Esclarecimento a uma leitora, sobre o termo "ANTA"

Uma leitora, que muito provavelmente não conheça o contexto do nosso Blog, reclamou:




Taiane disse...



Não acho legal em um site católico o uso de palavras como "sua anta" destinadas aos leitores. Pensem antes de publicarem qualquer coisa. Jesus não ensinou o que ensinou na base da grosseria. Vocês não estão agindo como condiz a verdadeiros católicos e me envergonham, pois a minha religião, a Igreja de Cristo não é assim e vocês sabem disso.


Isto ocorreu na postagem:

FOI POR VOCÊ, SUA ANTA!!! EM UMA SEXTA-FEIRA COMO A DE HOJE...
Vamos esclarecer?

Bom Taiane, o nosso blog busca evangelizar através, principalmente, das pregações de padre Léo. Não sei se você o conhece. Ele tinha uma forma irreverente para falar de Deus. Costumo dizer que ele brincava para depois tocar na ferida, para falar aquilo que, na maioria das vezes, nós não queremos, mas precisamos ouvir.

Com ele, aprendemos a ver Jesus de forma mais humana, como aquele Jesus que ensinou aos discípulos que Deus é PAI e não um Deus castigador como até aquele momento eles pensavam que fosse. Um Deus que brinca.

Enfim, a palavra ANTA não está no termo pejorativo, mas nos faz lembrar o quanto não enxergamos os planos de Deus em nossa vida. Não se sinta ofendida com o uso desta palavra. Você a leu fora do contexto do nosso Blog. Quantas e quantas vezes o padre Léo fez uso desta expressão para abrir nossos olhos! 

Claro, existem - não é o seu caso - gente "do contra" para tudo. Mas NÓS do Blog Padre Léo Eterno aprendemos a ver Jesus desse jeito humano, mais próximo de nós.

Espero ter esclarecido.

Um abraço fraterno do Robinho
Compartilhe:

17 comentários:

  1. Há uma palavra que gosto muito: COERÊNCIA! Temos de procurar ser coerentes onde quer que formos ou no que quer que fazemos. Nós do blog procuramos fazer isso aqui.

    Se infelizmente fomos mal interpretados, pedimos desculpas. E achei bonito uma leitora ter essa coragem de se expressar, de modo que aqui também damos total liberdade de expressão. Liberdade interior, uma das cusas que Pe Léo sempre defendeu...

    A querida Taiane e a todos que tenha mesmo pensamento, nossas isnceras desculpas, com comentários como o seu, vocês nos ajudam a ser melhor, a acertar e isso é ser cristão, é 'ensinar a caminhar' bem como nosso querido Pe Léo nos ensinou.

    Muito obrigado e nossas orações por você!
    Jonathan Melo

    ResponderExcluir
  2. É verdade eu conheci as pregaçoes do pe leo a mais ou menos uns 6 meses e a menssagem que ele nos passa nas suas pregações é de muita humildade e uma fé madura. E que ele me passa, que me discerne em tudo na minha vida seja no matrimonio, social e profissional também é e agora como futuro pai. Além de me fazer rir ao mesmo tempo ele me dá o discernimento que preciso num determinado momento da minha vida de fé.E também estou aprendendo a rezar o terço de betãnia que me faz cada dia manso e humilde de coração. PAZ E BEM

    ResponderExcluir
  3. Olá caros amigos!

    Como essa e tantas outras expressões que Pe Léo usava, era o que me chamava mais a atenção, seu modo irreverente, quantas e quantas vezes ria e era tão fácil e gostoso o entendimento da forma como ele colocava as palavras.

    Ex: - Naquela época Jesus olhou e disse: Minha "ANTA" querida (risos no rincão).... Bom ele não falo com essas palavras mas acho que ele queria dizer isso, não sei!.. ( Pe Léo brincando e ensinando em umas de suas pregações)

    Então foi dessa forma que ele marcou para mim, as vezes são palavras duras para muitos, mas quem as sente de verdade no coração sabe que é um "puxão de orelha de um verdadeiro PAI" e muitas vezes meditava e realmente chegava a conclusão! não é que ele ta certo!

    - Deixa de ser BESTA meu irmão minha irmã!

    Robinho / Jonathan

    Abração amigos, e vocês lembram do que o Pe Léo falava?:

    - O encardido sempre tenta achar uma brecha, uma forma para entrar, cuidado!.

    Paz a todos!
    Cleber F Ribeiro

    ResponderExcluir
  4. Em muitas pregações do Padre Léo ele se referia a certas pessoas como ANTAS, por isso quem conhece suas pregações não vê nenhuma ofensa no uso desse termo nesse blog. Ele dizia, por exemplo, que quando Jesus chamou os discípulos de Emaús de gente de pouca inteligência, 'na verdade ele quis dizer ANTAS!'. Até mesmo em sua última pregação, Buscai as Coisas do Alto, ao se referir ao momento em que Marta reclamou de Jesus porque só ela trabalhava e sua irmã Maria não trabalhava, ele disse 'Marta, Marta...', aí Padre Lèo diz que acha que Jesus quis dizer 'Anta, anta...". :-))) Esse era o Padre Léo, Tatiane. Procure ouvir as pregações dele que estão disponíveis em mp3 neste blog e você vai entender que quando o blog diz 'Foi por você, sua anta!', a gente logo imagina a frase sendo dita pelo Padre Léo.
    Parabéns à equipe do blog por assimilar o jeito Padre Léo de ser nas postagens. É assim que vocês atingirão o objetivo do título do blog, mostrar que Padre Léo é eterno.

    Cláudio Fernandes

    ResponderExcluir
  5. Querida Taiane
    Da mesma maneira que vc usou a sua capacidade de se expressar,
    com liberdade e sinceridade, assim também,quero também me dirigir a vc:
    Quando fazemos algum comentário, é preciso que estejamos devidamente embasados sObre o mesmo....precisamos conhecer um pouco mais, ou´pelo menos um pouco, daquilo que estamos dizendo.
    Sugiro à vc que conheça mais de Pe Léo;que leia ao menos um dos 26 ou 27 livros que ele escreveu, ou que veja, ou ouça algumas das incontáveis Pregações que ele deixou, tanto em DVD, como em áudio,pois esta será a melhor ou a única forma de vc entender,(assim espero),de que maneira ele usava a palavra "Anta"....
    Conheça mais sobre ele,o proprio Blog disponibiliza um farto e abençoado material!
    Assim como outras pessoas, confesso à vc, que sou hoje muito mais feliz,por ter me reconhecido com humildade e vontade de acertar,como mais uma "anta"
    em muitas atitudes de minha vida, e até mesmo em muitas crenças erradas à respeito de minha propria religião.Talvez, ou certamente,
    nesse momento,
    vc não entenderá isso...MAS TENTE CONHECER MAIS!!
    Paz e bençãos
    Stela Nader

    ResponderExcluir
  6. Tatiane, todo ponto de vista é a vista a partir de um ponto. O seu ponto de vista com absoluta certeza é o de alguém que não conhece ainda as pregações do Padre Léo. Ouça as pregações dele, como sugeriu o Claudio, e você vai rir do título da postagem que te deixou ofendida. Chamar alguém de anta, no universo LÉOniano, é algo tão comum, que alguns sentem até, digamos assim, um orgulho de serem chamados assim. No orkut tem uma comunidade chamada PADRE LÉO E SUAS ANTAS, e os que dela participam são pessoas que admiram o Padre Léo e que sentiam-se felizes, e não ofendidas, ao aprenderem algo que ele as ensinou a partir do momento em que as chamou de antas.
    Estou danto essas explicações porque fui eu a autora da postagem que lhe fez sentir ofendida. Mas repito, quem conhece os métodos que Padre Léo usava para pregar não viu nenhuma ofensa nisso, e suponho que alguns até pensaram que isso era um trecho de alguma das pregações dele.
    Ouça-as e compreenderá.

    Márcia Alencar

    ResponderExcluir
  7. Exatamente, não conhece as pregações do Pe Leo, porque se conhecesse veria que essas Antas que ele fala sou EU é vc, agora se vc não é essa Anta Louvado seja Deus porque vc já é um milagre. OUÇA (NA PAGINA INICIAL DO BLOG VC PODE BAIXAR) OU SE PUDER COMPRAR MELHOR AINDA A PALESTRA "PARA ALEM DO DESERTO" .OUÇA COM CALMA A PARTE DO MINUTO 34. LÁ O PE LEO EXPLICA A QUESTÃO DA ANTA.

    ResponderExcluir
  8. HJ É DIA DE SANTA MARTA, QUEM ERA A MARTA????

    JESUS QDO CHEGOU EM BETHANIA DISSE O QUE PARA MARTA??

    MARTA, MARTA, TU TE INQUIETAS POR MUITA COISA. JESUS PENSOU OUTRA COISA. LEMBRAM DESSA PASSAGEM??...RSRSRS.......SANTA MARTA ROGAI POR NÓS. AMÉM

    ResponderExcluir
  9. Ás vezes precisamos ser mais incisivos e diretos.
    Mas convenhamos, quantas veses temos atitudes de "anta" ? ...
    Abraços.

    ResponderExcluir
  10. Engraçado numa palestra que o Pe Léo falava que, no trânsito, quando o carro da frente demorava andar e gritava: Vai, sua anta! E servia para dar risada e relaxar.

    ResponderExcluir
  11. Asisto todas as segundas palestras do pe. Léo e gosto muito quando ele usa o termo ANTA, acho que é uma maneira se descontrair pois logo depois vem um sermão daqueles! que como já foi dito ninguém quer ouvir mais precisa.De tanto assistir as pregações do Léo ás vezes me refiro a mim mesma deste modo quando percebo minha ignorância e aqui em casa todos nós estamos acostumados com o irreverente modo dde se expressar do nosso querido Léo! Dayane Montes Claros MG

    ResponderExcluir
  12. Queridos amigos e irmãos na fé.

    Só o que tenho a dizer é: não vamos dar ibope para o encardido (essa eu também aprendi com o querido Pe. Léo). Conforme nosso irmão na fé Cleber F. Ribeiro disse:
    "- O encardido sempre tenta achar uma brecha, uma forma para entrar, cuidado!."

    Que Deus abençoe a todos
    Luciana Libarino

    ResponderExcluir
  13. Que sadades desse cara P. Leo rogai por nos

    ResponderExcluir
  14. Amo o Pe. Léo. Apesar de morar no interior de Minas mas já tive a graça de participar de encontros conduzidos por este Santo de Deus. Além de nunca ter deixado de acompanhá-lo através da CN. Mas, mesmo muito acostumada com o seu vocabulário ousado e muitíssimo acertado, tenho ficado incomodada com as msgs do blog. Como vcs disseram, esse tratamento sempre foi empregado pelo Padre dentro de um contexto. E inúmeras vezes agimos mesmo como antas. Mas nosso objetivo é o céu. Não podemos simplesmente aceitar que somos antas e ponto final. Admiro o trabalho de vcs e compreendo que não é esse o objetivo do blog, mas tornar "anta" uma forma tratamento tá meio exagerado. Acho que deveriam repensar.

    Que Deus nos ilumine!

    Janaina

    ResponderExcluir
  15. Olá Janaina, bom dia... paz a ti!

    Ficamos felizes com pessoas como você que expressam suas opiniões com muito carinho. São pessoas como você que nos levam a crescer e a amadurecer na fé...

    Muito obrigado! Que você sempre continue nos fazendo crescer e a melhorar nossa forma de evangelizar...

    Deus a abençoe com todo seu amor de Pai...
    Abraço fraterno...
    Jonathan Melo

    ResponderExcluir
  16. Eu sou uma ANTA do Pe Léo!!!!!!

    Juliana

    ResponderExcluir
  17. Meu Deus, com tudo que o Pe Leo falou, escreveu, palestrou, indicou, orientou, a gama de sabedoria sobre o Evangelho, suas histórias, sua vida, seu encontro com Deus, tem gente que só consegue ouvir Anta?
    ANTA, ANTA, MIL VEZES ANTA.......queria que ele estivesse aqui, só pra poder ouvir.....anta, anta,anta, anta........Saudade Pe Leo, meu carinho, onde você estiver, as vezes te sinto em meu coração.

    ResponderExcluir

Os comentários são moderados antes da publicação no blog. Comentários anônimos não serão publicados.
Deixe seu nome ao final do comentário.

Comente este Artigo.
Quer entrar em contato conosco? Clique Aqui

O Blog Padre Léo Eterno agradece sua participação.
Deus lhe abençoe!

Arquivo do blog

Postagem em destaque

Blog Padre Léo Eterno estreia podcast no Spotify

Um novo canal para a evangelização! Estreou neste sábado (25.jun) o podcast Padre Léo Eterno, com o intuito de ampliar os canais de evangeli...