A oração toca o coração de Deus

Somente quem crê num Deus pessoal pode orar, porque a oração é diálogo.

É possível e preciso tocar o Senhor. Esse encontro se dá através dos sacramentos, dos irmãos, das coisas naturais, mas de modo especial se dá pela oração. A oração é o caminho mais curto para esse encontro, principalmente quando a entendemos como algo que engloba toda a nossa vida e não como algo isolado e alienado.

Pela oração podemos conhecer a verdade de Deus e isso nos leva à conversão constante, principalmente porque a oração é uma resposta a um Deus amoroso que nos chama para o amor. Somente quem crê num Deus pessoal pode orar, porque a oração é diálogo.

É sempre Deus quem toma a iniciativa. Foi Ele que nos amou primeiro. Ele nos convida: "Quem tem sede, venha a mim"; "Escutai-me e vinde a mim"; "Ouvi-me e haveis de viver" (cf. Is 55, 1-3). Nossa oração é, apenas uma resposta a esse Deus que chama.

No entanto, por causa da agitação do mundo e da incapacidade de dialogar, o homem perdeu a capacidade de orar. O diálogo do mundo é, na maioria das vezes, um monólogo a dois. Também nossa oração é muitas vezes um monólogo com Deus. Muitas pessoas pensam que oram quando falam com Deus e nunca esperam ouvi-lo. A oração verdadeira é muito mais ouvir a Deus, do que falar: "Ouvi, e vinde  a mim; escutai, e vossa alma viverá" (Is 55,3). "Ouve Israel" (Dt 6,4) continua sendo o convite de Deus. É o que Ele tem a nos dizer que muda a nossa vida, e não o que nós queremos falar-lhe. Precisamos dizer como Samuel: "Fala, que o teu servo escuta" (1Sam 3,10).

Orar é antes de tudo sentir-se na presença de Deus: "Javé veio, se deteve" (1Sam, 3,10ª). Depois de tomar consciência dessa presença amorosa, devemos ficar ouvindo. Deus sempre tem algo importante a nos dizer, mas só fala no silêncio.

Padre Léo

Trecho do livro "Tocar o Senhor". 

Se deseja adquirir este livro: clique aqui


Compartilhe:

2 comentários:

  1. Amados, ao ler o livro "Ágape", encontrei esse trecho aqui de Santa Terezinha nele, acredito ser muito propício para essa postagem, espero que gostem, pois eu amei...


    "Para mim oração é um impulso do coração, um simples olhar lançado aos céus, um grito de reconhecimento e de amor, tanto em meio às provas, como às alegrias; enfim, é algo de muito grande, de sobrenatural que me dilata a alma e me une a Jesus."

    "Toda nossa força - está na oração. é por intermédio da oração que obtemos de Deus as graças necessárias para executar bem nossa missão entre os pobres. Atraves da oração, Deus nos transmite todas as graças de que necessitamos para levar a cabo o nosso trabalho de amor e de dedicação sem reservas aos nossos irmãos sofredores, o pobres.

    Oração é o alimento de nossa alma, não podemos viver sem rezar: ela pode ser feita em qualquer lugar, a qualquer momento. podemos rezar até mesmo enquanto dormimos, oferecendo a Deus a nossa respiração como pedido de perdão pelos pecados, nossos e do mundo inteiro, e cada palpitação do coração, como um gesto de amor oferecido a Deus, que tanto nos amou e ama. Assim mesmo dormindo, rezamos."
    Santa Terezinha do Menino Jesus


    Jonathan Melo

    ResponderExcluir

Os comentários são moderados antes da publicação no blog. Comentários anônimos não serão publicados.
Deixe seu nome ao final do comentário.

Comente este Artigo.
Quer entrar em contato conosco? Clique Aqui

O Blog Padre Léo Eterno agradece sua participação.
Deus lhe abençoe!

Arquivo do blog

Postagem em destaque

Blog Padre Léo Eterno estreia podcast no Spotify

Um novo canal para a evangelização! Estreou neste sábado (25.jun) o podcast Padre Léo Eterno, com o intuito de ampliar os canais de evangeli...