23ª Semana
SL 68,1ss: Esse também não tem o trecho bíblico escrito, de modo que o Pe Léo deseja que nós leiamos em nossa Bíblia.
Aqui temos um grande salmo de cura interior. Talvez, por isso mesmo seja um salmo tão repetido no Novo Testamento. Diante da perseguição, o salmista faz sua grande lamentação a Deus: "Salvai-me, ó Deus, porque os problemas e as dificuldades vão me submergir".
A pessoa com o coração ferido e machucado sente-se um grande derrotado na vida. A cura interior nos ajuda a reconhecer que nossa única salvação está em Deus, e somente nele. "Estou imerso num abismo de lodo" (pecado, doenças) "no qual não há onde firmar o pé". A pessoa vive na insegurança. É isso que causa depressão!
Deprimida, a pessoa sente-se um peso para todos. Não se reconhece como gente, sente-se perdida e abandonada, uma estranha (v.9) até mesmo para os de sua casa. Mas o salmista não se perde nos problemas. Ele abre seu coração diante de Deus, numa sincera oração (v. 14).
Ele reconhece seus pecados e fraquezas, mas também a misericórdia e o carinho de Deus. Por isso sabe que somente Deus pode tira-lo desse lodo (v.15). E a oração termina com um grande louvor a Deus: "Cantarei um cântico de louvor ao nome do Senhor, e o glorificarei com um hino de gratidão" (v. 31).
E neste louvor aparece também um belo testemunho evangelizador: “Ó vós, humildes, olhai e alegrai-vos, vós que buscais a Deus, reanime-se o vosso coração”. Eis um belo modelo de oração de cura interior!
Padre Léo
Através desse salmo, cujo título na Bíblia (Pastoral) é : ''Deus é a coragem do pobre'', o padre Léo vem nos ensinar, um dos passos mais importantes para a nossa ''cura interior'', que é buscar em Deus o alívio de nossos sofrimentos. Isto significa que precisamos abrir nossos corações, num abandono total a Deus, numa oração sincera, reconhecendo todos os nossos pecados e fraquezas, permitindo que Deus toque em nossas feridas mais profundas. E depois agradecer e louvar ao Senhor pelas graças recebidas.
ResponderExcluirLevantemos nossos olhos para o alto, porque é de lá que vem o nosso socorro!