Conhecer para melhor amar

"Uma vez, em Recife, eu perguntei:

- Por que Deus fez primeiro o homem pra depois fazer a mulher?

Aí teve uma menina que falou assim pra mim:

- Porque antes de uma obra de arte vem o rascunho!

- Não, não é isso não! Jesus está dizendo que antes de fazer a mulher, o ser humano era absolutamente incompleto. 



Pois é isso que o demônio está fazendo hoje. O machismo tem a assinatura do encardido. Porque o machismo é centrar o ser humano naquilo que ele tem de pior. É usar os dons e os talentos que Deus deu ao homem... Porque, gente, o homem e a mulher são imagem e semelhança de Deus. Se são imagem e semelhança de Deus, Deus colocou pedaço Dele, falando numa linguagem bem simples, tanto no homem como na mulher. 

Se no homem ele colocou detalhes específicos, por exemplo, a força masculina, a resistência masculina... Na mulher, Ele colocou a afetividade, a docilidade. Acontece que a cabeça do ser humano masculino está ainda num processo de evolução com pequeno atraso, segundo meus cálculos, meus estudos, de cinco mil anos. A cabeça do homem não evoluiu nos últimos cinco mil anos! Não que eu estivesse presente esse tempo todo para fazer esse estudo, não é? Mas eu fui estudando. O que o homem age hoje, ele agia há cinco mil anos atrás. E o senhor e a senhora vão entender muito bem o que eu vou falar agora: 



Há cinco mil anos atrás, o homem sabia que tinha que arranjar comida pra pôr em casa. Então ele saia com os seus bichinhos, cachorrinhos, para caçar e tinha uma ideia na cabeça... Por isso o homem não consegue fazer duas coisas ao mesmo tempo. Dificilmente você consegue ver um homem rezar o terço e andar. Ou uma coisa ou outra. Ele confunde. Ele não sabe se deu um passo ou puxou uma conta do terço. Isso aí é um problema sério, né? Essa é diculdade natural que ele tem! 

Então, o homem pensava: 'Eu preciso pôr comida. Eu tenho que caçar um bicho.' Então eu vejo o bicho e direciono a minha mente pra caçar o bicho. E pode ver que é o que ele faz. 

A mulher não... A mulher como tinha que cuidar dos filhos, aprendeu a ir contornando as coisas. Achando caminho. Não é assim? Em casa não é assim? O homem não... Até hoje. Ele senta dentro do carro e vamos, vamos, vamos! Não interessa nem se está na estrada errada. Interessa que já está lá no 130... E tá lá. E ai da mulher se falar! 

Agora, tem mulher também que Deus o livre! Atazana! Porque o marido chegou um dia, ela estava fazendo almoço, ele falou: 

- Escuta, vira a panela mais pra cá. Vira o cabo da panela pro outro lado. Olha, põe mais fogo ali dentro. Tá faltando água no arroz.

- E por que você tá falando isso assim? 

- Isso  é o que você faz comigo quando eu estou dirigindo! Tá vendo como é ruim? 

Então, o homem e a mulher precisam aprender que um tem que sair do mundo do outro! O que Jesus falou aqui é revolucionário demais! Jesus está nos ensinando que o homem vai encontrar sua identidade masculina, não é com outros homens. Porque com outros homens ele só vai aprender técnicas de caçar mais rápido. Técnicas de caçar com eficiência. É com a mulher que ele vai aprender a contornar. Engraçado que a natureza sabe fazer isso! Olha o rio: o rio parece masculino, mas ele é feminino. Por isso ele é acolhedor. Por isso ele está sempre atrás de novidade, andando, se mexendo, se movimentando... Tem uma meta lá longe. Ele vai contornando.

O homem age no ímpeto. Na força...

Padre Léo

Trecho da pregação "Conhecer para melhor amar".

Para adquirir essa pregação, clique aqui
Compartilhe:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são moderados antes da publicação no blog. Comentários anônimos não serão publicados.
Deixe seu nome ao final do comentário.

Comente este Artigo.
Quer entrar em contato conosco? Clique Aqui

O Blog Padre Léo Eterno agradece sua participação.
Deus lhe abençoe!

Arquivo do blog

Postagem em destaque

Blog Padre Léo Eterno estreia podcast no Spotify

Um novo canal para a evangelização! Estreou neste sábado (25.jun) o podcast Padre Léo Eterno, com o intuito de ampliar os canais de evangeli...