As graças que a depressão nos traz!


Olá irmãos queridos e amados! Que a LUZ de Deus esteja presente em vossos corações!

Hoje começo a realizar um SONHO, pois é, um imenso sonho. Ultimamente tenho tomado conhecimento de várias pessoas que estão com depressão. E surgiu um desejo imenso em mim, para compreender melhor o que é a Depressão.

Então tenho tentado, de acordo com meu tempo, estudar e ler sobre o assunto, e o meu desejo é que todo conhecimento que eu consiga acerca disso, eu partilharei com as pessoas que passam por isso, bem como através das postagens aqui no blog.

E também quero testemunhar aqui e também agradecer a Deus, pois Ele tem providenciado isso para mim através de pessoas, de amigos que acredito que não são mais amigos, são anjos concretos na minha vida. Toda a minha gratidão e amor a todos vocês!

Eu não entrarei em alguns termos ou dados sobre a Depressão [nesta postagem]. Mas eu acabei de assistir a
pregação do Dr. Roque Savioli [tenho imenso carinho, amor e gratidão por esse grande servo, grande médico de Deus]. A pregação que ele fez na Canção Nova em 31.01.2010: "Depressão, desafio espiritual."

E quero começar com uma coisa que o Dr. Roque salienta lá: "Um dos motivos que levam uma pessoa a depressão é a falta de sentido na vida". E também o escritor Roberto Shiniashiki fala: "Um dos maiores males de nossa sociedade é que o ser humano tem perdido a capacidade de sonhar".

Meus irmãos, eu concordo piamente com eles. A depressão por pior que ela seja, ela é apenas mais um sinal que o nosso corpo está dando para nós. Nosso corpo é uma máquina perfeita, tudo que tem nele, Deus fez com muita perfeição. Então se há algo de errado, ele nos avisa, e a depressão é um grande sinal de que algo não vai bem.

Uma das graças que ela nos traz é a demonstração clara e concreta desse vazio emocional e até mesmo espiritual que está dentro de nós e isso nos leva a um buraco, a um vácuo, a um imenso deserto que não sabemos mais como sair dele.

Mas nesse mesmo deserto, podemos encontrar alguns sinais para começar a curar essa depressão. A depressão não é por si só má. Ela traz lições valiosas que se bem "saboreadas", poderão dar uma nova realidade a nossa vida ou até mesmo uma nova vida.

E eu acredito que a maior delas é: DAR UM SENTIDO A NOSSA VIDA!!! Quando perdemos o sentido da vida, ou quando não temos, aí sim, chegamos ao vácuo. Talvez chegamos ao centro de nosso ser. É nesse centro que olhamos para dentro de nós mesmos, para o mais profundo do nosso ser, e isso não deve nos assustar, mas começar a construir.

Se há um vazio, um vácuo, então comecemos a colocar AMOR dentro, pois a semente do amor gerará muitos frutos. Nesse mesmo vácuo, talvez seja o lugar perfeito para termos um verdadeiro encontro com DEUS.

Quando não temos sentido na vida, não temos metas, perdemos a capacidade e até mesmo a vontade de sonhar, de criar algo, de fazer algo, por isso adoecemos tanto na alma, no coração e no corpo.

Então meus irmãos com essa primeira postagem, quero trazer a luz esse primeiro objetivo: reavaliarmos qual o nosso sentido nas nossas vidas? O que poderemos começar a criar? O que precisamos rejeitar, jogar fora? O que não nos faz bem? O que queremos para nós? Quais são nossos sonhos e metas? Se não tenho por onde vou começar?

Precisamos aprender a olhar a depressão e todos os outros males, com o olhar de Deus. Precisamos aprender a olhar as dificuldades com olhos novos, precisamos querer olhar o lado bom das coisas ruins. Precisamos aprender a saborear as dores, os sofrimentos, os problemas e isso não é amar o sofrimento, tomar posse deles, mas sim aprender com eles, receber a graça dos ensinamentos que eles tem a nos ensinar.

E para finalizar, uma frase muito profunda do Dr. Roque Savioli: "Precisamos aprender a saborear a depressão"!

Abraço fraterno e minhas sinceras orações por todos aqueles que estão passando pela depressão e orações para evitar que todos nós entremos nela.

P.s. As frases dos autores não foram escritas com as mesmas palavras dos mesmos, mas sim com o mesmo sentido.

Jonathan Melo 26.08.2010
Compartilhe:

3 comentários:

  1. De fato a depressão é um remédio para quem sabe uzar! Do contrário é um veneno que mata, e pior, pode infestar todos que estão em volta. É a eterna luta do "eu" contra o "eu" nesse mundo de tantas oportunidade. Depende de cada um escolher! Eu escolhi ficar com o Padre Léo, que é um verdadeiro remédio para minha depressão... Estou curando ela com as preciosas palavras do Padre Léo, desde uma piada até uma oracão, como essa que a Márcia nos indicou. Procurei em tantos lugares, e você estava em mim!

    ResponderExcluir
  2. Amigo Jonathan!
    É certo quando você diz que a causa maior da depressão é a perda do sentido da vida.
    '' O homem começa a morrer quando perde o sentido de sua vida''- Quem disse isso foi Victor Frankl. Querendo se aprofundar mais sobre o assunto leia a vida desse homem, psiquiatra e fundador da Logoterapia, que é toda centrada na busca do sentido da vida.
    Fique na paz do Senhor!

    ResponderExcluir
  3. Márcia Obrigado pela dica, vou ver se encontro algo sobre ele, lembro de ter visto o nome dele, acredito que tenha sido no livro que estou lendo: "O Eu renovado", um livro de Psicopedagogia muito interessante.

    Eu vou continuar estudando Depressão, rvendo as pregações do Dr. Roque e lendo o que as pessoas falam sobre Depressão e partilhar aqui mais vezes, estou só começando... rs

    Abraço fraterno!

    ResponderExcluir

Os comentários são moderados antes da publicação no blog. Comentários anônimos não serão publicados.
Deixe seu nome ao final do comentário.

Comente este Artigo.
Quer entrar em contato conosco? Clique Aqui

O Blog Padre Léo Eterno agradece sua participação.
Deus lhe abençoe!

Arquivo do blog

Postagem em destaque

Blog Padre Léo Eterno estreia podcast no Spotify

Um novo canal para a evangelização! Estreou neste sábado (25.jun) o podcast Padre Léo Eterno, com o intuito de ampliar os canais de evangeli...