Mostrando postagens com marcador oração; reze com o padre leo. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador oração; reze com o padre leo. Mostrar todas as postagens

Orando e aprofundando a cura interior




19ª Semana


1 Rs 8, 61: "Que o vosso coração seja todo para o Senhor nosso Deus, sem reserva, a fim de que andeis segundo as suas leis e observeis os seus preceitos, como hoje o fazeis."

Deus só pode curar nosso coração na medida em que ele for todo de Deus. Se não deixarmos Deus reinar em nossa vida, como teremos corações curados? A grande idolatria de Salomão consistiu exatamente nisto: e seu coração já não pertencia sem reservas ao Senhor (cf. 1Rs 11,4). E essa foi a causa de suas grandes derrotas. E esta é também a causa de todas as nossas derrotas.

Padre Léo
Compartilhe:

Orando e aprofundando a cura interior


18ª Semana

2Sm 12,13: "Disse Davi: Pequei contra o Senhor!"

Não existe cura interior enquanto continuamos a viver sob o jugo do pecado. A primeira atitude em nós visando nossa cura e a cura dos irmãos é assumir nossa dependência de Deus. Nós somos pecadores, somos fracos, precisamos de Deus. Agora, se procuramos sempre uma desculpa; se não temos a coragem de reconhecer nossos pecados e fraquezas; se vivemos preocupados com a autoimagem e criamos máscaras em nosso coração, nem Deus pode nos curar.

É preciso deixar Deus curar nossa vida. E para que isso aconteça é preciso reconhecer o quanto precisamos e dependemos dele e o quanto o ofendemos com nossos pecados. Todos os pecados que cometemos são sempre contra o Senhor. Por isso a primeira atitude para a cura interior é o arrependimento sincero e a conversão.

Padre Léo 
Compartilhe:

Orando e aprofundando a cura interior


16ª Semana

1Sm 2, 8-9b: “O Senhor levanta do pó o mendigo, do esterco retira o indigente, para fazê-los sentar-se entre os nobres... porque homem algum vence pela força”.

Quantas vezes as pessoas dizem que estão na fossa. Sentem-se tão fracas e abatidas. Como é comum encontrarmos até mesmo jovens abatidos, deprimidos, desanimados e sem força para viver. Quantos já perderam o sentido da vida. A pessoa deprimida sente exatamente isso, que foi amarrada e jogada num terrível buraco, do qual não encontra mais a saída. Nossa salvação está no Senhor.

Padre Léo
Compartilhe:

Orando e aprofundando a cura interior



15ª Semana

1Sm 1, 10ss: “Ana profundamente amargurada, orou ao Senhor e chorou copiosamente”.

Diante do questionamento de Eli, se estava bêbada, ela nos dá uma das mais belas definições de oração de toda a Bíblia: Não bebi nem vinho, nem álcool, “mas derramo a minha alma na presença do Senhor” (v. 15b). Ana nos ensina a abrir o coração diante de Deus. Nós sempre choramos nossas mágoas diante de alguém. A verdadeira oração acontece quando temos a coragem de chorar nossas mágoas diante de Deus.

Padre Léo
Compartilhe:

Orando e aprofundando a cura interior


4ª Semana
Ex 15,1b: “Cantarei ao Senhor, porque manifestou sua glória. Precipitou no mar cavalos e cavaleiros”.

Eu sempre fico maravilhado com a recordação da travessia do Mar Vermelho. E não me impressiona tanto o fato de Deus ter aberto o mar para seu povo passar, afinal, Ele, que criou o céu, a terra e o mar, não poderia abri-lo ou secá-lo quando e como bem lhe conviesse? Claro que sim! O que me impressiona é a coragem de Moisés. Ele entrou no mar! O milagre começou a acontecer quando Moisés pisou decididamente sobre as águas. E isto é fé! A verdadeira fé carismática nos impulsiona para Deus. O milagre é sempre uma resposta de Deus! Imagine se Moisés ficar na beira da praia rezando: “Senhor, abre o mar!”. Coitado. Ele era gago. E, nervoso e preocupado, o sujeito fica mais ainda. Então sua oração seria um fracasso. No entanto ele se lançou. Não teve medo. Abandonou-se inteira e completamente em Deus. E aí veio o milagre! Por isso ele pode cantar ao Senhor. Muitas vezes a glória e o poder de Deus não se manifestam em nossa vida porque não temos a coragem de nos lançar em Deus. Ficamos sentados, deprimidos, resmungando, choramingando, remoendo, maldizendo... Aí não pode mesmo acontecer milagre. Se tivermos a coragem de nos lançar em Deus e viver de sua graça, então muitos milagres maravilhosos acontecerão em nossa vida. Moisés viveu da providência de Deus. A cura interior nos ensina este maravilhoso processo.


Compartilhe:

Orando e aprofundando a cura interior



3º Semana
Ex 13,3: “Conservareis a memória desde dia em que saístes do Egito, da casa da servidão, porque foi pelo poder de sua mão que o Senhor voz fez sair desse lugar”.
Num dos mais belos filmes que assisti, Marcas do destino, sobre a história real de um jovem que nasceu com uma rara doença que lhe deformava o rosto, há uma cena, entre tantas outras maravilhosas, que muito me impressionou. Quando o jovem está dançando com sua namorada, ele diz que aquele é um bom momento para ser guardado no coração. E explica que sua mãe lhe ensinou um segredo muito simples para ser feliz: guarde no coração os momentos bonitos de sua vida; quando surgir algo ruim, quando passar por uma situação difícil, então basta se recordar desses momentos bonitos. Quando temos o coração ferido e machucado não conseguimos mais reviver os bons momentos da vida. Por isso entra-se em depressão. Quantos chegam até nós dizendo: “Padre, minha vida não tem mais sentido. Tudo vai mal. Nada da certo...” e depois que começamos a conversar com a pessoa vamos descobrindo que nem tudo está perdido, que nem tudo é tão ruim assim. A maior causa de desânimo e de abatimento diante da vida é a exagerada aproximação dos problemas pessoais. Quanto mais nos aproximamos do problema, pior ele fica. Por isso mesmo Deus mandou que Lot não ficasse preso aos problemas da planície e não olhasse para trás, mas subisse para a montanha. Afastar-se dos problemas é um grande remédio. Porque, então, passamos a ter uma visão integral de nossa vida. Não nos isolamos num determinado problema. E graças a essa visão integral começamos a descobrir caminhos para a superação das dificuldades. Na cura interior descobrimos que Jesus é a grande solução. Ele é nosso único caminho para a verdade que nos conduz à vida plena! Por isso Ele nos mandou celebrar sempre sua memória. A eucaristia é esse rememorar. Não só no sentido de lembrar-se do acontecimento, mas na maravilhosa ação de graças de reviver e experienciar esse amor presente, atuante, ontem, hoje e sempre.

Compartilhe:

Arquivo do blog

Postagem em destaque

Blog Padre Léo Eterno estreia podcast no Spotify

Um novo canal para a evangelização! Estreou neste sábado (25.jun) o podcast Padre Léo Eterno, com o intuito de ampliar os canais de evangeli...