A paz meus amados irmãos em Cristo Jesus. Como lidar com a rejeição? Como lidar com a decepção? Como lidar com nossas expectativas? Como lidar com nossas ilusões? Como lidar com nossos medos?
REJEIÇÃO
Muitas vezes a nossa primeira rejeição já começa no seio materno. Infelizmente essa realidade tem crescido até mesmo pelo número de abortos que estão aumentando cada dia mais.
A rejeição é registrada com muita intensidade em nosso coração. Do coração ela vai para o cérebro e lá é como se ficasse repetindo dezenas de vezes todas as memórias ligadas a rejeição, a pessoa [ou as pessoas] que nos rejeitou.
Nosso corpo recebe também todas as consequências dessa rejeição, desses pensamentos e sentimentos, tudo está interligado. Nossa vida espiritual também é afetada, pois na hora em que mais se precisa rezar, primeiro pelo nosso coração, depois pela pessoa que nos rejeitou, não conseguimos encontrar uma forma de conversamos com Deus, é como se a porta se fechasse ou não encontrássemos mais o caminho.
Uma confusão toma conta de nosso ser. Tudo se mistura, pensamentos, emoções, sonhos, esperanças, dores, desilusão, lembranças... Estamos num redemoinho de angústia e cada vez mais nos afundando.
Meus irmãos a rejeição faz parte da vida, enquanto vivermos seremos rejeitados em todas as áreas de nossas vidas. Pe. Léo uma vez nos disse que não há nada de errado com o sofrimento, ele faz parte de nossas vidas e é através dele que vamos amadurecendo e crescendo.
Primeira coisa a se fazer nessas situações é rezar pela cura do nosso coração, pedir a Deus que Ele cure o nosso coração, cure a ferida causada por essa situação. Rezar para que sua misericórdia assuma o lugar da ferida, das lembranças que machucam, precisamos pedir que Deus lave e cure toda e qualquer lembrança ligada ao fato. Precisamos reviver esse fato a luz do amor e da misericórdia de Deus.
O segundo passo é o passo do PERDÃO, sem ele não existe cura. Começar a perdoar a nós mesmos, por ter amado, por ter confiado, por ter criado esperanças, expectativas... Em seguida rezar pelo coração ferido da outra pessoa que nos feriu, o mesmo processo que fazemos conosco, precisamos fazer com quem nos feriu.
Uma coisa linda que o Pe Léo nos ensina no livro Gotas de Cura Interior, é que podemos perdoar e mesmo assim continuar sentindo as dores, pois o perdão é uma decisão e não um mero sentimento. Até porque se deixássemos de sentir a dor, porque o perdão seria necessário ainda? O perdão só se faz necessário quando estamos feridos e machucados [ele como sempre muito sábio].
Cada vez que sentirmos a dor, enquanto não cicatrizarmos essa ferida precisamos rezar. Depois temos de olhar para esse fato e ver o que nós poderemos aprender com ele. Se encararmos esse fato como canal de aprendizado, de amadurecimento, o sofrimento perde muito o seu poder. O nosso coração se sente mais aliviado, menos pesado e dessa forma a cura chega mais rápido.
Outro passo tão importante como os demais, é não permitir que fatos dessa natureza passem a influenciar os nossos outros relacionamentos, as nossas escolhas futuras, pois se nos sentirmos rejeitados, ao invés de buscar o amor das pessoas e nas pessoas viveremos tentando sobreviver sem sermos rejeitados pelos outros, já nos ensina o Márcio Mendes.
Não preciso nem lembrar que Jesus foi tão rejeitado como nós somos. Ele soube lidar com as rejeições sem se permitir machucar o coração, pelo contrário, ele sabia sempre retribuir com amor. E nós temos essa mesma capacidade, pois TUDO o que Jesus fazia, fazia porque estava unido ao Pai e ao Espírito Santo e quando ele ressuscitou ele nos enviou o Espírito Santo.
Como se proteger da rejeição? Como enfrentar a rejeição? Como lidar com a rejeição? Eu só conheço um caminho: CONFIAR PLENAMENTE NO AMOR E NA MISERICÓRDIA DE DEUS. Só o amor de Deus é capaz de nos capacitar para enfrentar essas situações e torná-las caminho de amadurecimento.
Portanto, meus irmãos, que você tenha coragem de buscar a cura do seu coração, a cura de suas rejeições e deixe Deus usar o coração para ser canal de cura para muitas pessoas que estão precisando. Nas próximas postagens refletirei as outras questões levantadas no início da postagem.
Abraço fraterno a todos!
Jonathan Melo 28.07.2012
3 comentários:
Os comentários são moderados antes da publicação no blog. Comentários anônimos não serão publicados.
Deixe seu nome ao final do comentário.
Comente este Artigo.
Quer entrar em contato conosco? Clique Aqui
O Blog Padre Léo Eterno agradece sua participação.
Deus lhe abençoe!
Parabéns Jonhatan Melo!lembra que eu te disse que voce ainda ia escrever um livro?
ResponderExcluirObrigado ao desconhecido, mas quem é que comentou isso aqui? Algumas pessoas ja me disseram que eu ía escrever um livro... rs... Se for da vontade de Deus, eis-me aqui... Eu queria estar com mais tempo, tenho tanta inspiração para escrever...
ResponderExcluirBela reflexão!!! Eu estava precisando ler isso, pois não é fácil viver uma rejeição, mas Deus em sua infinita misericordia nos envia do alto a força do Espírito Santo para que consigamos perdoar, esse é o caminho!!! Parabéns pelo texto!!!
ResponderExcluir