Placar Pais x Filhos - No limite está a salvação dos nossos filhos

Ensinar a questão do limite na educação dos filhos. Hoje os casais estao perdidos porque muitos acham que têm que ser igual ao filho. O padre Zezinho tem um artigo fabuloso onde ele fala do placar ideal na educação dos filhos. Entao ele usa a terminologia matematica: 10, de 0 a 10. Então ele diz assim:

Quando uma criança nasce, é 10 x 0 pros pais. Criança não tem gosto, criança não tem vontade. O pai tem que fazer tudo, tem que trocar a fralda, tem que dar comida. Tem que tirar da cama, botar na cama, carregar no colo. Entao pais 10 x 0 criança

Quando a criança começa a andar, ela já começa a ter vontade: ela pede pra ir no banheiro, ela pede comida, ela fala que está com sono, ela chora... 9 x 1. A maior parte da responsabilidade é do pai, da mãe.



Quando a criança começa, aí já na primeira infância, portanto, já escolhe a roupinha que quer vestir, já escolhe a comida, 8 x 2. Está aumentando a responsabilidade. Está aumentando a liberdade da criança. O pai está aumentando o limite da criança. Se antes era 0, agora já tem 2.

A criança agora já está na fase escolar? 7 x 3. Já pode escolher a roupa que quer, já tem que ter uma responsabilidade. Como eu vejo lá em casa, as crianças, chegam da escola, almoçam, vão fazer a tarefa. As mães, os consagrados responsáveis... Estou construindo lá agora um CEJU, Centro Educacional para que essas crianças possam estudar à tarde. Eu tenho mais de 30 crianças, hoje, que moram lá em casa. Então o pai tem que está ali! Depois, libera a criança pra sair pra brincar... 7 x 3

E quando fica adolescente, jovem, adulto, 6 x 4. E acabou. Nunca poderá ser 5 x 5. Nunca!

Você não tem que ser o melhor amigo do seu filho: você tem que ser pai dele! Você não tem que ser a melhor amiga da sua filha, melhor amiga ela vai ter na escola, no trabalho. Você tem que ser mãe! Independente da idade, independente da cultura... Porque tem filho que fica muito mais culto que o pai.



Eu estudei muito mais que o meu pai e minha mãe. Mas lá em casa tem que ser 6 x 4. Eu que sou padre, lá em casa quem toma a bênção sou eu! Não é minha mãe. Lá em casa eu sou filho, é 6 x 4. A casa é dela. É ela quem manda. É ela que tem que pôr ordem... 6 x 4. 

Independente, a mãe do presidente da República, quando ele vai na casa dela é 6 x 4. Ele pode mandar no país, mas lá na casa dela, ela é a mãe e ele que tem que tomar a bênção.

Pois o papa Leão XIII fez isso com a mãe dele! Quando a mãe dele estava entrando, e ele pra quebrar o clima falou: "Oh, mãe! Oh, mãe! Eu sou papa, mãe! Beija o meu anel, mãe!". Ela falou: "Primeiro você beija o meu. Se eu não tivesse sido fiel a essa aliança,  você não estava com esse anel no dedo!". Leão XIII, papa! Então, é 6 x 4 no máximo. 

Limites! Essa palavra precisa voltar, meus queridos irmãos, pais. Essa palavra precisa voltar com urgência! Porque hoje tem filho que acha que faz o que quer. Hoje, tem casa que acha que é 10 x 0 pro filho! Inclusive, algumas crianças, crianças que os pais deixam fazer o que bem entendem... Principalmente na Igreja, corre pra um lado, corre pro outro, come batata frita, perturbam... Ah, vontade de acochar um beliscão! Não tem limite. Não tem respeito. Não tem educação. Criança tem que ser 8 x 2. E não precisa ser violento, não! Não deve. Violência física é uma bobagem. Mas segurar firme no braço e falar: "Senta aqui, seu cachorrinho!". Só mãe pode chamar filho de cachorro. Mas mãe pode. "Senta aqui!".



O pai ainda tem que ter aquela firmeza de uma palavra: "Não". Os pais precisam voltar a aprender a falar: "Não!".

O não é pedagógico. A criança, muitas vezes pede, não é porque ela quer, não é por necessidade, é pra testar os pais.Tem criança que faz birra. É pra testar o pai e a mãe. E quando vê que o pai e a mãe se desesperam, porque o pai começa a berrar, a mãe começa a berrar, a criança percebeu: "Consegui tirar meu pai do equilíbrio.". 

Fez birra? Está com dor? Leva no médico. Não está com dor? Arruma um quartinho, uma despensa (onde não tenha nada pra se machucar), fecha lá dentro e diz: "Quando parar de chorar, chama a mamãe". Ninguém dá show se não tem platéia.

Padre Léo

Trecho da pregação: No limite está a salvação dos nossos filhos, de 12.06.2005

Para adquirir essa pregação, clique aqui.




Compartilhe:

2 comentários:

  1. perfeito,esta na biblia que e o manual para criar filhos.

    ResponderExcluir
  2. Realmente os pais tem que se impor e colocar limites aos filhos, tenho filhos e um neto e sempre, sempre exponho que é horrível pessoas sem noção.Ta cheio de crianças por aí que parece um ditador�� e que as pessoas acham que a gente tem que aturar isso.

    ResponderExcluir

Os comentários são moderados antes da publicação no blog. Comentários anônimos não serão publicados.
Deixe seu nome ao final do comentário.

Comente este Artigo.
Quer entrar em contato conosco? Clique Aqui

O Blog Padre Léo Eterno agradece sua participação.
Deus lhe abençoe!

Arquivo do blog

Postagem em destaque

Blog Padre Léo Eterno estreia podcast no Spotify

Um novo canal para a evangelização! Estreou neste sábado (25.jun) o podcast Padre Léo Eterno, com o intuito de ampliar os canais de evangeli...