Amar dá trabalho!

Boa noite meus irmãos amados, que o AMOR de Deus seja luz para os dias de vocês.

Amor, uma palavra tão banalizada hoje não é? Mas amar dá trabalho e como dá... amar não é fácil. E sempre temos de nos perguntar: Desejamos realmente amar?
Amar requer todo o tempo estar disposto a se decidir pelo amor, e está intimamente ligado ao PERDÃO. Cada dia mais percebo que parece que Deus pegou o amor e subdividiu em perdão, é como se um não existisse sem o outro.

Quando decidimos nos relacionar com outra pessoa, temos de ter bem firme uma decisão muito clara e tomada com maturidade. Pois ao darmos sim a alguém damos sim a todo o universo que essa pessoa traz em si, a todas as qualidades, bem como todas as limitações.

Decidir pelo amor não é fácil. Cada dia mais eu creio que amar não é um sentimento, mas sim uma decisão. Temos de decidir diariamente pelo amor. O interessante é que amar alguém deveria ser de querer fazer bem ao outro, servir ao outro, renunciar a si pelo outro, mas o que mais comumente vemos como 'amar' hoje em dia, são condicionamentos errados, projeções absurdas, fantasias incríveis.

O que vemos hoje em dia é uma série de joguinhos de comportamentos querendo que o outro faça justamente aquilo que eu desejo, criamos uma fôrma em nossas mentes e queremos que o outro atenda perfeitamente e se adeque a essa fôrma. Isso piora quando as pessoas passaram por uma série de perdas na infância, uma série de maus tratos, de rejeições, pois os relacionamentos passam a se basear de acordo com todas essas experiências [Mas isso não justifica, todos nós passamos por problemas e dificuldades].

O que deveria gerar algo positivo, um crescimento, um amadurecimento, um sentimento bom, acaba se tornando um pesadelo, acaba oprimindo. Junta dúvidas, medos, inseguranças, rejeições, ressentimentos, traumas, imaturidades e o resultado de tudo isso é o que nosso querido Pe Léo tanto trabalhou: corações feridos e machucados.

Tenho visto pessoas dizer que gosta de outras, mas destratam, jogam sobre elas o seu pior, acham que elas devem aceitar tudo do jeito que elas bem querem e bem pensam. Ciúmes, orgulho, arrogância são os ingredientes que fazem parte da base dos relacionamentos de hoje.

Muito de nossos traumas e sofrimentos acontecem através dos relacionamentos, e pelo mesmos também acontecem as curas. Um relacionamento sadio consigo mesmo, com o outro, traz a cura ao nosso coração. Mas muitos casais hoje sofrem muito, porque não tem um "eu" bem solidificado. Para eu ser um 'nós', eu primeiro preciso ser um 'eu'. Tem gente que vive as fantasias que os outros querem, que acabam se perdendo dentro de si mesmas, acabam sucumbindo a própria identidade, e olhe lá se conseguiram formar uma boa identidade.

Eu particularmente me sinto muito triste quando vejo casais vivendo um inferno, quando vejo que o relacionamento tem mais sofrimento do que alegrias. Nessas horas precisamos ser radicais, precisamos ter a coragem e a capacidade de dar um basta em toda e qualquer situação [ou tipo de condicionamento] que nos oprime. Deus nos ama na liberdade, então porque não aprendemos a amar os outros na liberdade?

Precisamos nos cuidar, cicatrizar as feridas de nosso coração, precisamos buscar saber quem somos, buscar a nossa identidade. Precisamos aprender a nos amar primeiramente, para poder oferecer amor a alguém. E o triste é quando nós mesmos damos o nosso pior a nós mesmos. Nos massacramos diariamente com inseguranças, com medos, com pensamentos errados, com condicionamentos errados que só nos oprimem e nos afunda cada vez mais... depois perguntamos porque vamos tão mal na vida.

Hoje tome essa decisão, se você está em algum tipo de relacionamento, seja ele amoroso, seja ele até de amizade, seja ele familiar, que não está sendo canal de cura, canal do amor de Deus, canal de amadurecimento, rompa imediatamente. Pare um pouco e reflita a sua vida. As pessoas nos tratam como nós permitimos.

Tome a decisão de se amar hoje, seja o canal de sua própria cura. Pare e reflita a sua vida, quais são as áreas de sua vida que estão precisando da mão curadora de Deus? Quais são os relacionamentos na sua vida que não estão sendo canal do amor de Deus? Como você está se amando? Como você está se permitindo ser amado e trarado pelos outros?

E não adianta nada refletir sobre sua vida, se você não começar a tomar a decisão pelo Perdão! Lá no início da postagem eu frisei que o amor está intimamente ligado ao Perdão. Começe a rever a sua vida com olhos de perdão, comece a perdoar a si mesmo pela situações que você se permitiu passar, comece a perdoar toda e qualquer pessoa que lhe machucou? Perdoar cada situação que você não compreendeu e que não ficou bem resolvida. Se decida pelo perdão, HOJE!

Procure alimentar em seu coração e em sua mente pensamentos e sentimentos de Perdão, cada dia mais eu creio que a cura de nosso coração, primeiro começará com o perdão! Um relacionamento só será um relacionamento segundo o jeito de Jesus, se for baseado no Perdão. Outro dia o Pe Fábio de Melo falou que nós sabemos quem mais nós amamos, se descobrirmos as pessoas que mais perdoamos. Eu creio que ele está coberto de razão.

Se decida pelo amor. Se decida pelo perdão. Ao invés de arrogância, prepotência, machismo, cultive o amor em seu coração, o perdão, a humildade, se conseguirmos unir: sinceridade, humildade, perdão e amor em nossos relacionamentos, veremos que teremos relacionamentos abençoados.

Um grande abraço repleto de todo meu desejo que você tome essa decisão de perdoar, de amar, e de ser canal de perdão para o seu parceiro, ou sua parceira, ou até para seus amigos, se estiver solteiro(a) e se estiver solteiro(a), procure ser intercessor pelos casais...

Jonathan Melo 14.04.2011
Compartilhe:

4 comentários:

  1. Olá Jonathan!
    Vejo que na "escola do padre Léo" você é o primeiro aluno.
    Assimilou tudo e agora nos dá essa aula, acerca do amor e do perdão.

    Entenda o que o padre diz em seu livro:"Cure seu coração": "NA MEDIDA EM QUE EU VOU SENDO CURADO, VOU AJUDANDO OS OUTROS A SER CURADOS".

    Obrigada por essa reflexão! Vai ajudar a muitos não só os casais.
    Deus o abençoe!

    ResponderExcluir
  2. Nossaaa! era tudo que eu precisava ler nesse momento!!!!!!!!
    A paz de Jesus e o amor de Maria a todos!

    ResponderExcluir
  3. o sinonimo do amor e vc amar sem medida sem medo de entregar-se ao outro e ser verdadeiro ao sentimento que vc sente pela pessoa que vc esta junto um ab raço

    ResponderExcluir

Os comentários são moderados antes da publicação no blog. Comentários anônimos não serão publicados.
Deixe seu nome ao final do comentário.

Comente este Artigo.
Quer entrar em contato conosco? Clique Aqui

O Blog Padre Léo Eterno agradece sua participação.
Deus lhe abençoe!

Arquivo do blog

Postagem em destaque

Blog Padre Léo Eterno estreia podcast no Spotify

Um novo canal para a evangelização! Estreou neste sábado (25.jun) o podcast Padre Léo Eterno, com o intuito de ampliar os canais de evangeli...