Cruz: motivo de glória, sinal de vida eterna!

Hoje, 14 de setembro, somos convidados a cantar o “Hino da Santa Cruz”, quando a Igreja celebra a festa da “Exaltação da Santa Cruz”.
“Do Rei avança o estandarte/ fulge o mistério da Cruz/ onde por nós foi suspenso/ o autor da vida Jesus...”.

Contemplando a Cruz de Jesus vemos que a sua glorificação se deu através de seu sofrimento, e se tornou necessário para a nossa redenção. Sofrer por coisas banais não significa nada, mas sofrer pelo Reino de Deus aqui, garante a participação do cristão na glória eterna.

Padre Léo, em seu livro: “Rastros de Deus”, no capítulo: “Uma grande cruz”, vem nos ajudar a refletir sobre o significado real da cruz:
"No Biguá, onde nasceu e viveu a sua infância, havia uma grande montanha. No pico havia uma enorme cruz de madeira, revestida de vidro... Além disso, tinha uma bela cruz na torre da Capela de São Benedito, e muitos crucifixos em sua casa... Aprendeu a iniciar e encerrar o dia com o Sinal-da-Cruz e a rezar... Passou a conviver com o Sinal-da-cruz, sem conhecer, no entanto a sua profundidade".
Aquele menino da roça via a cruz também como um sinal de morte, quando seu pai o levava à casa de seu avô, e no caminho havia uma cruz, para lembrar que ali morrera uma pessoa. "Um paradoxo começou a existir dentro de sua cabeça de moleque inquieto: a cruz como sinal de vida e a cruz como sinal de morte". 

Ao longo do capítulo nos faz refletir seriamente quando nos diz que é fácil seguir o Cristo, declarar que o amamos, quando estamos bem de saúde, bem financeiramente, nos momentos de plena felicidade. "Mas a vida não é um show, como pensa tanta gente; a vida é luta, é garra, é cruz". 

Mais tarde, padre Léo viveu o que escreveu: "É preciso assumir a cruz a cada momento e sempre. É nisto que consiste o renegar-se a si mesmo. Porque se queremos seguir Jesus, devemos permitir que a sua vontade se realize em nós". O período de sua enfermidade foi revestido de uma paixão humana e espiritual, pois assumiu os sofrimentos de Cristo, na própria carne, a cada momento. Passou pela dor, perseverou na fé, e obediente à vontade do Senhor, chegou ao lar celeste do Pai.

"A cruz de Jesus continua a ser um grande desafio. Continua a ser uma loucura para aqueles que não compreendem o seu sentido, mas é motivo de glória para todos aqueles que nela se crucificaram. E todos aqueles que nela se crucificaram encontraram a vida nova, a ressurreição". 
E termina o capítulo: "Caminhamos com uma certeza: já sabemos o final da história. Pior que seja a cruz, ela não é o fim. A cruz não é a última palavra. O fim é a ressurreição, a plenitude de Deus em nós, e através de nós".
Compartilhe:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são moderados antes da publicação no blog. Comentários anônimos não serão publicados.
Deixe seu nome ao final do comentário.

Comente este Artigo.
Quer entrar em contato conosco? Clique Aqui

O Blog Padre Léo Eterno agradece sua participação.
Deus lhe abençoe!

Arquivo do blog

Postagem em destaque

Blog Padre Léo Eterno estreia podcast no Spotify

Um novo canal para a evangelização! Estreou neste sábado (25.jun) o podcast Padre Léo Eterno, com o intuito de ampliar os canais de evangeli...