Por Márcia Araújo
Na véspera das solenidades pascais, quando se comia o cordeiro na ceia, Jesus sabendo que sua vida terrena estava chegando ao fim, que voltaria para o Pai, quis dar aos discípulos o mais alto sinal de amor: a Instituição da Eucaristia, demonstrando assim que a Eucaristia leva ao serviço.
Estavam a cear quando Jesus levantou-se da mesa, pegou água e uma toalha e começou a lavar os pés dos discípulos
(Jo 13,4-5). Todos contemplam admirados o Mestre, a nobreza de sua atitude. É o valor do gesto, o sentido do serviço humilde que deve animar a caminhada de todo cristão.
Jesus lança nos corações humanos seu exemplo de humildade e caridade com o próximo, afim de que aprendamos e Ele espera que dê frutos.
É certo que às vezes nos sentimos inibidos em dar passos nessa direção, mas Jesus foi além, para nos mostrar que somos servos.
 |
O lema sacerdotal do padre Léo: "O Espírito do Senhor está sobre mim, porque Ele me consagrou para servir", foi uma inspiração de Deus |
Assumindo a nossa humanidade, servo obediente até a cruz e como prêmio o Pai o exaltou com a Ressurreição e Ascensão ao Céu
(Fl 2, 5-11). Cristo que morre na cruz serviu a cada um de nós por amor.
A Campanha da Fraternidade/2015 tem como lema:
“Eu vim para servir” (Mc 10,45). Por esse lema a Igreja quer nos mostrar que é preciso ir ao encontro do outro. Precisamos descobrir a beleza em servir o Reino de Deus, com toda a força, amor, disposição e humildade.
Todo cristão é chamado à missão de servir o Reino de Deus. Colocar-se a serviço do próximo é acolher plenamente a unção do Espírito Santo.
O lema sacerdotal do padre Léo:
"O Espírito do Senhor está sobre mim, porque Ele me consagrou para servir", foi uma inspiração de Deus. Foi vivido em todo o seu ministério, pois teve a coragem de servir com prontidão, gastar a sua vida pelos irmãos.
O Senhor o ungiu para libertar os cativos, lavando não só os pés, mas todo o corpo, daqueles envolvidos na lama das drogas, da prostituição...
O legado que deixou: Comunidade Bethânia, vem confirmar a missão, que consiste em testemunhar Jesus na pessoa do irmão. Os vinte anos de Bethânia, comemorados neste ano de 2015, traz como lema o mesmo do pai fundador. É também inspiração de Deus. Jesus quer que sejamos amor, serviço, entrega, a exemplo da vida do padre Léo.
Esta vida que o Senhor nos oferece, dia após dia, no cansaço, nas alegrias e tristezas, decepções, missão que aparentemente não se vê os frutos, é servir com amor, doar-se sem esperar nada em troca. Esta aí o segredo da verdadeira felicidade. É o caminho do amor radical. É viver a serviço do Reino de Deus.
Escolha tipo e tamanho da fonte do texto: