Saia do buraco!


Bom dia irmãos! Hoje vou abrir exceção e fazer duas postagens! A outra foi: "Quem arruma seu coração, arruma sua vida!", mas eu não ía escrever essa, eu ia falar sobre a Depressão novamente. Mesmo não tendo estudado ainda como queria, eu ía escrever a partir de uma frase do Pe Léo, e como a nossa querida irmã Márcia Bezerra, fez uma postagem ontem com as mesmas palavras decidi escrever novamente ok...

A frase da postagem da Márcia foi:
"Não desista, lute, saia desse buraco, você não nasceu para a derrota..."
E na pregação que o vi falar sobre isso, se eu não estiver errado, foi a: "Subamos a montanha do Senhor", nela ele fala o seguinte: "A depressão é um buraco, com pressão em cima", e em outra pregação que no momento não recordo o nome, ele diz: "Geralmente a depressão está sempre ligada a uma perda."

Com base em tudo isso, eu gostaria de dizer que de fato e mais uma vez ele está completamente correto. Uma pessoa que entra numa depressão, ela está realmente num buraco, no buraco do desânimo, do pessimismo, dos seus medos, de suas ilusões, de sua incapacidade, no buraco de sua fragilidade.

É nesse buraco que mesmo olhando para cima, ela não consegue ver um horizonte, ela não consegue enxergar a mão de Deus. E o que seria a pressão? A pressão está diretamente ligada ao fato ou aos fatos que culminaram na depressão.

Aqui eu poderia relacionar várias "pressões", mas eu acredito que a principal delas, ao menos isso é uma opinião muito particular seria: "A falta de perdão". Eu creio que essa sim, é a pior pressão que leva uma pessoa a entrar numa depressão.

Pe Léo uma vez disse: "O perdão inicia a cura". Muitas vezes conseguimos perdoar as situações que nos machucaram, conseguimos até perdoar as pessoas que nos feriram, conseguimos perdoar a Deus, mas não conseguimos nos perdoar. Somos carrascos de si mesmo, e carregamos um peso que Jesus já carregou por nós.

Eu falo isso com base em situações que eu já vivi, apesar de nunca nem ter chegado perto da depressão, não de sentir, apenas de ver pessoas e acompanhar elas nesse buraco. Mas também com base em algumas partilhas que recebi de pessoas que passam por ela, e de pessoas que estão próximas a chegar a ela. E todos nós passamos e sentimos alguns desses sentimentos, mas em menor escala, o sofrimento faz parte de nossa vida também.

Essas pessoas sofrem as "pressões" de: sentimento de inferioridade, incapacidade, impotência, ressentimentos reprimidos, sentimentos positivos não expressados, raiva, rancor, angústia, falta de perdão, falta de amor próprio, falta de equilibrio emocional, ilusões, fantasias desconexas com a realidade e tantos outros...

E o que eu gostaria de dizer pra você que se identifica com alguns desses sintomas, ou que esteja passando por alguma dificuldade é: NÃO ENTRE NESSE BURACO! Se já estiver nele: SAIA DESSE BURACO, AGORA! Da mesma forma que Jesus gritou para Lázaro: SAI LÁZARO, VEM PARA FORA, VEM PARA A VIDA!

"Deus se inclina com sua misericórdia para ir ao seu encontro, pois ele sabe que sozinho nós não conseguimos." Dê uma chance pra si mesmo. Dê um pouco de amor para si mesmo. Se permita recomeçar, se permita questionar tudo isso que lhe paralisa, todos esses sentimentos que lhe bloqueiam, todos esses medos que lhe amedrontam, não tenha medo... confie na misericórdia de Deus.

Jesus desceu até o inferno para resgatar as almas que lá estavam, e hoje Ele também vai ao buraco da depressão onde você se encontra para lhe trazer para a vida. Mas para isso, você precisa desejar, você precisa querer.

Você e só você é capaz de tirar essa pressão de cima de você! Começa em você e depois continua com ajuda dos irmãos, dos médicos, dos terapeutas. Pois essa pressão é muito mais uma criação de sua própria mente, do que existente na realidade.

Muitas pessoas hoje passam por "Síndrome do Pânico", que segundo alguns está um pouco relacionado a Depressão, essa Síndrome é uma prova concreta que todo esse pânico existe mais em nossa mente do que na realidade. Mas algo fez culminar na Síndrome, então é necessário descobrir essa causa e tratar.

Então meus irmãos fica aqui mais uma partilha, mas muito mais do que uma partilha fica o desejo profundo de que essa postagem leve um pouco de luz a muitas pessoas, bem como um coração que estará diretamente ligado a Deus pela intercessão do Pe Léo, pedindo a Deus para derramar sobre cada um de nós, toda a sua misericórdia infinita! Amém!

Um acréscimo aqui: Eu voltei a ver trechos da palestra que citei no início e o Pe Léo diz:

"Tudo aquilo que não presta, vai pro buraco. Se você joga um lixo no chão, ele vai ao encontro de algum buraco, de algum boeiro. Então se você quer sair dessa situação: SAIA DE BURACOOOOOOOO!!! SAIA DESSA LAMAAAAA!!! SUBA A MONTANHA DO SENHOR...!!!"

Abraço fraterno...

Jonathan Melo 16.09.2010
Compartilhe:

5 comentários:

  1. Muito boa sua postagem.
    A depressao é algo que ainda atinge muitas pessoas.

    Abraços

    www.espacodecristo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Olá Jonathan!Parabéns pela escolha e pelo rico conteúdo de sua postagens!!!Parabéns por todos os
    seus textos, e profundas reflexões ,neles contidas!!!
    Permita-me transcrever aqui,Eclesiástico,30,22-27,
    que foi citado tb na Introdução do Livro:Depressão Onde está Deus?(Dr.Roque Savioli), e que acredito ter estreita relação
    com essas suas postagens:
    "Não entregue teu coração à tristeza e nem atormentes a ti mesmo,nos teus pensamentos.A alegria do coração é saúde...e um inesgotável tesouro de santidade.A alegria torna mais longa a sua vida!Tem compaixão do teu coração e torna-te agradável à Deus, e sê firme.Concentra teu coração na santidade e afasta a tristeza para longe de ti,pois a tristeza matou a muitos e
    na tristeza, não existe nenhuma utilidade"

    Jonathan, obrigada por tudo!!!
    Stela

    ResponderExcluir
  3. Olá meu amigo Jonathan!
    Que bom ter abordado esse tema:''DEPRESSÃO''e nos esclarecer muita coisa.A depressão foi o maior desafio que já enfrentei em minha vida. O buraco vai nos engolindo e acabamos não enxergando JESUS, que está ao nosso lado, o tempo todo.
    Você diz que uma das causas é a FALTA DE PERDÃO. É verdade, pois quando busquei a ''raiz''do meu problema, descobri que era a falta de perdão (perdoar e ser perdoada).
    Espero que o seu conhecimento sobre o assunto ajude muitas pessoas que sofrem desse mal.
    A paz de Jesus!

    ResponderExcluir
  4. olá jonathan!
    Leio todas as pstagens que voce coloca no blog e saiba elas estao me fazendo muito bem.obrigado amigo, abraço fraterno e um beijo no coraçao.

    ResponderExcluir
  5. Oi Jonathan,gostei dos dois textos como sempre vc conseque tirar a essência deles isso é marávilhoso, pq muitas pessoas já passaram por algums problemas, como Depresão, angustia transtorno pipolar, etc... e outras estão vivenciando esse momentos difícies ainda em suas vida.É nesta horas que se as pessoas não buscarem o verdadeiro sentido da vida que é JESUS CRISTO elas acabam se perdendo de si mesmas.Parabéns amigo por vc estar fazendo esse lindo trabalho como o nosso querido pe Léo nós ensinou tbm... amar a Deus sobre todas as coisas e o proxímo como a ti mesmo.
    Abraços.

    ResponderExcluir

Os comentários são moderados antes da publicação no blog. Comentários anônimos não serão publicados.
Deixe seu nome ao final do comentário.

Comente este Artigo.
Quer entrar em contato conosco? Clique Aqui

O Blog Padre Léo Eterno agradece sua participação.
Deus lhe abençoe!

Arquivo do blog

Postagem em destaque

Blog Padre Léo Eterno estreia podcast no Spotify

Um novo canal para a evangelização! Estreou neste sábado (25.jun) o podcast Padre Léo Eterno, com o intuito de ampliar os canais de evangeli...