Centro Educacional Juscélia (CEJU)- 10 anos

“Prever não é enxergar antes, mas sim chegar antes” (padre Léo).

A “Associação Educacional e Assistencial Bethânia”, chamada “Comunidade Bethânia”tem caráter educacional, assistencial, beneficente e cultural.
A educação em Bethânia tem papel fundamental: o papel  transformador na construção do ser humano. Educar não é apenas ensinar a ler e a escrever, mas sim, dar condições para ter uma vida plena. A educação  transforma a pessoa, sobretudo, na recuperação da autoestima, dá toda a segurança para lutar contra a dependência química. É o ponto de partida e não de chegada, contribui para que o filho se realize na sociedade.Este é um dos legados que padre Léo nos deixou.

Segundo José Gentil, consagrado da Comunidade: "O padre Léo era, acima de tudo, um educador, pedagogo. O padre Léo morreu com a convicção absoluta de que a restauração de uma pessoa passa inexoravelmente pela Educação”.
O Centro Educacional Juscélia (CEJU) está comemorando 10 anos de existência, professores unindo esforços para que a criança perceba o seu lugar na sociedade em que vive, as suas responsabilidades, e sobretudo aprenda a amar, necessidade mais profunda do ser humano.

Aqui relembramos como iniciou o projeto CEJU, idealizado pelo padre Léo, homem preocupado com as necessidades e os anseios de cada filho.
"O projeto nasceu quando comecei a perceber a necessidade de um trabalho sério de prevenção. Prever não é enxergar antes, mas sim chegar antes. A prevenção verdadeira que podemos, devemos e precisamos fazer por nossos adolescentes e jovens, deverá ter início na infância”.

A construção em tijolo à vista mostra-nos a realidade da vida.
“O estilo de construção: tijolo à vista, para dizer: é vida em construção! É vida que se constrói, é visível! Cada tijolinho deste é importante. A pintura pode mascarar. Pode ter um trincado horrível, eu vou lá, coloco um quadro, faço uma pintura, um enfeite. Mas quando a construção é assim: nua e crua, como é a vida, os problemas aparecerão. Quando vier a infiltração ou uma trinca, imediatamente você pode ir a causa”.

A organização na forma de uma colméia.
“E se você observar bem, ele parece um grupo de abelhas que vivem ali, para ensinar às crianças que cada coisa tem seu devido lugar, cada coisa precisa encontrar o seu lugar. Nada fora do seu lugar, nunca!”

Na trajetória dos 10 anos do CEJU, a Comunidade Bethânia lançou um olhar para o futuro, dentro de sua história, perseverando na fé e trabalhando para dias melhores, sem jamais se desviar dos ideais de um homem que valorizou e acreditou na restauração do ser humano.

Hoje, a Comunidade Bethânia também promove Simpósios de educação, reunindo especialistas nesta área. Capacitando profissionais para que produzam sinais concretos de um mundo melhor, uma sociedade de homens novos.
Por tudo isso, é razão para comemorar e muito. É motivo, sem dúvida, para acreditar que a sociedade tem jeito, buscando sempre o crescimento espiritual, na construção do Reino de Deus.




Compartilhe:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são moderados antes da publicação no blog. Comentários anônimos não serão publicados.
Deixe seu nome ao final do comentário.

Comente este Artigo.
Quer entrar em contato conosco? Clique Aqui

O Blog Padre Léo Eterno agradece sua participação.
Deus lhe abençoe!

Arquivo do blog

Postagem em destaque

Blog Padre Léo Eterno estreia podcast no Spotify

Um novo canal para a evangelização! Estreou neste sábado (25.jun) o podcast Padre Léo Eterno, com o intuito de ampliar os canais de evangeli...