Bethânia, casa da Misericórdia!

Este foi o tema do “Encontro na Trilha da Cura” na sede da Canção Nova, em Cachoeira Paulista, neste final de semana (16 a 18 de setembro). Pregando sobre o tema, padre Vicente de Paula Netto, tomou como reflexão a Palavra de Deus (Lc 10, 25ss). 
"...E quem é o meu próximo? Jesus então contou: Um homem descia de Jerusalém a Jericó, e caiu nas mãos de ladrões, que o despojaram; e depois de o terem maltratado com muitos ferimentos, retiraram-se, deixando-o meio morto. Por acaso desceu pelo mesmo caminho um sacerdote, viu-o e passou adiante. Igualmente um levita, chegando àquele lugar, viu-o e passou também adiante. Mas um samaritano que viajava, chegando àquele lugar, viu-o e moveu-se de compaixão. Aproximando-se, atou-lhe as feridas, deitando nelas azeite e vinho; colocou-o sobre a sua própria montaria e levou-o a uma hospedaria e tratou dele …"

A parábola do Bom Samaritano nos mostra que a compaixão e a misericórdia de Deus está em socorrer o(a) filho(a) caído. Não basta somente compadecer-se das pessoas, importa em agir concretamente, em favor do necessitado, não cruzar os braços. A Misericórdia Divina é o amor curador da ferida do coração.
"O Evangelho nos resgata e gera em nós homens novos, que precisam ser forjados na Sua misericórdia. Olhar para esse Evangelho nos ajuda a descobrir os contornos de Bethânia, casa de misericórdia...Bethânia significa, literalmente, “casa”, casa do miserável. E casa, por si só, é acolhimento, é lugar para receber. Mas receber quem? Essa casa que é feita para aqueles que não têm ninguém por eles, aqueles que sabem que Deus é o Salvador, o Cuidador dos que não tem nada, é Aquele que tem o Seu olhar voltado para as misérias. Isso é casa da misericórdia na sua raiz!"

Amar o próximo é amar a Deus
"Ser misericordioso é quebrar todo egoísmo e voltar o coração para o outro, pois vivemos num tempo de fechamento muito grande, onde somos educados a pensar primeiro em nós mesmos; segundo, em nós mesmos; terceiro, em nós mesmos; e se sobrar um pouquinho, pensamos no outro. Em Bethânia, esse Bom Samaritano é Jesus, que passa por cada consagrado da comunidade, que é chamado por Deus a servir em Bethânia e exercer o método da misericórdia.É esse método que aprendemos com padre Léo, que aprendeu com Jesus". 

Hoje somos convidados a viver essa Palavra: Quem é o meu próximo? Para Jesus são todos os homens, até mesmo os inimigos, sem discriminação alguma. A mensagem dessa pregação vem nos lembrar de nossa missão: Tomar a iniciativa, ir ao encontro daquele que está caído, mergulhado no mundo das drogas, da prostituição, do abandono e trazê-lo para a casa e cuidar de suas feridas. A Misericórdia se traduz no amor que gera vida nova. Somente o amor, dom da graça de Deus produz a compaixão pelos necessitados e aflitos.
"O Evangelho continua dizendo que o Bom Samaritano leva aquela pessoa para a hospedaria, e assim é Bethânia, leva os seus filhos para a hospedaria. Somos chamados a amar, acolher e ser misericórdia. Somente sendo misericórdia faremos a diferença nesse mundo!"

Adquira as pregações desse acampamento.

Compartilhe:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são moderados antes da publicação no blog. Comentários anônimos não serão publicados.
Deixe seu nome ao final do comentário.

Comente este Artigo.
Quer entrar em contato conosco? Clique Aqui

O Blog Padre Léo Eterno agradece sua participação.
Deus lhe abençoe!

Arquivo do blog

Postagem em destaque

Blog Padre Léo Eterno estreia podcast no Spotify

Um novo canal para a evangelização! Estreou neste sábado (25.jun) o podcast Padre Léo Eterno, com o intuito de ampliar os canais de evangeli...