E-mail ao Padre Léo 14



Olá, pai querido, Hoje estou lhe escrevendo, porque lembrei uma curta conversa que nós tivemos (na verdade apenas um bate papo),
De: o mais gentil dos Josés
Assunto: sonhe grande... Viu?...
Para: padreleo@ceuhotmail.com
Olá, pai querido,
Hoje estou lhe escrevendo, porque lembrei uma curta conversa que nós tivemos (na verdade apenas um bate papo), entre a capela da casa de retiro e o refeitório. Naquele tempo, de tão curta que essa conversa foi pareceu ser até meio insignificante, e quase que eu não consigo lembrar-se de tão trivial que foi. Mas depois de sua passagem para a eternidade... Ah! Ela ganhou para mim uma importância abismal.
Recordo que tínhamos acabado de sair da missa em um sábado de manhã, e enquanto todos se dirigiam apressados para o refeitório, eu aproveitei para partilhar com o senhor uma grande alegria que eu estava sentindo (aliás, uma grande tristeza sua era de que a grande maioria de nós só se aproximava do senhor para trazer problemas, mas não lhe procurava para partilhar as alegrias e os sonhos).
Então aproveitei que o senhor tinha recém chegado de viagem para puxar conversa.
- Olá, pai querido... O senhor fez boa viagem?...
- Sim, meu filho, graças a Deus.
- Posso lhe acompanhar?... Porque preciso conversar um pouco com o senhor, mas é bem rapidinho.
- Sim, podemos ir conversando, mas primeiro me diga... Como você está? Sua saúde vai boa?
- Sim.
Meneei a cabeça afirmativamente acompanhando instintivamente o seu gesto de andar com as mãos para trás, e como todos já tinham passado por nós...
- Pai, o que eu tenho para lhe dizer é que estou muito feliz, sabe?... Estou numa fase muito boa e... Cheio de sonhos.
- Que bom, meu filho...
O senhor respondeu com os seus olhões azuis brilhando, para depois completar.
- São os sonhos que temperam a vida...
- Sim, e eu tinha que dizer isso para o senhor, até porque, da última vez que conversamos... Há dois meses, acho, eu estava muito mal... Lembra?
- Nem só lembro como tenho rezado muito por você.
Respondeu sem se importar com a minha interrupção.
- Obrigado, pai querido...
O senhor guardou silencio ao meu agradecimento, e por mais devagar que andássemos (e nós estávamos andando bem devagar), a essa altura da conversa já estávamos quase na altura do varal escutando o ruído dos meninos no refeitório, então o senhor deu uma paradinha estratégica e olhando para as “coroas de Cristo” no barranco da casa Lázaro apontou com o indicador.
- Veja essas “coroas de Cristo” meu filho... Você sabe o porquê de evidenciarmos as “coroas de Cristo” nos nossos recantos?...
Mas antes que eu respondesse o senhor completou.
-... Elas nos dão uma grande lição de força e de coragem, sabe?... Mesmo plantada nos lugares mais inóspitos, como os barrancos, por exemplo, onde nada sai... Nem grama ás vezes, elas conseguem arrancar dali, da pobreza daquele solo duro o essencial para viverem, e... Como se não bastasse, suas pequenas flores quase o ano inteiro produzem um néctar com o qual as abelhas produzem o mais precioso mel.
Olha pai, não é querendo “encher sua bola” não, viu? Até porque o senhor nunca precisou disso, ainda mais agora que está no Céu... Mas a verdade é que eu nunca tinha escutado uma explicação sobre o valor da “coroa de Cristo” em Bethânia tão curta, simples e linda como aquela.
- Sabe filho?...
O senhor deu continuidade à conversa, fazendo sinal para continuarmos andando.
-... Continue arrancando forças ai dentro de você. Nunca se deixe abater por nada, nem pelo cansaço, nem pela doença... E mesmo nos dias maus... E, sobretudo nos dias maus, lembre-se do exemplo da “coroa de Cristo”. Você pode, viu?
Ah! Pai querido, a essa altura da conversa chegamos ao limiar da porta do refeitório, mas antes de entrarmos o senhor arregalou aqueles olhões para mim como se quisesse penetrar na minha alma, e deu o arremate final.
- Continue sonhando, tá filho? Continue sonhando... Nunca se esqueça que são os sonhos que temperam a vida da gente, e... Para grande sonho, homem grande, para sonho pequeno... Homem medíocre.
Obrigado, pai querido... Por ter me ensinado a ser um sonhador.
Te amo, viu?...

José Gentil, bth - Consagrado da e escritor, autor de "O Anjo do Celeiro"



Compartilhe:

4 comentários:

  1. José Gentil, obrigada por mais essa benção!
    Nesse seu diálogo com Pe Léo,parecia-me ouvir a voz
    dele, com seu timbre e entonação tão singulares, aproveitando os minutinhos da caminhada com vc,para poder lhe fortalecer e lhe mostrar "o caminho dos sonhos"!
    Muito lindo como todos os seus emails!!!
    STELA MONTEIRO NADER

    ResponderExcluir
  2. que bencao de deus!!!! que santo homem, que saudade!!!obrigada pela partilha, obrigada por ter cido presente na vida do pe. leo e hoje partilhar conosco suas licoes de santidade e amor ao proximo!continue...

    ResponderExcluir
  3. José, que alegria você deve sentir em ter sido agraciado por este relacionamento com Pe. Léo. E ao mesmo tempo que saudades,não? Maravilhoso este diálogo entre vocês. Eu acho lindo demais vocês o chamarem de PAI. E ele falava dos filhos! Ah!Que orgulho naqueles olhões verdes e sua boca pronunciava com doçura"Meus filhos" Reze por mim,José. A única coisa que me alivia da minha tristeza são as palestras dele que eu assisto todos os dias.(Tenho 63em DVD). Deus te abençoe! Patrícia Maia do Carmo Belo Horizonte-M.G.

    ResponderExcluir
  4. Muito linda essa reflexão do José Gentil, que tal juntar todo esse material em um livro?
    Ana Cristina Almeida.
    Rio de Janeiro - RJ

    ResponderExcluir

Os comentários são moderados antes da publicação no blog. Comentários anônimos não serão publicados.
Deixe seu nome ao final do comentário.

Comente este Artigo.
Quer entrar em contato conosco? Clique Aqui

O Blog Padre Léo Eterno agradece sua participação.
Deus lhe abençoe!

Arquivo do blog

Postagem em destaque

Blog Padre Léo Eterno estreia podcast no Spotify

Um novo canal para a evangelização! Estreou neste sábado (25.jun) o podcast Padre Léo Eterno, com o intuito de ampliar os canais de evangeli...