Trevas e Luz!

Vivíamos nas regiões tenebrosas da escuridão, porém uma luz chegou para iluminar nosso caminho. Segundo São João: “Deus é Luz e Nele não há trevas” (I Jo 1,5), significa tudo o que é bom e belo que existe no mundo. A Luz de Deus é o seu amor pela humanidade. Há uma só Luz no mundo: Jesus Cristo, e Nela participamos.

 Hoje, Sábado Santo, vamos viver a Solene Vigília Pascal. Noite “em que Jesus rompeu o inferno ao ressurgir da morte vencedor”.
Inicia-se com a Celebração da Luz- contém três partes: A bênção do fogo, a procissão do Círio Pascal e o Canto do Exulte.
Chegou a “Luz”, que é Cristo. Círio Pascal é a presença do Cristo, que da escuridão da morte, ressurge e brilha a Luz. Ele vem iluminando as trevas do nosso coração. A Liturgia da Palavra são textos bíblicos, falando das maravilhas que Deus fez em favor do seu povo. É a história de nossa salvação, história de um Deus que caminha conosco. Na Liturgia Batismal renovamos as promessas de nosso batismo. E a Liturgia Eucarística, o momento culminante dessa Vigília.

Padre Léo, com muita nobreza, descreve essa noite, onde recordamos a batalha entre as trevas e a luz, a luta entre a escravidão e a liberdade. Nesse confronto o que prevalece é o Amor.
"Não perca essa Celebração. A Igreja está toda escura, para lembrar a noite escura de Moisés e a noite escura de Jesus. Lá fora se faz o fogo novo, abençoa. Acende-se o Círio Pascal, feito com cera virgem da abelha. Cada um acende a sua vela- “Eis a Luz de Cristo”- e ilumina toda a Igreja. Começa o Canto do Exulte. Exultando, retoma a história toda. Proclama-se a vida nova e começa as leituras. Tem nove leituras... Quero convidar a você a reassumir seu Batismo, porque pelo Batismo você passou pela água e aquela água matou esse homem, essa mulher velha. E que renasça na mesma água, a água viva que é o próprio Espírito Santo!"

 Que a Luz e a Paz do Cristo Ressuscitado sejam derramadas sobre todos nós!

( trecho da pregação: “Derrubar as Muralhas”)
Compartilhe:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são moderados antes da publicação no blog. Comentários anônimos não serão publicados.
Deixe seu nome ao final do comentário.

Comente este Artigo.
Quer entrar em contato conosco? Clique Aqui

O Blog Padre Léo Eterno agradece sua participação.
Deus lhe abençoe!

Arquivo do blog

Postagem em destaque

Blog Padre Léo Eterno estreia podcast no Spotify

Um novo canal para a evangelização! Estreou neste sábado (25.jun) o podcast Padre Léo Eterno, com o intuito de ampliar os canais de evangeli...