À Família Bethânia

10/04/2010

Pe. Vicente , scj

O importante é ir descobrindo os melhores caminhos pois, de fato, o caminho se faz caminhando.

Terra Santa, Nazaré, 08 de abril de 2010.

À Família Bethânia,

Consagrados e Consagradas de Vida e Aliança, aos amigos e amigas de Bethânia e principalmente aos nossos filhos e filhas.

Graça e paz!

“Eu sou o pão vivo descido do céu. Quem come deste pão viverá eternamente. E o pão que eu darei é a minha carne, entregue pela vida do mundo”. Jo 6, 51

“Habacuc chamou: Daniel! Daniel! Toma a refeição que o Senhor te envia. Daniel respondeu: “Ó Deus, vós pensastes em mim. “Vós não abandonastes os que vos amam”. Dn 14,36,37

“Levanta-te e come! Ainda tens um longo caminho a percorrer”. (1Rs19,7b)

Estes textos comandam minha oração e reflexão nessa Oitava Pascal. Passar a Semana Maior na Terra do Senhor foi uma emoção inenarrável. Costuro ainda os retalhos de tudo que vivi. Serei eternamente grato ao Senhor pelo carinho para comigo. Sei que o texto de Daniel explica a razão pela qual o Senhor me trouxe aqui. Na força do Espírito Santo saberei retribuir ao Senhor e à Comunidade tão grande presente através do serviço a que sou chamado.
Ainda peregrino, aproveito para me dirigir a todos nesse tempo pascal. Serei breve, contudo expresso a certeza que Deus tem plantado em meu coração, fruto de oração e principalmente discernimento frente aos caminhos percorridos pela comunidade.

2010 é verdadeiramente um ano dedicado à Eucaristia em Bethânia. Tudo o que fizermos referente à verdade Eucarística ainda será pouco. A igreja vive da Eucaristia, como afirmou o saudoso papa João Paulo II em sua encíclica de mesmo nome. Cresça entre nós a consciência de que tudo em Bethânia passa pela Eucaristia. Façamos da Adoração Eucarística e da Santa Missa os pontos altos do nosso dia. Levemos para Eucaristia nossa vida e principalmente a vida de nossos filhos e filhas.

 

Intrinsecamente ligado à Eucaristia está para nós, consagrados e consagradas, o tema da vocação. Nossa vocação reparadora passa pela Eucaristia. É em resposta a Jesus que acolhemos em Bethânia. É Jesus que acolhemos em Bethânia. Lembremo-nos: adorá-lo na Eucaristia para amá-lo no filho desfigurado, celebrá-lo na Eucaristia para acolhê-lo naquele que vem. Junto à Eucaristia devemos aprofundar as motivações vocacionais que nos fazem ser consagrados em Bethânia. Muitos dos que passam por crises vocacionais sérias em nosso meio não discernirão adequadamente sem fazerem da Eucaristia seu porto seguro. Por outro lado, os que estão na luta diária tenham a certeza de que é na Eucaristia que renovaremos nossas forças. A Palavra é clara. Sugiro a todos que ouçam uma pregação do Pe. Léo intitulada: “Eu sou o pão vivo descido do Céu”. Escute e reflita com atenção. É nosso pai falando.

Vocês não imaginam como fico feliz, quando ao presidir a Eucaristia, vejo presente e atuante na missa, a família Paloschi. Falo de todos. Diác. Ideraldo, concelebrando junto ao altar. Margarida como ministra da Eucaristia, Lucas, Felipe, Daniel e Gustavo como acólitos. Os primeiros consagrados de Bethânia juntos na Eucaristia na celebração dos nossos 15 anos é um sinal maravilhoso. É assim que o Senhor deseja toda a Comunidade Bethânia, e igualmente a sua família. Família restaurada junto da Eucaristia. Vidas doadas junto da Eucaristia. Filhos crescendo junto da Eucaristia.

Outra grande alegria que partilho com vocês são as muitas iniciativas que acontecem em todos os recantos de ressocialização de nossos filhos. É com certeza sinal de restauração e de vida nova no Ressuscitado. Ainda estamos engatinhando nesse processo e como tal, temos erros e acertos. Mas não desista. Isso vale para consagrados e filhos. O importante é ir descobrindo os melhores caminhos pois, de fato, o caminho se faz caminhando. É uma alegria ver tantos estudando, os muitos projetos de trabalho, de reinserção na vida social.

Aos consagrados cabe acompanhamento, envolvimento, confiança e não ter medo de falhar ou ser enganado. Volte quantas vezes for preciso, recomece sempre que necessário. Aos filhos perseverança e atenção ao caminho. Algumas pilares estão postos: o filho precisa ter um bom tempo de restauração e perseverança no recanto, a maioria dos recantos tem estabelecido no mínimo um ano de casa. Na verdade, o segredo está no acompanhamento. Acolher para nós é acompanhar. O filho precisa ser bem acompanhado e, assim, saberemos sempre o momento certo.

Assim que puder assistam a um filme que me fez rezar muito nestes dias, um filme Bethânia, como tenho dito sempre, o nome é “Um sonho possível”, com a atriz Sandra Burlock. Não é propaganda, faço-o com consciência e seriedade. Ele trata do processo de restauração e de como devemos nos envolver e atuar se quisermos realmente restaurar e ressocializar. Repito: urge devolver a nossos filhos a categoria do sonho. Sonhar é preciso! É o único jeito de fazer aquilo que o Léo insistia tanto: “Ajudar os nossos filhos a trazer à tona o seu melhor”. Aos consagrados de vida e aliança digo que é urgente ver esse filme. Você se reconhecerá nele.


Como sabem, celebramos 15 anos. Celebremos bem. Cada recanto se organize, faça festa e se comprometa. Prepare, desde já, nosso encontro do dia 12 de outubro e, mais ainda, o Kayrós na Canção Nova. Comente. Divulgue. Reze pedindo ao Senhor muitas vocações.

Termino. Disse que seria breve. Daqui a poucas horas estarei celebrando na Basílica da Anunciação. Junto à Nossa Senhora entregarei todos vocês. Sei que ela cuida de Bethânia. Cuida de nós. Cuida de mim. Pedirei por nossas vocações, pelos nossos filhos e filhas e principalmente por você. Estamos juntos! 

Boa Páscoa.
Fiquem na paz de Deus!
Com carinho e benção,
Pe. Vicente de Paula Neto,scj


Compartilhe:

2 comentários:

  1. A Paz, meu irmão Jonathan, me chamo Jocely, gostaria de comentar que assim como vc fiquei deslumbrada com essa Historia, pois ela é verdadeira, comentava com meu marido que um SER HUMANO como ele, infelismente é hoje um em um milhão, mas uma SER HUMANO como ela, é possivel nos tornarmos, ter essa visão do outro como ele é na sua essencia, e não na sua aparencia. Precisamos para de achar que o poder público tem que fazer melhor a sua parte, que a escola tem que educar melhor nossos filhos, que a policia tem de ser mais eficiente, e nós? que temos de fazer só apontar o errado? ou só apontar a obrigação do outro que não foi cumprida? Tem uma passagem na minha Biblía que foi uma das pimeiras que sublinhei, ela diz que devemos ser fiel é no pouco pois assim seremos fiéis no muito, eu reclamo do roubo na politica, mas não deixo de comprar um produto pirata, reclamo da escola mas não ensino limites aos meus filhos, reclamo da policia com relação ao transito mas passo no sinal fechado, nos somos assim vemos somente o defeito do outro mas não vemos com os mesmo olhos as nossas faltas.E até no filme vimos isso, pois a moça estava questionando o interesse da familia com relação ao rapaz, agente não faz mas quer questionar o outro.Agente tá igual aos fariseus da passagem que vc postou na ultima pregação "Jesus a cura e a restauração de nossas vidas", estamos nos esquecendo de olhar o Principal.

    ResponderExcluir
  2. Concordo com o padre Vicente. O filme ''Um sonho possível'', é um filme Bethânia. Baseado em fatos reais, nos mostra que é possível sonhar com um mundo melhor, se tivermos a coragem de nos expor, de nos envolver com tantos filhos e filhas, mergulhados nas drogas, prostituição... Aquele jovem precisava ser acolhido, mas o que nos chama a atenção é atitude corajosa daquela mulher em levá-lo para a casa, enfrentando o preconceito, a família, a sociedade.E por fim declara que ele mudou a sua vida. Aqui nos lembramos do padre Léo, inquieto, não conseguia dormir, saia a procura dos jovens drogados, e os levava para a sua casa, somente para lhes devolver a dignidade de filhos(as) de Deus.
    Há quinze anos a Comunidade Bethânia atua nesse filme. Parabéns!

    ResponderExcluir

Os comentários são moderados antes da publicação no blog. Comentários anônimos não serão publicados.
Deixe seu nome ao final do comentário.

Comente este Artigo.
Quer entrar em contato conosco? Clique Aqui

O Blog Padre Léo Eterno agradece sua participação.
Deus lhe abençoe!

Arquivo do blog

Postagem em destaque

Blog Padre Léo Eterno estreia podcast no Spotify

Um novo canal para a evangelização! Estreou neste sábado (25.jun) o podcast Padre Léo Eterno, com o intuito de ampliar os canais de evangeli...