Dimensão psíquica








Dimensão Psíquica


A droga não permite ser partilhada. Ela é sempre excludente.

Do mesmo modo que a dependência química e a contaminação por HIV provocam um desequilíbrio afetivo e emocional, a intoxicação também gera distúrbios psíquicos. As emoções provocam uma descarga de adrenalina na corrente sanguínea, que gera um obstáculo para a limpeza do corpo e aumenta o grau de intoxicação. Cria-se um círculo vicioso, já que a intoxicação torna ainda mais grave os distúrbios do nosso psiquismo. Hoje, mais do que nunca, sabemos da somatização e de seus terríveis efeitos. Sabemos também que os problemas afetivos e emocionais acabam por atrapalhar nossas funções cerebrais.

À medida que a pessoa vai se viciando nas drogas ou se fechando numa sexualidade genitalizada e egoísta, vai também deixando de lado seus principais relacionamentos. A droga não permite ser partilhada. Ela é sempre excludente. Quem se deixa seduzir por ela acaba se aniquilando. O casamento vai por água abaixo. O relacionamento com os pais torna-se, em muitos casos, insuportável. A afetividade fica totalmente quebrada. A pessoa machucada não consegue mais amar e nem se sentir amada. 

Se o amor vem de Deus, e somente quem é nascido de Deus e conhece a Deus consegue amar, a dependência química, grande arma do encardido para deformar o ser humano, produz uma pessoa fria, machucada, ferida, magoada e sem esperanças. Com o processo de restauração física e espiritual, a afetividade, especialmente no campo dos relacionamentos, começa a vir à tona novamente. A família, antes relegada a um plano muito inferior, passa a ser muito importante. Com a restauração física volta, especialmente nos mais jovens, toda a potencialidade afetiva e sexual. O que estava antes adormecido ou excluído em função da opção pelas drogas agora vem à tona, e com isso experimentamos muitos e sérios problemas, já que também a afetividade precisa ser trabalhada e desintoxicada.

Padre Léo

Fonte: Trecho do livro – Viver Com HIV 

Se deseja adquirir este produto: clique aqui

Compartilhe:

2 comentários:

  1. A fisionomia do Padre Léo, nessa foto, nos da esperanca! Principalmente, a esperanca, para quem já foi drogado... De buscarmos o equilíbrio de nossa vida. Vale à pena, é só tentar!

    ResponderExcluir

Os comentários são moderados antes da publicação no blog. Comentários anônimos não serão publicados.
Deixe seu nome ao final do comentário.

Comente este Artigo.
Quer entrar em contato conosco? Clique Aqui

O Blog Padre Léo Eterno agradece sua participação.
Deus lhe abençoe!

Arquivo do blog

Postagem em destaque

Blog Padre Léo Eterno estreia podcast no Spotify

Um novo canal para a evangelização! Estreou neste sábado (25.jun) o podcast Padre Léo Eterno, com o intuito de ampliar os canais de evangeli...