Sl 90,1ss: (Esse também não tem o trecho bíblico escrito, de modo que o padre Léo deseja que nós o leiamos em nossa Bíblia).
Este salmo é muito conhecido e muito divulgado como Salmo da Confiança. E de fato o é. Mas é também um salmo da oração do abandono nas mãos de Deus. A confiança em Deus requer sempre esta dupla dimensão: reconhecer o poder de Deus e abandonar-se a Ele.
Exige portanto o reconhecimento com o coração e a inteligência e a adesão com nossa vida. Infelizmente muitos usam deste e de outros salmos como se fossem preces mágicas. Não existe nenhuma oração mágica! A oração não deve ser um amuleto ao qual se recorre nos momentos de desespero e sofrimento.
A oração precisa se traduzir numa atitude de vida. Por outro lado, este belíssimo salmo é uma oração muito apropriada para momentos de tristeza, solidão, especialmente diante de Deus como o único caminho possível para a libertação.
É um salmo que reconhece a grandeza de Deus: “Dizei ao Senhor: sois meu refúgio e minha proteção, meu Deus em quem eu confio. É ele que te livrará do laço do caçador... sob suas asas encontrarás refúgio; sua fidelidade te será um escudo e proteção. Graças à fidelidade e ao amor de Deus somos libertados de tudo aquilo que nos oprime”.
Na reflexão desse salmo o padre nos diz que é uma oração própria para os momentos de tristeza, solidão. Posso testemunhar, pois no momento de uma angústia profunda, meditei esse salmo e experimentei a libertação.
ResponderExcluirO salmo nos garante que Deus é a nossa segurança e que podemos buscar a sua proteção em tempos de aflição.Isto não significa que não teremos provações, mas enquanto Jesus for Nosso Senhor e Salvador, Ele será o nosso REFÚGIO.