Quem é Deus para você? Historinha contada por Pe. Léo


Amigos do blog,

Trancrevemos trecho de uma pregação onde padre Léo conta a historinha Quem é Deus para você?, na homilia Semear o Reino de Deus, de 17.07.2005, Acampamento de Cura e Libertação na Comunidade Canção Nova.

Essa pregação é especialmente envolvente, profunda, riquíssima espiritualmente. Padre Léo nos narra coisas comuns, como quando aprendeu a fazer arroz com Dona Nazaré, sua santa mãe. Conta que tem catolico que "planta bananeira no Espírito". Que, por sermos humanos, somos fracos. Nos diz que, quando nos confrotamos com nossas fraquezas, nos escondemos de quem somos, nos revestimos de máscaras. Nos fala a historinha do papel higiênico (que merece um outro post) e nos convida a encontrarmos Deus dentro de nossos corações. 



Um repórter saiu fazendo uma pesquisa: "Quem é Deus para você?".

E ele foi entrevistando muita gente, aí falaram pra ele que ali, naquela cidade, tinha um diácono, teólogo, um senhor já de idade, casado, pai de família... Um homem que era uma sumidade! Um homem que sabia tudo a respeito de Deus. Um doutor em Deus. 

Então, ele foi até aquele senhor, tava lá a família esperando na sala, o avô, a esposa, o filho, tudo ali esperando o repórter... Tomaram até banho pra dar entrevista. Pra gravar! 

Aí, o repórter perguntou pra ele:

- Senhor pastor, grande diácono, para o senhor, quem é Deus? 

O homem ficou de pé

- Para falar da Dinvidade, é preciso a entonação correta: Deus é o Espírito Perfeitíssimo e eterno, criador do Céu e da Terra, de todas as coisas visíveis e invisíveis. Deus é o princípio de tudo móvel, o motor que move tudo e não é movido por nada e por ninguém! Deus é um conceito que extrapola os parâmetros da lógica formal. Porque na sua imanencia, Deus é transcedente, e na sua transcedência, Deus é perpétuo e continuamente, porque ele é o movimento do devir, sem nunca movimentar nada porque movimenta tudo.

O homem ficou impressionado!

- Que coisa! Eu não imaginava...

- E tem mais ainda... Se o senhor quiser...

- Não, precisa mais não...

Para quebrar aquele clima, o repórter brincou com o molequinho, o netinho, de sete ou oito anos:

- E pra você, quem é Deus?

- Deus é tão grande, que nem meu avô sabe explicar direito. Mas, é tão pequenininho, que cabe inteiro no meu coração.


É isso que Jesus veio ensinar hoje. Essa grandeza de Deus. Gente, não fica procurando Deus nas coisas extraordinárias! O povo gosta de coisa extraordinária, né? Falam:

- Lá não sei aonde, cortaram uma bananeira, e o talo da bananeira é a Nossa Senhora igualzinha!

Já vai ter a fila da Nossa Senhora da Bananeira! Já vai ter gente vendendo bananinha com formato de Nossa Senhora! E já vai ter procissão, e já começa a ter milagre... Milagre é uma coisa medonha: "Ah, tá acontencendo um monte de milagre lá!" E lá vai fila! E vai, vai... Rebentou uma pedra não sei aonde e o formato da pedra, olhando (porque o olhando, forçado, você vê o que você quiser...), forçando, parece a ponta da asa do Espírito Santo. Pronto! Já começa a manifestacão: "Ouvi falar, inclusive, que o sol para..."

Lá no Ceará, o povo foi todo em Canindé, teve gente que ficou quase cego. Porque falou que o sol parava, aí o sujeito foi lá, meio-dia e ficou olhando pro sol...

Gente, você olhar diretamente pro sol, você vê Nossa Senhora andando de bicicleta! E depois, fica cego! Isso é um absurdo! Esse não é o Deus de Jesus. Esse Deus espalhafatoso! Não, alguma coisa está errada. Olha aqui o Evangelho. "Palavra da Salvação", está escrito. É Jesus que tá dizendo, sabe? Não fica procurando o Reino de Deus lá na pedra não sei de onde, não... 

Católico não precisa fazer a peregrinação de subir lá Santiago de Compostela pra encontrar com Deus, não... Católico tem Deus dentro do seu coração. Leva Deus dentro! Isso é certeza da nossa fé! 

- Ah, padre, pra que a gente vai pra Canção Nova? Pra que a gente vai em Aparecida do Norte? Não deve ir mais? Muito pelo contrário, quanto mais você puder ir nesses lugares... Louvado seja Deus! Mas é para alimentar o Deus que está dentro de você. Essa é certeza da nossa fé: Deus mora dentro do meu coração. Que coisa fantástica! 



No Coração de Jesus, procurando ser servos, 
Equipe Blog Padre Léo Eterno

Compartilhe:

2 comentários:

  1. Padre Léo tem razão e tá acabado. Ponto final

    ResponderExcluir
  2. Maravilhoso Padre Léo! !
    Ensinando da maneira mais simples e alegre!!!
    Que falta nos faz!!!!!!!

    ResponderExcluir

Os comentários são moderados antes da publicação no blog. Comentários anônimos não serão publicados.
Deixe seu nome ao final do comentário.

Comente este Artigo.
Quer entrar em contato conosco? Clique Aqui

O Blog Padre Léo Eterno agradece sua participação.
Deus lhe abençoe!

Arquivo do blog

Postagem em destaque

Blog Padre Léo Eterno estreia podcast no Spotify

Um novo canal para a evangelização! Estreou neste sábado (25.jun) o podcast Padre Léo Eterno, com o intuito de ampliar os canais de evangeli...