Olá meus irmãos que a Luz do Cristo Ressuscitado ilumine os vossos corações! Ultimamente tenho percebido em minha vida, e na de algumas pessoas, que muito do sofrimento que passamos se deve pela forma como enxergamos a vida, as situações, os problemas.
Nessas horas me lembro da palavra 'encardido' que o Pe. Léo sempre falava, tenho visto que cada um de nós e todos nós estamos olhando a vida com lentes encardidas. Encardidas pelos ressentimentos, mágoas, falta de perdão, dores, sofrimentos... tudo isso vai machucando o nosso coração, fazendo com que ele perca a sua identidade original que é o amor, a capacidade de amar.
Por vermos a vida por essa ótica encardida, tudo que enxergamos, vemos de forma errada. Aquilo que acreditamos e até conferimos como verdade não passa de uma mera impressão influenciada pela visão encardida. Como dizia Exupery: "Só se vê com o coração". E se eu não estiver errado em uma passagem da Bíblia, o apóstolo Paulo nos fala que precisamos enxergar com os olhos do coração.
Com base nisso podemos também identificar que muitos das dores e sofrimentos que causamos as pessoas ou que sofremos delas, nada mais é do que consequência dos machucados que nós temos no coração e do que as pessoas tem no coração. E muito da 'verdade' que damos aos outros ou que os outros nos trazem, que por vezes até usamos o termo: 'mas a verdade liberta', nada mais é do que uma verdade errada tendo como base a nossa forma errada de ver os fatos.
Como limpar nossas lentes? Como enxergar a vida da forma correta? Como encontrar a verdade? A Palavra de Deus nos diz em I João 1,5: "Deus é luz e nele não há treva". Se Jesus é o Caminho, a Verdade e a Vida, só Ele é capaz de lavar nossas lentes. Se Deus é Luz e nele não há treva, só a luz dele é capaz de tirar as trevas encardidas de nossos corações. Se o Espírito Santo é o Espírito da Sabedoria, Ele nos dará as ferramentas para achar o caminho da cura dos nossos corações e consequentemente a cura de nossa cegueira espiritual e muitas vezes cegueira humana.
Talvez para muitos isso possa parecer muito irreal, muito filosófico, mas não é. A Palavra de Deus é viva, agora o problema é que nós não acreditamos nela, nem tomamos posse de todas as graças que Deus nos proporciona.
Uma das coisas que andei descobrindo em mim mesmo, é que geralmente quando somos machucados por alguém, geralmente achamos que o outro quem precisa limpar a lente, que o outro é o errado, mas meus irmãos, todos nós temos alguma lente para ser lavada pelo Sangue Santo de Jesus.
Nós só conseguimos enxergar bem se deixarmos Jesus lavar nossas lentes, lavar o nosso coração, só conseguiremos encontrar a verdade em Cristo Jesus. Como o Márcio Mendes nos fala: "Assim como os olhos não podem ver sem a luz, assim também o homem não pode fazer o que é certo sem a graça do Senhor".
Jesus nos diz: "Sem mim nada podeis fazer". A pergunta que fica é: estamos dispostos verdadeiramente a deixar Jesus lavar as nossas lentes encardidas? Hoje a minha oração é para que nós tenhamos essa coragem hoje de pedir a Deus a graça de lavar as nossas lentes.
Tenha essa coragem, Jesus está com você e quer fazer você feliz!
Abraço fraterno...
Jonathan Melo
2 comentários:
Os comentários são moderados antes da publicação no blog. Comentários anônimos não serão publicados.
Deixe seu nome ao final do comentário.
Comente este Artigo.
Quer entrar em contato conosco? Clique Aqui
O Blog Padre Léo Eterno agradece sua participação.
Deus lhe abençoe!
Bom dia Pe. Léo.
ResponderExcluirSou estudante de Filosofia e estou precisando de uma abordagem católica sobre o pecado original, o livre arbítrio e sobre a epístola do apóstolo Paulo aos romanos. Poderia me ajudar?
Obrigada
Alessandra
Bom dia Pe. Léo.
ResponderExcluirSou estudante de Filosofia e estou precisando de uma abordagem católica sobre o pecado original, o livre arbítrio e sobre a epístola do apóstolo Paulo aos romanos. Poderia me ajudar?
Obrigada
Alessandra