Rosto Misericordioso de Jesus!

"O símbolo de Bethânia, que já virou nossa marca registrada, é um rosto estilizado e indefinido de Jesus. Este rosto indefinido, mas que nos lembra a imagem que temos de Cristo, é completamente intencional. Nele acolhemos cada um que vem até nós. Em cada um que chega até nossa Comunidade, procuramos ver o rosto de Jesus Cristo... Cada dependente químico, cada menor, cada soropositivo e cada prostituído que acolhemos, é o próprio Cristo que vem até nós. Enquanto não enxergarmos, no rosto ferido e machucado de cada um, o rosto do próprio Cristo, não estaremos sendo Bethânia" (do livro: Viver Bethânia). 


Quem é Jesus? É um homem que revolucionou o mundo? Um guru? Para nós cristãos, Jesus é o Filho de Deus, o salvador da humanidade, não é só uma pessoa especial, Ele é Deus e homem. O Deus humano, idêntico a nós, menos no pecado, que nasceu pobre, viveu numa comunidade marginalizada, a pequena cidade de Nazaré, e morreu pobre.
Na busca de conhecer mais sobre a figura de Jesus, a sua aparência, um grupo de cientistas ingleses e israelenses, utilizando descobertas arqueológicas e outras técnicas chegaram ao suposto rosto verdadeiro de Jesus. A imagem em 3D é de um homem barbudo, cabelos curtos e escuros.

A Bíblia não descreve o rosto de Jesus, o seu porte físico, a sua altura. Mas Isaías profetiza, descrevendo o sofrimento do servo nas mãos dos soldados romanos: “...tão desfigurado estava que havia perdido a aparência humana” (52,14). Jesus não tinha qualquer atrativo físico: “... não tinha graça nem beleza para atrair nossos olhares e seu aspecto não podia seduzir-nos” (53,2b). 

Este rosto indefinido, marca da Comunidade Bethânia, é muito mais que um simbolismo, quando é capaz de expressar uma realidade que está presente na vida da Comunidade. Este sinal do amor e da misericórdia de Deus tem um significado muito maior, quando temos a missão de recuperar a face de Cristo no rosto dos filhos e filhas, vítimas de um mundo sem amor.

A dependência química e suas consequências desfiguram o homem, na sociedade é desprezado. Acolher e contemplar o rosto do irmão, ferido e machucado, é sentir a misericórdia de Deus revelada em Jesus. O rosto humano e Divino se entrelaçam: “...porque tive fome e me deste de comer; tive sede e me deste de beber; era peregrino e me acolhestes” (Mt 25,35). Misericórdia é sinônimo de acolhimento.


"O símbolo de Bethânia, já conhecido, permanece estilizado e indefinido, mostrando o rosto de Jesus que enxergamos a quem vem a nós com um pedido de ajuda. A tipografia da marca foi modernizada e a nova cor escolhida, o azul, passa a sensação de quietude, serenidade e confiança, associada à paz que Deus transmite a todos nós. O projeto foi produzido à base de ternura e com o desejo de transmitir a vocês a essência do que é a Comunidade. Sejam bem-vindos!" 

Escolha tipo e tamanho da fonte do texto:
Compartilhe:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são moderados antes da publicação no blog. Comentários anônimos não serão publicados.
Deixe seu nome ao final do comentário.

Comente este Artigo.
Quer entrar em contato conosco? Clique Aqui

O Blog Padre Léo Eterno agradece sua participação.
Deus lhe abençoe!

Arquivo do blog

Postagem em destaque

Blog Padre Léo Eterno estreia podcast no Spotify

Um novo canal para a evangelização! Estreou neste sábado (25.jun) o podcast Padre Léo Eterno, com o intuito de ampliar os canais de evangeli...