O que você faz com sua noite escura?


"Qual foi a última noite que você passou em claro, com dor, no escuro, sem saber o que fazer? Quantas vezes você passou deitado numa cama, com dor, tomando aqueles remédios pesados, injeção, dor e dor? O que você faz com sua noite escura?" (pregação: "Experienciar Milagres")

Esse foi o questionamento do padre Léo para nós, e temos que tentar responder.
É ilusão pensarmos que nossa vida é sempre um mar de rosas. Todos nós passamos por períodos de depressão, tristezas, frustrações, fracassos, desafios, dor e sofrimentos. Chamamos a isso de "noite escura".

São João da Cruz, através de seu poema retrata "A noite escura da alma". É o momento em que a alma passeia pela escuridão. Significa a ausência de tudo, são trevas, caos, onde nos sentimos sozinhos, confusos, e o que é pior, nos sentimos abandonados por Deus. É a fase em que enxergamos somente as derrotas.

Padre Léo, deixando transparecer a sua humanidade, durante as suas noites escuras mergulhado na dor e no sofrimento, teve a impressão de caminhar sem progredir, combatendo uma dura batalha contra o inimigo, cuja esperança de vitória cada vez mais distante. Todo desânimo, todo cansaço tomava conta de seu corpo. Mas Deus ouviu o seu gemido silencioso: "É preciso ir além da razão!", e o grande elemento é a fé.

A maneira misteriosa com que ele sentiu a presença do Senhor foi além de sua capacidade intelectual. Deus agiu no silencio de sua alma.

"Quem não passa pela noite escura não vê milagres". Por isso é importante a nossa decisão, a nossa determinação. A decisão é nossa em encarar esses fatos como um momento de crescimento espiritual. Momento precioso para a nossa conversão. É consolador saber que todas essas experiências nos levam ao crescimento da alma. Depois da escuridão nossos olhos se abrem para enxergar Deus.

Padre Léo, em meio às noites escuras, enxergou o clarão, uma claridade tão intensa que o envolveu e pôde ir ao encontro do seu Senhor.

Márcia A Bezerra
Compartilhe:

4 comentários:

  1. A Paz esteja convosco. Conheci o seu blog através da minha amiga Renata. Ela me recomendou por causa de um comentário triste que escrevi em seu blog (cercaviva.blogspot.com). Estou passando por uma noite escura, mas daquelas que duram seis meses nos Pólos. Sou cristã-protestante, ou então eu era, pq agora nem sei mais. Gostei de ler o seu texto, me ajudou a melhorar. Renata fez bem em me mandar vir aqui. Obrigada e que Deus lhe abençoe.

    ResponderExcluir
  2. Minha querida Ana!

    Não é fácil transpor essa escuridão (seja qual for o seu problema)para chegar até a luz. Creio que você tem muitos questionamentos, porém não procure as respostas em outros lugares, porque só Jesus é a resposta para as suas dúvidas. Só Jesus poderá respondê-las no momento certo.

    Busque a força capaz de remover qualquer obstáculo, que é a FÉ em Jesus. Essa fé fará você enxergar além desse muro de trevas pelo qual está passando. E terá uma linda experiencia com Nosso Senhor Jesus Cristo.

    Que o amor de Deus esteje sempre com você!
    E continue a prestigiar o blog.

    ResponderExcluir
  3. bom dia que a paz de cristo alcance a todos,eu sou testemunha viva de que noites escueras só nos faz conhecer melhor a misericordia e o amor de Jesus unico por cada um de nós, e Ele tem cuidado de nós, mesmo em meio as nossas fraquesas,Ele tem e é o dono de todas as soluções precisamos confiar e nos entregar em suas mãos.Eu fiz isso e faço todos os dias ,porque creio que tudo concorre para o bem daqueles que amam a DEUS e eu o amo demais,sem Ele eu nada sou. Lidiane melo fort-ce.

    ResponderExcluir

Os comentários são moderados antes da publicação no blog. Comentários anônimos não serão publicados.
Deixe seu nome ao final do comentário.

Comente este Artigo.
Quer entrar em contato conosco? Clique Aqui

O Blog Padre Léo Eterno agradece sua participação.
Deus lhe abençoe!

Arquivo do blog

Postagem em destaque

Blog Padre Léo Eterno estreia podcast no Spotify

Um novo canal para a evangelização! Estreou neste sábado (25.jun) o podcast Padre Léo Eterno, com o intuito de ampliar os canais de evangeli...