A vida em Bethânia

Amados irmãos, hoje trago alguns trechos do livro VIVER COM HIV, do nosso querido padre Léo. Que a leitura nos leve a refletir e entender um pouco mais do carisma de Bethânia. Adquira o livro para ler essa obra tão maravilhosa do padre Léo.


A Vida em Bethânia

Todo processo de vivência na Comunidade Bethânia está centralizado na palavra, na ação e na pessoa de Jesus Cristo. Procuramos seguir a pedagogia de Jesus, e isto significa que procuramos seguir Jesus Cristo como conteúdo e também como método de todo o nosso trabalho. Sua pedagogia foi a partir da vida e na vida. Ele habitou entre nós, sentou-se com os pecadores, marginalizados e desprotegidos, para levá-los a libertação.

O que mais empobrece o ser humano e o faz escravo de si mesmo e, por conseguinte, de todas as espécies de drogas existentes, é o processo despersonalizador da sociedade moderna embasada na eficiência e na eficácia, em detrimento dos valores humanos, fundamentais: amor, amizade, fraternidade, convivência, respeito, valorização do outro, diálogo, solidariedade e justiça.

O ser humano precisa assumir a construção de sua história. Responsável por si mesmo, a pessoa humana é também responsável pelo mundo. Essa responsabilidade pela vida e por sua história se enraíza na liberdade.

No uso e na compreensão errônea da liberdade, o ser humano acaba por fechar-se em si mesmo, o que provoca terríveis consequências: drogas, prostituição, doenças, fome, miséria, opressão etc... Com certeza, mergulhado nesse mistério da iniquidade, ele é por si só incapaz de recuperar-se. No entanto, Deus não nos abandona ao poder do pecado.

Em Jesus Cristo a humanidade se encontra com a plenitude da história da salvação. Jesus nos mostra que só podemos atingir a verdadeira humanidade quando permitimos que Deus aconteça em nossa vida, quando nos abrimos ao Reino de Deus. Com Jesus, o Reinado de Deus chega definitivamente ao coração da humanidade. E essa revelação plena do Reino não acontece somente pela pregação de Jesus; é especialmente em seu jeito concreto de viver e de amar que a percebemos. Ao perdoar os pecadores, acolher os marginalizados, sentar-se à mesa com os desclassificados, libertar os oprimidos e colocar-se a si mesmo como caminho de salvação e libertação, Jesus está agindo como Deus. Em suas atitudes e em seus gestos encontramos o modo de amar do próprio Deus."

Padre Léo

Viver com HIV - A vida em Bethânia - página 78-79
Compartilhe:

Um comentário:

  1. Aviso aos navegantes do blog.
    No mês de abril o prêmio da promoção do blog vai ser o livro VIVER COM HIV e o DVD APRENDENDO COM AS HISTÓRIAS DE PADRE LÉO VOLUME 2.

    ResponderExcluir

Os comentários são moderados antes da publicação no blog. Comentários anônimos não serão publicados.
Deixe seu nome ao final do comentário.

Comente este Artigo.
Quer entrar em contato conosco? Clique Aqui

O Blog Padre Léo Eterno agradece sua participação.
Deus lhe abençoe!

Arquivo do blog

Postagem em destaque

Blog Padre Léo Eterno estreia podcast no Spotify

Um novo canal para a evangelização! Estreou neste sábado (25.jun) o podcast Padre Léo Eterno, com o intuito de ampliar os canais de evangeli...