Pe. Léo nos fala: "Vasos de barro"


Vasos de barro
O mais bonito da história da salvação é que a Bíblia jamais esconde os defeitos e as fraquezas das pessoas.
Categoria: Pe. Léo, SCJ

O mais bonito da história da salvação é que a Bíblia jamais esconde os defeitos e as fraquezas das pessoas. Deus age na história humana através de homens e de mulheres fracos e limitados. Deus age através de pessoas cheias de defeitos, mas que um dia tiveram a coragem de entregar tudo para Deus e permitir seu senhorio absoluto, inclusive em suas fraquezas e limitações.

Ao percebermos a grandeza de Deus na fraqueza de cada um, podemos nos convencer de que Deus pode fazer muito em nossa vida também.
Basta a gente meditar sobre os preferidos de Deus. Os grandes amigos de Jesus foram os pecadores e rejeitados da sociedade. Por que será? Deus não gosta dos bons? Então a gente não deve ser santo? Afinal de contas, quando a gente fala que Deus prefere os piores, estamos estimulando o mal no mundo. Para que eu vou ser bom se Deus gosta mesmo é dos pecadores?

Desde pequeno aprendemos que devemos ser bons. A mãe não se cansa de recomendar: “Seja bonzinho!”. “Ninguém gosta de criança que faz coisa errada...”. “Quando a visita chegar, não vá fazer feio”.
Começa a luta da vida. “Preciso ser o melhor!”. Aí, como a pessoa não consegue ser “melhor do que as outras”, tem dois caminhos a seguir:

1. Ser fingido e mascarado. Assim ninguém descobre meus defeitos. O importante é ser melhor, não importam os meios. A pessoa aprende a mentir para os outros e para si mesmo. Ninguém pode conhecer meus erros e defeitos.

2. Diminuir os outros. Já que não posso ser melhor, tento esculachar com os outros, espalhando seus defeitos, inventando defeitos quando não os descubro, prejudicando e tentando derrubar o outro, que torna-se um adversário. Como o outro não passa de um espelho da gente mesmo, diminuí-lo é tentar fazer com que as demais pessoas não percebam meus defeitos e minhas fraquezas.

Nasce o discurso dos derrotados. Eu vou para o buraco, mais levo um monte de gente comigo. Não estou sozinho neste barco. E, pior de tudo isso, o derrotado, quando não assume sua história, acaba sempre tentando achar algum responsável por seus fracassos. O problema está sempre no outro. É preciso justificar seus erros, nem que seja recorrendo ao passado ou a mentiras. Além de achar culpados, os derrotados gostam de mostrar que não estão sozinhos na derrota.

A vida vira uma grande competição. Porque o mundo é dos melhores! Na escola o melhor aluno ganha prêmios, elogios, destaques, diplomas de honra ao mérito....

Para ler o texto completo
acesse o site da Comunidade Bethânia
Clicando aqui
Compartilhe:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são moderados antes da publicação no blog. Comentários anônimos não serão publicados.
Deixe seu nome ao final do comentário.

Comente este Artigo.
Quer entrar em contato conosco? Clique Aqui

O Blog Padre Léo Eterno agradece sua participação.
Deus lhe abençoe!

Arquivo do blog

Postagem em destaque

Blog Padre Léo Eterno estreia podcast no Spotify

Um novo canal para a evangelização! Estreou neste sábado (25.jun) o podcast Padre Léo Eterno, com o intuito de ampliar os canais de evangeli...