Deus nos fez livres

"A liberdade é o ponto fundamental da história cristã. Aliás, hoje, quando a filosofia estuda a liberdade, ela chega a uma conclusão, e não tem outra: quem inaugurou de fato a ideia, a concepção de ideia e prática de liberdade foi Jesus Cristo. Antes de Jesus Cristo, a ideia que se tinha da liberdade era a liberdade como o contrário de prisão: não estou preso, logo, estou livre. 




Os gregos diziam que há dois tipos de pessoas: os livres e os escravos. Então, liberdade só como o contrário de escravidão: já que você não nasceu escravo, você é livre. E esse foi o máximo que o grego, que é o pai da filosofia, o pai do pensamento, conseguiu chegar.

Jesus Cristo foi aquele que inaugurou o reino da liberdade porque, em primeiro lugar, devolveu o ser humano ao seu contexto orginal de imagem e semelhança de Deus. Criado segundo Deus. Criado para Deus. Criado livre para fazer opções. E aqui vem uma coisa fabulosa de Deus: a liberdade com a qual Deus criou o ser humano foi tão absoluta que deu ao ser humano, inclusive, a possibilidade de optar contra Ele. E isso, infelizmente, pelo pecado acontece. Mas Jesus não aniquilou essa liberdade humana. Ele elevou essa liberdade a uma condição superior. Jesus inaugurou um jeito novo de viver a liberdade. A liberdade na obediência. Porque a liberdade sem obediência vira libertinagem. A obediência, sem a liberdade, vira escravidão.  Obediência cega.

 Quando Maria conversa com o anjo, ela mostra, em primeiro lugar, obediência. Mas ao mesmo tempo ela mostra liberdade. Obediência sem liberdade não pergunta. É a liberdade de Maria que a faz perguntar: 'Como acontecerá isso? Eu não conheço homem? Como é que isso vai acontecer?' Ela tem diálogo! Por quê? Porque a obediência de Maria é a obediência de alguém que é livre. Liberdade e obediência, com Cristo, vão se tornar duas facetas da mesma realidade.

Porque a liberdade nossa nos leva a uma certeza: ou eu obedeço a Deus ou obedeço ao demônio. Nós não temos outra escolha. O ser humano é livre para escolher a quem ele quer obedecer. Com uma grande diferença: obedecer Jesus Cristo significa tomar a cada dia posse da sua liberdade."

Padre Léo

Trecho da pregação "Nem tudo me convém".

Para adquirir essa pregação, clique aqui.
Compartilhe:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são moderados antes da publicação no blog. Comentários anônimos não serão publicados.
Deixe seu nome ao final do comentário.

Comente este Artigo.
Quer entrar em contato conosco? Clique Aqui

O Blog Padre Léo Eterno agradece sua participação.
Deus lhe abençoe!

Arquivo do blog

Postagem em destaque

Blog Padre Léo Eterno estreia podcast no Spotify

Um novo canal para a evangelização! Estreou neste sábado (25.jun) o podcast Padre Léo Eterno, com o intuito de ampliar os canais de evangeli...