Votorantim monta sua Academia de Letras, Artes e História

A AVLAH - Academia Votorantinense de Letras, Artes e História será instalada no próximo sábado,27.


A instalação acontecerá com uma sessão solene de posse dos primeiros acadêmicos e formação oficial da entidade. A reunião será na sede da APEVO – Associação dos Aposentados e Pensionistas de Votorantim, a partir das 10 horas, e contará com a presença dos acadêmicos e convidados. A data escolhida foi proposital, uma vez que neste dia a cidade de Votorantim comemora mais um aniversário de instalação do município.

Academia de Letras é uma instituição de cunho literário e linguístico, que reúne uma quantidade limitada de membros efetivos, numa tradição iniciada no Século XVII com a Academia francesa. A articulação para a criação da AVLAH iniciou no ano passado, quando o idealizador Werinton Kermes reuniu-se com algumas pessoas da cidade que se preocupam com a preservação da história. “Primeiramente iríamos chamá-la de Academia Votorantinense de Letras, porém percebemos o interesse de muitos pensadores e artistas da cidade querendo participar, por isso ampliamos o foco da entidade para Artes e História também”, explicou Kermes.

A AVLAH será uma associação civil de direito privado, sem fins lucrativos, e terá sede provisória na APEVO. Seus objetivos serão o cultivo da língua e da literatura, além da preservação da memória cultural votorantinense e o amparo e estímulo às manifestações da mesma natureza, inclusive nas áreas das ciências e das artes. A Academia promoverá também, sem datas preestabelecidas, eventos literários e artísticos culturais variados. Todos os anos premiará duas personalidades do ambiente cultural e artístico da cidade de Votorantim com a medalha João Kruguer.

Além dos membros titulares, a Academia vai possuir um quadro de acadêmicos honorários escolhidos dentre os artistas e literatos do município, bem como um quadro de acadêmicos correspondentes.
A responsável pela organização do evento, Mariana de Castro, explica que mais de vinte pessoas tomarão posse neste sábado. “São cidadãos de diferentes credos e partidos políticos que se uniram com o intuito de preservar nossas riquezas intelectuais e atuar no registro da história e valorização da nossa cultura”, salientou. Estão confirmadas as seguintes pessoas: Antonio Carlos Marques Ferreira, Aristides Vieira Fernandes, Daniel Sentelhas, Dirce Helena Dias Prestes, Eluizio Bueno Rodrigues, Francisco Vieira dos Santos (Chico Santeiro), Isabel Cristina Caetano Dessotti, Israel Antunes Vieira, Jesus Rodrigues Filho, João dos Santos Junior, José da Cruz, Manoel Peres Sobrinho, Margarida Godoy Sentelhas, Maria das Graças Kill Torres, Mariana de Castro Pareja Galves, Miriam Correa Jaki, Nelson de Toledo Filho, Padre Carlos Ferreira Borges Meira, Paulo Fontes, Roque Dias Prestes, Valdemir Roza e Werinton Kermes Telles Marsal.
Neste primeiro momento cada acadêmico pôde escolher seus patronos. “É uma maneira de homenagear grandes personalidades artísticas, literárias e históricas, muitas delas da nossa cidade”, explicou Kermes. Dentre os já escolhidos estão: Ângelo Vial, Francisco Beranger, Antônio Francisco Lisboa (Aleijadinho), Alfredo da Rocha Viana Filho (Pixinguinha), Comendador Pereira Inácio, Afonso Henriques de Lima Barreto, Leci de Campos, Francisco Adolfo de Varnhagen (Visconde de Porto Seguro), Noêmia Ramos (Dona Noêmia) e o
Padre Léo Tarcísio Gonçalves Pereira.

A instalação da AVLAH tem o apoio e orientação da Academia Sorocabana de Letras, através do jornalista e escritor Geraldo Bonadio, presidente da entidade.

Após a cerimônia de posse haverá um coquetel para os convidados. A APEVO está localiza à Rua Antonio Fernandes, 50, Centro de Votorantim.

Fonte:http://www.itapedigital.com.br/rol/index.php?option=com_content&task=view&id=5238
Compartilhe:

Um comentário:

  1. padre léo eterno?

    DEUS é eterno ! quanta ignorância no mundo católico... tsc tsc

    ResponderExcluir

Os comentários são moderados antes da publicação no blog. Comentários anônimos não serão publicados.
Deixe seu nome ao final do comentário.

Comente este Artigo.
Quer entrar em contato conosco? Clique Aqui

O Blog Padre Léo Eterno agradece sua participação.
Deus lhe abençoe!

Arquivo do blog

Postagem em destaque

Blog Padre Léo Eterno estreia podcast no Spotify

Um novo canal para a evangelização! Estreou neste sábado (25.jun) o podcast Padre Léo Eterno, com o intuito de ampliar os canais de evangeli...