O lar, a família, é um canteiro preparado por Deus para ser cultivado e fecundado os valores cristãos. Quinzinho e Nazaré, levando uma vida abnegada e paciente, enfrentavam com o trabalho os desafios de criar os filhos, oferecendo a eles uma educação religiosa exemplar. Eles davam testemunho de fé no dia a dia, mais pelo exemplo do que por palavras. E o menino Tarcísio foi crescendo, assimilando tudo e procurando imitá-los.
Momentos fortes que marcaram a infância de Tarcísio foram as celebrações das missas realizadas na Capela São Benedito. Não eram frequentes. Padre Arlindo fazia as visitas uma vez ao mês. Mas quando percebiam o Jipe do padre rasgar a estrada empoeirada do Biguá, o serviço era interrompido e todos se dirigiam à capela: confessar e participar da Celebração Eucarística.
Sabemos que as experiências familiares, o que recebemos no berço, é o que levamos para a vida adulta. Aquele menino trazendo dentro de si a boa semente, no decorrer dos anos a fez germinar e deu muitos frutos. A árvore boa, com raízes profundas, sempre dá uma ótima colheita.
Perseverando no caminho traçado por Jesus, e vivendo a radicalidade de seu seguimento, Tarcísio é ordenado sacerdote, tornando-se conhecido como padre Léo.
Em seu livro: “Famílias Restauradas” está escrito: "É preciso fortalecer a base maior para a vida familiar: a presença de Deus dentro do lar... Quando se tem Deus, se aprende a transcender, a superar as dificuldades... A família precisa ser uma escola de fé..."
A Capela São Benedito (muitas vezes citada nos livros e pregações do pe. Léo) está localizada no Bairro Rural (Biguá) a 25 km de Delfim Moreira.
ResponderExcluirFoi construída no ano de 1940. Passou por muitas reformas, graças às festas promovidas pela comunidade.
As celebrações e as festas de São Benedito, são encontros de confraternização, e para celebrar o santo padroeiro.
Atualmente as festas são realizadas em Outubro/Novembro. Além de preservar o patrimônio, mantém viva a devoção a São Benedito.
Tudo que diz respeito ao pe Léo me interessa muito, é crescer com o que este sacerdote viveu e ensinou.
ResponderExcluir