Quais são as causas da dependência química?

O problema do tráfico e consumo de drogas é preocupante e tem sido motivo de discussões e debates. O livro:”Saborear a vida”, no capítulo: “Fugir da alienação”, padre Léo vem nos dizer que a dependência química não segue um padrão de comportamento. São diversas as causas que levam nossos jovens a enveredar por este caminho de ilusão momentânea.
“Apesar de tantos estudos sérios sobre o assunto, de tantos testemunhos de que a droga  é uma péssima companheira de viagem, os jovens continuam se drogando, cada vez mais. Todo dia surge uma nova droga, ou um jeito novo de usar as antigas... E qual a causa de tudo isso? Sabemos que a dependência química é multifatorial, isto é, a pessoa acaba se viciando por um conjunto de fatores. Não é um fato isolado”.

A sua própria experiência com as drogas o levou a nos relatar algumas das causas que encaminham nossos jovens pela estrada do vício.
“A pessoa começa a usar drogas por curiosidade. Já  que tantos falam, deseja sentir os efeitos que ela produz. Aqui entra também um fator terrível que é a força do grupo a que pertence. Muitos se sentem obrigados a experimentar para não serem excluído do grupo... Querendo  experienciar sensações novas, a pessoa acaba deixando-se iludir pela droga... É preciso fugir da alienação. E isso exige responsabilidade e luta. Exige a capacidade de viver conscientemente. A droga é sempre uma tentativa de fuga, ou manifestação de rebeldia”.

Abertamente padre Léo declara:
“Quando eu era adolescente, comecei a usar drogas para protestar contra o regime militar. Assim vestia a minha camisa com uma grande estampa de Che Guevara e fumava muitos baseados com os amigos. Ali nos sentíamos revolucionários. Era o nosso jeito de dizer Não ao regime autoritário. Quanta ilusão! Além de não conseguirmos dizer Não, embotávamos nossa inteligência e vontade”.

O perfil da pessoa que se droga:
É uma pessoa inconformada, especialmente com a mediocridade do mundo. O problema é que canaliza o seu inconformismo do jeito errado. Por isso, enquanto a pessoa não encontrar um ideal grande e que vale a pena, não consegue se livrar das drogas.

Uma revelação extraordinária: o vazio espiritual.
“No mais profundo do coração humano está um grande e insaciável desejo de Deus. Aquilo que o dependente busca nas drogas só pode ser encontrado em Deus, depois de um longo caminho a ser percorrido”.

O atalho mais fácil.
“ Como o mundo moderno vive no campo do imediato, o que se busca com as drogas é a reação imediata, o preenchimento de sua sede de infinito... Como o ser humano tem sede de Deus e não quer encontrá-lo pelos caminhos da oração, do sacrifícios, elementos contrários ao homem ligth, acaba tentando responder a suas aspirações, com o uso de substâncias que ofereçam sensações espirituais”.

As consequências dessa “chaga social”.
“A dependência atinge todas as dimensões da vida humana. Começa com a dependência espiritual, na qual a pessoa perde o domínio de si mesma; depois vem a dependência psíquico-afetiva, quando a pessoa perde a capacidade de se amar e amar os outros. Por fim, vem a dependência física, quando o corpo exige a droga como um alimento... destrói sua liberdade, sua vontade, seus valores, sua capacidade de superação, seus relacionamentos e seus projetos futuros. Aquilo que era sinal de protesto e de liberdade, agora é sinal de escravidão e de alienação”.

Descobrir o valor da vida.
“O primeiro grande passo é perceber que no mais profundo do seu coração, o alienado está buscando um encontro pessoal com Deus. A dependência química é a expressão permanente da busca inconsciente de Deus. Conscientizar-se disso é um bom primeiro passo”.

Existe no jovem que é viciado uma grande vontade de retomar sua vida normal. O que lhe falta é força para percorrer esse caminho de volta e encontrar gente que lhe estenda a mão.
No momento em que Deus inspirou padre Léo a fundar a Comunidade Bethânia, confirmou a sua missão, dedicada a uma juventude marginalizada pelas drogas.
A espiritualidade Bethânia vem despertar  no jovem o sentido de Deus em sua vida, preenchendo todo o vazio espiritual, através das orações, estudo da Palavra de Deus... Assim, já não tem necessidade de apelar para a droga. É possível dar um sentido novo para a sua vida.

Adquira este livro: www.bethania.com.br






Compartilhe:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são moderados antes da publicação no blog. Comentários anônimos não serão publicados.
Deixe seu nome ao final do comentário.

Comente este Artigo.
Quer entrar em contato conosco? Clique Aqui

O Blog Padre Léo Eterno agradece sua participação.
Deus lhe abençoe!

Arquivo do blog

Postagem em destaque

Blog Padre Léo Eterno estreia podcast no Spotify

Um novo canal para a evangelização! Estreou neste sábado (25.jun) o podcast Padre Léo Eterno, com o intuito de ampliar os canais de evangeli...