... do Bruno Moritz sempre escuto falar.... mais, onde estão os outros?
O João? onde está? o que faz?
Maycon.