
Impossível não admirá-lo pela sua coragem! O Papa Francisco relembrou as suas palavras, por ocasião da missa de Entronização, em 22 de outubro de 1978, há exatos 38 anos: “Não tenham medo...”
"As suas últimas palavras aos jovens: ‘Eu fui até vocês e agora vocês vêm até mim. Eu agradeço’. Nas exéquias, o que mais impressionou foi que 99% eram jovens. Por que tantos jovens foram a Roma ver um idoso, aliás não era, ele voltou a ser criança. É porque você, jovem PHN, geração João Paulo II precisa ser a voz do Papa".
Padre Léo falou com emoção da última aparição do Papa quando se aproximou da janela, tentou pronunciar algumas palavras, mas uma expressão de dor visível em seu rosto. Fez o sinal da cruz e as cortinas se fecharam.
"Quando vi o Papa pela televisão, eu disse: ‘Está prontinho para ir pro céu’".
A cena que marca a vida de um homem que não se abateu e lutou com todas as armas para vencer as adversidades.
"Nunca na história da humanidade haverá uma cena como esta: Na praça de São Pedro, as pessoas mais importantes do mundo, homens ricos e poderosos, 176 delegações oficiais... O mundo inteiro assistindo um corpo que se gastou feito uma vela, foi queimando, queimando, deitado num caixão de cipreste. Que cena espetacular!"
"Se há uma palavra para definir João Paulo II é: Coragem. A coragem de ter sido diferente, a coragem de ter pedido perdão ao mundo, a coragem de ter ido ao mundo islâmico, a coragem de ter convivido com pessoas menos e mais importantes, a coragem de ter ido à favela, tirar o anel e entregar...
Homem da estirpe de João Paulo não morre. É a coragem de não ter desistido. A coragem de nadar contra a corrente, a coragem de ter sido contra a guerra. Papa corajoso, porque teve a coragem de dizer ao jovens: ‘Jovens, sejam diferentes! Jovens, vivam a pureza! Jovens, não entra na onda da prostituição! Jovens, não entram na onda do aborto!’".
Os sinais de Deus, quando mais tarde esse homem se tornou santo. É o princípio de nova vida, no coração do Altíssimo.
"No caixão de cipreste, deitado no chão, pé no chão, mas os olhos para o céu, lá o vento em Roma, os cardeais seguravam a tampa do caixão por causa do vento, aquele homem revolucionou o mundo, assim também quando em Assis o Papa disse para o vento forte: fala vento.
O mesmo se repete em Roma, o Homem morto, ensinou a outros homens a morrer, ensinou o mundo a morrer, quem vive em Deus, morre em Deus, e esse vento que desceu de novo, feito o vento de pentecostes, é esse vento que precisa mudar a sua vida".
Ao final da pregação, uma mensagem para os jovens:
"Nessa vida, ou você se torna uma geração João Paulo II, ou você se torna um nada, O Papa, ensinou o mundo a morrer, quem vive na coragem, tem coragem de morrer".
São João Paulo II, rogai por nós!
Escolha tipo e tamanho da fonte do texto:
Saudoso Padre Leo e o Santo Papa João Paulo II! Se alguém não aprendeu nada com eles, sinceramente foi uma perda irreparável! Pois eu aprendi muito, e continuo aprendendo com as pregações do Padre Leo, na Canção Nova!
ResponderExcluir