Duas histórias e um só desejo...

No programa: “Em Bethânia” desta semana, o apresentador padre Vicente, com seu companheiro inseparável Miramar, partilharam as alegrias que a Comunidade Bethânia vive neste mês de Novembro, com as celebrações de aniversário de dois de seus recantos: o Recanto de Irati, e Recanto de Guarapuava, do Estado do Paraná.

Na abertura do programa vimos as imagens do
Recanto Irati, que no dia 24 de Novembro, Festa de Cristo Rei, completou 01 ano de sua existência, com a inauguração da Capela.


Uma comunidade progride quando vive intensamente a missão, trazendo a força do seu carisma. Segundo padre Vicente, esse lugar, que traz esperança para muitos jovens, está crescendo a passos largos, com o apoio de Dom Sérgio Arthur Braschi, Bispo diocesano de Ponta Grossa, padres, e benfeitores.
Vida plena para os que vivem à margem da sociedade, esse é o desejo de Deus, que tocou o coração do padre Léo.

Padre Vicente também enfatizou a importância do Recanto Guarapuava ser a sede canônica da Comunidade Bethânia, e nos explicou:
“Oficialmente agora, fomos realmente acolhidos pelo nosso querido Bispo de Guarapuava: Dom Antônio Wagner da Silva, que aprovou os Estatutos da Comunidade Bethânia”.

Tudo concorreu para a existência de um recanto ali na região. Foi aberto em 07 de Novembro, completando neste dia 13 anos de serviço ao Reino de Deus. “Para nós é uma alegria porque Guarapuava está muito presente na história da Comunidade Bethânia. 
Dom Wagner foi um dos primeiros a abraçar esse desejo, que Deus plantou no coração do padre Léo, quando ainda era o Reitor do Conventinho do Sagrado Coração de Jesus. 
Dom Wagner conheceu intimamente a história do nascimento da Comunidade Bethânia. Era amigo do padre Léo. Muitas vezes partilhavam esse sonho, o desejo de fundar Bethânia. Foi ele quem teve a iniciativa de trazer Bethânia para Guarapuava. Foi ele quem liderou todo o processo e fez o pedido ao padre Léo”. 

O sonho de Deus para a Comunidade Bethânia é experienciar a alegria da vida nova. “Essa história nos alegra, nos comove e nos faz perceber que a mão de Deus conduz todas as coisas”. 

Muita comunhão com Deus as visitas de Dom Antônio Wagner da Silva, Bispo de Guarapuava, ao Recanto, “que nos acolhe e coloca sob a sua proteção de pastor toda a Comunidade Bethânia”.
Compartilhe:

Recanto Bethânia Guarapuava- 13 anos

A Comunidade Bethânia está em festa. Não é uma data qualquer. É uma data que marca no tempo o registro de uma caminhada de dedicação, de amor ao próximo, vivendo concretamente o carisma Bethânia. Este mês de novembro celebramos 13 anos de existência do Recanto Bethânia localizado em Guarapuava/PR.

Dom Antônio Wagner da Silva conheceu o padre Léo, quando ele ainda era “frater”. Considerava-o um grande religioso, um grande membro da Congregação dos padres do Sagrado Coração de Jesus.
Em 2000, Dom Wagner foi nomeado bispo coadjutor de Guarapuava. No mesmo ano ele conversou com o padre Léo sobre a necessidade de um recanto Bethânia, em razão do grande desafio com as drogas naquela região.
Na pessoa do bispo, era a voz da Igreja que se fazia ecoar naquele momento como um chamado à missão, um chamado à Bethânia, enquanto comunidade, e que exigia uma resposta.

Padre Léo acolheu a proposta. Em novembro de 2000, os consagrados: Dimas e Berenice, juntamente com os postulantes Sandro e Suzana foram enviados para dar início aos trabalhos. Após um mês foram acolhidos os primeiros filhos.

"Queremos ser sinais da vida plena, que é Jesus, para todos aqueles que perderam o sentido da vida". Hoje o Recanto acolhe os filhos e filhas de Bethânia, onde ali encontram repouso. E assume a missão de evangelizar em parceria com a Igreja local.

Guarapuava fica ao centro-sul do Paraná. Pela sua localização é um dos municípios mais frios do Estado. Em julho deste ano foi registrado neve na região, e especialmente no Recanto, para a alegria de todos.

É possível construir um mundo novo, assumindo o compromisso de transformar esse mundo segundo o Evangelho de Jesus Cristo.
Você, amigo de Bethânia, também faz parte dessa história, colaborador fiel dessa obra que é de Deus.
Que Nossa Senhora de Bethânia, interceda por todos!
Compartilhe:

Não perca tempo: cure seu coração!

No livro "Cure seu Coração", padre Léo chama a nossa atenção para os cuidados diários que devemos ter com as nossas emoções, com o nosso coração. O trabalho, os amigos, os relacionamentos, a família vez ou outra nos trazem sementes feridas. Por isso, precisamos de uma "higiene" diária para o nosso coração, assim como fazemos com o nosso corpo.

"Cada dia precisamos cuidar bem do coração", alerta o padre Léo.

Em alguns dias acontecem de estarmos expostos a problemas maiores que muitas vezes ultrapassa a nossa fraqueza, nossa humanidade. É nesse momento que precisamos de um “banho” mais demorado: "Fazer uma boa confissão, um diálogo profundo com alguém que me oriente, um tempo maior de oração, um retiro espiritual, etc..."

Quem não se trata bem acaba somatizando coisas terríveis e nunca será feliz, lembra o padre, que faz um paralelo de quatro cuidados que temos com o nosso corpo (proteção, alimentação, descanso e limpeza) e trás para o coração como fonte de cura interior:

* É preciso proteger o coração dos ataques do inimigo;

* É preciso alimentá-lo com a ternura e o carinho de Deus;

* É preciso repousar em Deus o coração, senão continuaremos sempre inquietos;

* É preciso purificá-lo de todas as impurezas.


Equipe do Blog Padre Léo Eterno
Compartilhe:

A têmpera da juventude!

Um jeito novo era o relacionamento do padre Léo com os jovens. Foi ao encontro deles, desde quando o Senhor lhe deu a graça de ser um jovem sarado.
A força do amor de Deus que estava nele, o motivava ao desafio de ir às ruas, com a têmpera de um guerreiro, ensinando-os a viver com esperança no futuro, acolhendo-os em seu coração, a sua primeira Bethânia. Nunca saberemos quantos jovens foram atingidos por esse amor.

O grande resultado foi a resposta desses jovens, que passaram a participar em massa das missas na capela do Espírito Santo, no Colégio São Luiz em Brusque-SC.
As suas pregações nos acampamentos PHN, em Cachoeira Paulista, na sede da Canção Nova, proporcionavam aos jovens uma nova oportunidade de conversão.

Chamamos de “têmpera” o processo utilizado com os metais para aumentar a sua dureza, especialmente o aço, para torná-lo mais resistente.

Padre Léo, em sua pregação: “Jovem, acorda e levanta-te!”, Acampamento PHN/ 2005, com seu modo peculiar, faz uma comparação entre os jovens de têmpera da época de sua juventude, que lutavam pelos seus ideais, com os jovens acomodados de hoje.
"A juventude é a época do fogo, dos sonhos, dos ideais. Estamos precisando com urgência. Estou com saudades dos jovens sonhadores, dos jovens que ainda acreditam num mundo diferente, em profissões diferentes. Quero crer nos jovens que acreditam nos grandes ideais. É essa têmpera, a têmpera você não perde, mas é preciso que você comece esse treinamento hoje: Jovem, levanta-te!". 

Ali, aquela juventude era chamada a construir um mundo novo e para isso era preciso muita garra, luta e determinação.
"Saia desse buraco, desse marasmo, você está se acomodando demais". 

Diante das frustrações, do medo, da ansiedade, da insegurança, o desejo enfraquece e com isso cresce a insatisfação.
"Hoje nós temos uma juventude obesa, frustrada, incoerente, insatisfeita, e vão se tornando jovens murmuradores. Quem começa no murmúrio perde a coragem". 

O ano 2013 foi dedicado à juventude, mas ainda não acabou, e não irá se acabar. Vimos na Jornada Mundial a beleza de tantos jovens, de todos os
cantos do mundo. Vimos a mão de Deus agir neles. Agora, como a um tributo ao padre Léo, temos que trilhar o mesmo caminho, buscando concretizar seus sonhos, e fazê-los acreditar em seus ideais. Só é preciso o treinamento de levantar, e sai do
comodismo. E serão protagonistas de um novo mundo.
Compartilhe:

Abraço restaurador!

Não temos noção do significado de um “abraço”.
Pesquisadores da Universidade da Carolina do Norte (EUA) comprovam que o abraço libera uma substância chamada cortisol no organismo, trazendo muitos benefícios para o corpo.

A “Campanha do abraço grátis” surgiu em 2004, por um australiano, chamado “Juan Mann”, cuja finalidade era oferecer abraços grátis a desconhecidos nas ruas de Sidney, Austrália.
Muito antes do movimento, padre Léo, junto com a engenheira civil: Juscélia, pensaram na importância de um abraço, quando planejaram e construíram a capela, em forma de um abraço, no colégio São Luiz, em Brusque. "No coração de Jesus, Deus abraça a humanidade". 

Nas celebrações eucarísticas na capela, a marca era um abraço: no início, na hora da paz e ao final.
"O mundo tem medo de ser abraçado. Famílias têm medo de se abraçar. Pai precisa abraçar filho, e filho precisa abraçar pai. Irmãos também precisam se abraçar e beijar". 

O testemunho da senhora evangélica luterana nos prova que abraçar é o melhor remédio: "Padre Léo, há muitos anos eu vivia na depressão e tomava vários remédios todos os dias. Um dia, conversando com o pastor de minha igreja ele pediu que eu fosse procurá-lo. Eu nem precisei falar com você, porque eu fui curada em sua missa, pois uma senhora negra me recebeu com um abraço tão maravilhoso que naquele momento eu senti Deus me abraçando, e tanta era minha felicidade que eu cheguei em casa e joguei fora todos aqueles remédios que eu tomava”. 

Na Comunidade Bethânia é lei acolher o filho (a) quando chega, com um abraço, na oração da manhã, na oração da noite e antes de dormir.
"Em Bethânia a coisa que mais fazemos é nos abraçar". 

Padre Léo nos conta a história dos pedreiros que foram trabalhar em Bethânia e se depararam com uma cena impactante: "Chegaram mais cedo, e nós, depois da oração, na hora do café, estávamos todos nos abraçando e nos beijando, homem beijando homem. Eles ficaram desconfiados, pois não conheciam nosso modo de viver. Um padrasto de um menino que foi recebido com um forte abraço, disse-lhe: ‘Olha, tome cuidado, porque esses padres não cobram nada, tudo de graça, e ainda ficam abraçando e beijando assim desse jeito, eu não sei não... ’ 
Os homens têm medo de serem abraçados". 

Um simples abraço pode fazer a diferença, às vezes é só desse “afeto”, essa troca de energia positiva que a pessoa precisa. Não rejeite um “abraço restaurador”, ainda mais se for um “abraço Bethânia”.
Experimente e pratique a terapia do abraço!

(Textos extraídos do livro: “Jovens Sarados”)
Compartilhe:

Resultado da promoção de outubro/2013


Confira abaixo o resultado da promoção do mês de outubro que dará ao ganhador um livro e uma pregação do padre Léo. Fique atento (a), ainda esta semana divulgaremos a promoção deste mês.
     23. Patrícia (MG)
    1. Stela
    2. Karyloo Lima
    3. Solange Soares
    4. Maria De Fátima Gomes Da Silva Fonseca
    5. José Carlos
    6. Mariano
    7. Juliana
    8. Carmen Déa
    9. Ana Caroline
    10. Guilherme Beller Ferreira Jr.
    11. Adenilsa Alves Justo
    12. Gerlane Cunha
    13. Lucia Alves Silva
    14. Ellen Tomaz Dias Santos
    15. Carlos Chagas
    16. Sabrina Araujo Ribeiro
    17. Eunice
    18. Hilda Madalena
    19. Simone Caniello
    20. Lilian Galvão
    21. Rosaria
    22. Denise
    23. Patrícia
    24. André Luís Garcia
    25. Gilda Soares
    26. Fatima Aparecida Finzetto
    27. Vanuza Fernandes De Sá
    28. Dieferson Santos
    29. Graziela De Fatima Scarazati Bonsi
    30. Vanessa Ribeiro
    31. Gustavo
    32. Osny José Araantes
    33. Darcy Nogueira
    34. Ângela Lima
    35. Jaqueline Flaviane De Souza
    36. Gilberto Junior
    37. Waldelena De Fatima Silva Xavier
    38. Emerson Cardoso F. Ribeiro
    39. Jhemes Parma Miranda
    40. Carlos A. O. Carvalho
    41. Marco Garcia
    42. Fernanda Kelly Colodel
    43. Rosana Nunes
    44. Alessandro Berna
    45. Mateus Junior Rosa
    46. Taís Souza Vieira Dos Santos
    47. Claudineia Souza Neto Da Silva
    48. Thaisa Fabricia Da Silva Wagner Boscardin
    49. Maria Regina Dias Bellodi
    50. Denise
    51. Angela
    52. Eliane Aparecida Braz Matias
    53. Ronaldo Scarmagnani Da Cruz
    54. Valéria Leonardo
    55. Maria Cristina De Castro Ferreira
    56. Marcelo Antonio Ribeiro
    57. Michel Andrade
    58. Daniele Gabriela
    59. Carolina Mazzeo
    60. Daniel Mazzeo
    61. Juliana Simões De Almeida
    62. Sandra Regina Marchi
    63. Luana Girardi
    64. Glísia Rejane Gonçalves Cruz
    65. Everson Rosa Da Silva
    66. Lílian Neves C. Ribeiro
    67. Lilian Sena
    68. Edna Dos Santos Anjos
    69. Ignez Ribeiro De Almeida
    70. Maria Claudia Da Silva
    71. Vanuza Fernandes De Sá
    72. Carmem Lúcia Lima Santos Pêssoa
    73. Kely Francine Rodrigues Da Lomba
    74. Carla Tavora
    75. Carlos Rodrigues
    76. Lenita Silva
    77. Amanda Cavalari
    78. Bruna Nunes Barcelos
    79. Paulo Mendes






    Compartilhe:

    Buscando meios para evangelizar!

    Evangelizar é revelar a Boa Nova, é trazer ao centro a pessoa de Jesus Cristo e o seu Evangelho e para tal  precisamos buscar os mais variados meios.
    Padre Léo dizia: "Vocês jovens, precisam criar formas de levar Jesus Cristo para as pessoas, precisam buscar meios para evangelizar". 

    Aconteceu em 13 de novembro de 1999, na sede da Canção Nova, em Cachoeira Paulista, a pregação: “Jovens Sarados”, onde padre Léo se dirige aos jovens, sobre o mundo da “falsa liberdade” que a droga oferece, e os exorta a buscar em Jesus a única e verdadeira liberdade.

    "Os jovens são chamados a ser construtores dessa civilização do amor, desse novo céu e nova terra". Assim iniciava a sua pregação.
    Os jovens são chamados a anunciar a grandiosidade do amor de Deus, por isso, ele necessitava de algo atraente para lhes chamar a atenção, e atingir o objetivo. É extraordinária a sua forma criativa para evidenciar aquele que é o nosso salvador: Nosso Senhor Jesus Cristo.
    Ao final da pregação o padre consegue transformar uma música popular “Essa tal liberdade” do grupo de pagode: “Só pra contrariar”, em música para Deus. Então, desafia os jovens a cantar para Jesus, a canção do filho pródigo hoje, a música de Alexandre Pires:

    O que é que eu vou fazer/ Com essa tal liberdade/
    "Eu busquei a liberdade em tantos lugares, a liberdade da droga, do sexo..."
     Se estou na solidão/ Pensando em você/
    "Aí você descobre que no brejo, você não pode ser livre, e cai na solidão".
    Eu nunca imaginei/ Sentir tanta saudade/
    Meu coração não sabe/ Como te esquecer/
    "É a saudade que tem no nosso coração, a saudade de Deus, a saudade de voltar para a casa de Deus". 
    Eu andei errado, eu pisei na bola/ Troquei quem mais amava por uma ilusão/
    Mas a gente aprende, a vida é uma escola/ Não é assim que acaba uma grande paixão/
    Quero te abraçar, quero te beijar/ Te desejo noite e dia/ Quero me prender todo em você/ Você é tudo o que eu queria/
    "O Pai foi correndo e o abraçou (o filho pródigo), e o cobriu de beijos. 
    O nosso coração está dizendo: 
    Deus! Quero te abraçar, quero te beijar. 
    Deus! Eu te desejo noite e dia. 
    Deus! Quero me prender todo em você". 
    O que eu vou fazer/ Com esse fim de tarde/ Pra onde quer que eu olhe lembro de você/
    Não sei se fico aqui/ Ou mudo de cidade... 
    "O jovem no pecado não sabe o que fazer, não sabe pra onde ir. Então vai fumar maconha. Não sabe se fica ou muda de cidade. 
    Não pense que você vai mudar o mundo para ser feliz. Nada que esteja fora de você, vai fazer você feliz. É preciso brotar de dentro". 

    Enquanto estamos colocando a nossa felicidade em falsa liberdade, caminhamos no escuro, sem nenhuma perspectiva, e sem Deus, estaremos sem rumo na vida.
    Essa é a grande mensagem dessa pregação.
    Compartilhe:

    O dia muito especial...

    A devoção Mariana do povo brasileiro é expressa por uma fé simples, mas profunda.
    Padre Léo nos dá um testemunho (outubro de 1998), onde ele demonstra todo o seu carinho e amor a Nossa Senhora, e o significado do dia 12 de outubro, em sua vida, na vida de sua família e na vida da Comunidade Bethânia.

    * “O dia 12 de Outubro sempre foi um dia muito especial em minha vida. A gente vivia na roça, nos contrafortes da serra da Mantiqueira, em Minas Gerais, no pequeno povoado chamado Biguá. Como bons católicos, toda a nossa família, e o povo todo do Biguá, éramos devotos de Nossa Senhora Aparecida. Sempre neste dia, às 12h00min tinha queima de fogos de artifício, para lembrar e saudar a querida Mãe do Céu. Além disso, diariamente, às 15h00min, o rádio lá de casa, estava sempre ligado na Rádio Aparecida. Era o momento da Consagração a Nossa Senhora...”. 

    A revelação de que foi batizado nesta data, nos dá a certeza de que a Virgem Maria sempre o protegeu em sua missão.

    * “Mais tarde, passei a gostar ainda mais do dia 12 de Outubro, quando descobri que fui batizado nesta data. É bom demais saber que nasci para Deus no dia consagrado a Maria. Tenho certeza de que naquele dia 12 de Outubro de 1961, Nossa Senhora me assumiu como filho...”. 

    Deus não se cansa em nos mostrar a sua bondade. O Senhor conduz a Comunidade Bethânia, pelas mãos de Maria Santíssima, com a abertura de novos recantos, na construção de uma sociedade mais fraterna. A Mãe quer dar o Reino de Deus a seus filhos. Sendo Mãe de Jesus , ela indica o caminho.
    A inauguração da "Praça Nossa Senhora Aparecida" é o sinal, de que ela está bem presente na vida da Comunidade.

    * “Hoje sou mais apaixonado ainda pelo 12 de outubro. É o dia de Bethânia! O dia em que Nossa Senhora escolheu para o início desta obra, que lhe é consagrada. Por isso mesmo, todos os anos, esse dia tem sido um grande momento de Ação de Graças, e de festa em nossa Comunidade”. 

    Este ano de 2013, foi inaugurado o “Memorial 12 de Outubro”, no recanto São João Batista, comemorando os 18 anos de caminhada, marcando para sempre este dia memorável, o lugar consagrado a Nossa Senhora da Conceição Aparecida.

    * “Por tudo isso, só podemos elevar nossos corações ao céu, para louvar e bendizer esse Deus maravilhoso que tanto nos ama”. 

    * (Texto extraído do Informativo de Bethânia- edição especial- recanto de Guarapuava)
    Compartilhe:

    "Tenda do Senhor Especial" (Os amigos de Bethânia)

    A dor da saudade nos leva a caminhar!

    Nesta vida, “morre quem não é lembrado!".
    O programa: “Tenda do Senhor” reuniu os amigos de Bethânia: os filhos, os consagrados, com a participação de Sandro, Tatiane, diácono Ideraldo, padre André Luna, e os apresentadores do programa: padre Vicente e Miramar.
    Aconteceu meses após o falecimento do fundador da Comunidade Bethânia: padre Léo.

    Foram momentos emocionantes, com seus corações
    massacrados pela dor, e enfrentando a realidade da perda de alguém tão próximo, sabiam que pela fé não poderiam nunca se abater.
    E vimos isso através dos testemunhos, que aqui estão:
    “O Léo continua vivo, desde tudo quanto a gente faz, quando olhamos o recanto, os filhos, os consagrados, a gente percebe a presença viva do Léo, em nosso meio. Para nós o Léo não morreu. Essa perda, todo o sofrimento que a gente viveu, nos fez crescer no amor, na oração. É ele nos falando, a catequese que vivemos em Bethânia, é ele nos ensinando como agir. 
    Deus foi preparando o nosso coração para nos amadurecer. O Léo nunca quis que a gente fosse amarrado nele, ele nos deixou livres. Esse luto não é de dor, porque sinto a presença viva do Léo”. (diácono Ideraldo) 

    Padre Vicente explica-nos sobre a dor da saudade:
    “Eu custei muito a encarar de frente. Tantas coisas para vivenciar, sentir e eu não conseguia falar, escrever, traduzir o sentimento de saudade. Eu simplesmente vivia. 
    As pessoas me perguntam: ‘É você quem está à frente da Comunidade Bethânia?’, e eu respondo: ‘Não, eu vou atrás’. À frente vai o Léo com tudo aquilo que ele ensinou, com tudo aquilo que ele partilhou, aquilo que ele deixou e que precisamos estar seguindo. Esse momento se traduz nisso. É dor de saudade!”. 

    “Quando fomos visitar o seu túmulo, olhando a foto dele, por de trás as nuvens, o azul que ele gostava. E me veio essa imagem: Ele no céu, rindo. Não sei se para nós ou se de nós. Provavelmente de nossa situação. Ele rindo e dizendo assim: ‘Fiquem tranquilos, eu confio em vocês!’. É dor de saudade, mas é uma dor terapêutica, educadora, transformadora, que nos impulsiona, que nos leva adiante. Ele está vivo na Comunidade”. 


    Mas é preciso continuar a sua obra, amar os que ele amou aqui. Seis anos de sua partida para a morada eterna, e a motivação para continuar é a certeza de que no céu ele intercede pelas necessidades da Comunidade. Temos um intercessor junto ao Pai que olha por todos.
    “Fiquem tranquilos, eu confio em vocês!”.
    Compartilhe:

    Arquivo do blog

    Postagem em destaque

    Blog Padre Léo Eterno estreia podcast no Spotify

    Um novo canal para a evangelização! Estreou neste sábado (25.jun) o podcast Padre Léo Eterno, com o intuito de ampliar os canais de evangeli...