Em que Ordem ler a Bíblia?
A Bíblia não é um livro apenas. Ela é uma biblioteca de 73 livros, bem diferentes uns dos outros, que possuem os mais diversos estilos, foram escritos em épocas muito distantes e em situações das mais diversas também.
Imagine-se chegando a uma biblioteca como essa e começando a ler o primeiro livro que encontrar na estante, passando para o segundo e assim por diante. Essa leitura certamente não dará certo! Há pessoas que abrem a Bíblia e começam a ler a partir do Gênesis. Em geral não passam do quinto livro, pois logo desanimam e não retornam mais e acabam dizendo que é impossível e que não conseguem entender a Bíblia. O engraçado é que isso aconteceria em qualquer biblioteca do mundo!
Portanto é necessário um plano de leitura. No mais, a Bíblia se explica por si mesma. No início haverá muita coisa que não compreenderemos, que é algo muito natural. Não pare por conta disso, prossiga; a medida que for lendo, tudo vai se esclarecendo. Essa é uma regra de ouro para ler a Bíblia (falaremos disso noutra oportunidade): "a Bíblia se explica por si mesma. Por isso, um plano de leitura é algo importantíssimo.
o Plano de Leitura que seguiremos aqui no Blog Padre Léo Eterno, se destina àqueles que desejam começar a ler a Bíblia e não têm outros recursos a não ser conhecer a Bíblia através dela mesma. Siga o plano, a ordem indicada aqui; ela faz parte do método.
- POR QUE COMEÇAR PELA 1ª CARTA DE SÃO JOÃO?
Dos 73 livros da Bíblia, só essa pequena carta foi escrita com esse objetivo: o de nos dar a certeza da Salvação. Na conclusão de sua carta São João diz: "Escrevo tudo isso para que vocês, que acreditam no nome do Filho de Deus, estejam certos de que têm a vida eterna" (1 Jo, 5 - 13).
Lendo e relendo, você vai se convencendo desta feliz realidade: você é salvo! Você é escolhido! E foi Deus que o escolheu.
Trata-se de uma realidade boa demais para ser verdade! E somente a Palavra de Deus pode nos persuadir dela. É por isso que você vai ler a Carta inteira duas vezes: para se convencer, pela Palavra de Deus, da mais linda realidade de sua vida.
Lembrando....
Que esse método, nós encontramos no livro "A Bíblia no meu dia-a-dia", do Monsenhor Jonas Abib. Portanto as orientações são todas dele.
Se você estiver fazendo o seu Diário Espiritual, ou vai começar agora, deixe o seu comentário, falando da sua experiência diária com a Palavra de Deus.
Deus te abençoe!!!
tirra a duvida de mta gente essa postagem, a pessoas q lem a biblia como se fosse um livro qualquer
ResponderExcluireu nunca tinha pensado assim sobre a Bíblia, como sendo 73 livros "separados".
ResponderExcluire sobre ser cansativo ler na ordem em que ela está, é verdade. quando eu tentei ler não saí de Gênisis, mas aprendi bastante coisa. eu quero aprender mais sobre Deus, fé, Salvação, Perdão tudo. eu tenho vontade de aprender pra poder ecoar tbm.
Juliana Alves
Paróquia São João Evangelista-RJ
Boa tarde,me chamo Ester, estou muito feliz por estes encinamentos, mas uma pergunta, depois que terminar o novo testamento por onde devemos começar no antigo testamento? Paz e bem!
ResponderExcluirCidade: Resende estado do RJ
Ester, sugiro que você faça o seguinte: Leia a 1ª carta de são João mais uma vez, passe para a leitura do Evangelho de São João uma segunda vez e depois comece o Antigo Testamento. Por onde? Comece pelo Gênesis mas, sempre que tiver vontade intercale com a leitura de um salmo.
ResponderExcluirVocê me animou a continuar o Diário Espiritual, então falarei mais dele a partir dos próximos dias.
Abraços.