Sofrer e contemplar a dor é renovar a esperança em Cristo Jesus


"...Se quero essa vida verdadeira, ou eu me aproximo de Jesus, ou eu me encontro com Jesus. Nem que seja a partir dessa angústia, que tantas vezes tomou conta do meu coração.
A dor faz a gente ficar irracional. Quando vem a dor, remédio nenhum consegue tirar.

Teve um dia que colocaram uma máquina ligada na minha veia, com um saco plástico cheio de morfina. E me disseram para apertar, quando viesse a dor. Depois o médico veio ver, eu tinha apertado 129 vezes. Não passava a dor, morfina não passava a dor.

Nessa hora, é o suspiro da alma que diz: Jesus, Jesus. Você não consegue nem terminar: Jesus tem piedade de mim!

Eu tenho dó de quem não tem Jesus, de quem não encontrou Jesus. Esse é doente, esse é pobre, é o mais miserável do ser humano" (pregação: Buscai as coisas do alto).

Estamos preparados para receber o que não queremos para a nossa vida? Como contemplar a dor, como saboreá-la, se está além do nosso limite? A dor não nos deixa rezar, não nos deixa entrar em comunhão com Deus. Podemos entender a dor como graça de Deus que nos capacita a buscar a sua face?
Padre Léo, durante a subida ao calvário fez a experiência de contemplar a dor como forma de amor, de crescimento espiritual, quando dizia: "Não tenham medo do sofrimento, porque ele nos torna melhores, nos ajuda, nos faz virar gente". Ao invés de nos levar ao desespero, produz a perseverança, a paciência. Assim, nossa fé será provada, renovando nossa esperança.

Assim como Davi, (salmo 12/13), que na sua extrema tristeza, recorre a Deus, buscando o sentido para a sua aflição, padre Léo, nos momentos mais dolorosos, atravessando as noites escuras, transforma o seu sofrimento em Louvor a Deus. É o clamor daquele que sofre, mas com a certeza do seu amor.

A cada jornada: quimioterapia, radioterapia, a sua cruz ficava mais pesada. Muitas vezes temos que atravessar as noites escuras, mas a luz brilha para aquele que vive no Senhor. O padre decidiu  transformar a sua noite escura num caminho para Deus. Com toda a segurança afirmou o seu médico: “Padre Léo era uma pessoa antes da doença e se tornou outra depois dela... Ele nunca se queixou, nunca reclamou, mesmo num quadro de dor insuportável. Nitidamente a gente viu: ele transcendeu a doença”.


Para nós cristãos, sofrer a dor na carne, é continuar o sofrimento de Cristo. São Paulo vai dizer aos colossenses 1,24: “Agora me alegro nos sofrimentos suportados por vós. O que falta às tribulações de Cristo, completo na minha carne, por seu corpo, que é a Igreja”. A alegria de Paulo está no fato de participar dos sofrimentos de Cristo. E se participamos da paixão de Cristo, também participamos de sua glória, portanto, Jesus é a esperança da glória futura e da vida eterna.
Na dor, no sofrimento, ou nos apegamos a Deus ou perdemos o sentido da vida que vem pela cruz, expressão do amor de Deus. Padre Léo não fugiu da cruz, uniu seu sofrimento ao sofrimento de Jesus, o instrumento para a sua salvação.

Precisamos nos encontrar com Jesus, é tempo de aprender Dele, de ir moldando nosso coração, segundo o Coração Dele, a fim de que nossa vida seja plenificada por Ele.










Compartilhe:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são moderados antes da publicação no blog. Comentários anônimos não serão publicados.
Deixe seu nome ao final do comentário.

Comente este Artigo.
Quer entrar em contato conosco? Clique Aqui

O Blog Padre Léo Eterno agradece sua participação.
Deus lhe abençoe!

Arquivo do blog

Postagem em destaque

Blog Padre Léo Eterno estreia podcast no Spotify

Um novo canal para a evangelização! Estreou neste sábado (25.jun) o podcast Padre Léo Eterno, com o intuito de ampliar os canais de evangeli...