Amados irmãos, hoje trago alguns trechos do livro VIVER COM HIV, do nosso querido padre Léo. Que a leitura nos leve a refletir e entender um pouco mais do carisma de Bethânia. Adquira o livro para ler essa obra tão maravilhosa do padre Léo.
A Vida em Bethânia
Todo processo de vivência na Comunidade Bethânia está centralizado na palavra, na ação e na pessoa de Jesus Cristo. Procuramos seguir a pedagogia de Jesus, e isto significa que procuramos seguir Jesus Cristo como conteúdo e também como método de todo o nosso trabalho. Sua pedagogia foi a partir da vida e na vida. Ele habitou entre nós, sentou-se com os pecadores, marginalizados e desprotegidos, para levá-los a libertação.
O que mais empobrece o ser humano e o faz escravo de si mesmo e, por conseguinte, de todas as espécies de drogas existentes, é o processo despersonalizador da sociedade moderna embasada na eficiência e na eficácia, em detrimento dos valores humanos, fundamentais: amor, amizade, fraternidade, convivência, respeito, valorização do outro, diálogo, solidariedade e justiça.
O ser humano precisa assumir a construção de sua história. Responsável por si mesmo, a pessoa humana é também responsável pelo mundo. Essa responsabilidade pela vida e por sua história se enraíza na liberdade.
No uso e na compreensão errônea da liberdade, o ser humano acaba por fechar-se em si mesmo, o que provoca terríveis consequências: drogas, prostituição, doenças, fome, miséria, opressão etc... Com certeza, mergulhado nesse mistério da iniquidade, ele é por si só incapaz de recuperar-se. No entanto, Deus não nos abandona ao poder do pecado.
Em Jesus Cristo a humanidade se encontra com a plenitude da história da salvação. Jesus nos mostra que só podemos atingir a verdadeira humanidade quando permitimos que Deus aconteça em nossa vida, quando nos abrimos ao Reino de Deus. Com Jesus, o Reinado de Deus chega definitivamente ao coração da humanidade. E essa revelação plena do Reino não acontece somente pela pregação de Jesus; é especialmente em seu jeito concreto de viver e de amar que a percebemos. Ao perdoar os pecadores, acolher os marginalizados, sentar-se à mesa com os desclassificados, libertar os oprimidos e colocar-se a si mesmo como caminho de salvação e libertação, Jesus está agindo como Deus. Em suas atitudes e em seus gestos encontramos o modo de amar do próprio Deus."
Padre Léo
Viver com HIV - A vida em Bethânia - página 78-79
Um comentário:
Os comentários são moderados antes da publicação no blog. Comentários anônimos não serão publicados.
Deixe seu nome ao final do comentário.
Comente este Artigo.
Quer entrar em contato conosco? Clique Aqui
O Blog Padre Léo Eterno agradece sua participação.
Deus lhe abençoe!
Aviso aos navegantes do blog.
ResponderExcluirNo mês de abril o prêmio da promoção do blog vai ser o livro VIVER COM HIV e o DVD APRENDENDO COM AS HISTÓRIAS DE PADRE LÉO VOLUME 2.