Meditando o salmo 80/81:
Quando nos sentimos inseguros, impotentes, diante de tantas misérias, desamor, injustiças, violências...o Senhor vem nos encorajar a entrarmos na sua presença. Deus age de modo particular com cada um de nós: ''Basta abrires a boca e te satisfarei''(v.11). Para isso é preciso uma oração sincera, partilhando o que estamos sentindo, alegrias, decepções...
''No entanto o meu povo não ouviu a minha voz, Israel não me quis obedecer. Por isso eu os abandonei à dureza de seus corações. Deixei-os que seguissem os seus caprichos'' (v.v.12-13).
Os fatos negativos em nossa vida são porque nem sempre os nossos ouvidos e corações estão abertos para perceber o que Deus nos fala pela palavra, nos indicando o caminho. Deus não interfere na nossa liberdade e quando menos se espera estamos sofrendo as consequências.
''Oh, se meu povo me tivesse ouvido, se Israel andasse em meus caminhos. Eu teria logo derrotado seus inimigos..'' (v.v.14-15).
Deus entristesse e lamenta, pois nos afastamos e andamos com as nossas próprias pernas, não dependemos de Deus, andamos com teimosia por caminhos tortuosos. Não obedecemos a Palavra de Deus.
Mas o Senhor, na sua infinita misericórdia nos olha com compaixão e a sua graça nos alcança. Quando tudo parece perdido, sem esperança, Ele nos sustenta com o trigo mais fino e nos sacia com o mel que escorre da rocha, nos levando à verdadeira vida.
hoje fiz um comentario com pe. joãzinho de como vejo o que pe léo foi e agora vejo este txto dele.pe léo realmente era muito temente a deus ; imagino: seu pai , sua mãe na vida dele , deus é simplicidade ele veio de uma familia simples e assim sendo deus o escolheu p/ ser um mestre abaixo de jesus .
ResponderExcluirgraças dou pai por conhece-lo e ainda continua evangelizando , deus revelou ao mosenhorjonas assim deveria ser , obrtgada pai por mais esta benção.
Marcia esse trecho aqui foi perfeito:
ResponderExcluir"Mas o Senhor, na sua infinita misericórdia nos olha com compaixão e a sua graça nos alcança. Quando tudo parece perdido, sem esperança, Ele nos sustenta com o trigo mais fino e nos sacia com o mel que escorre da rocha, nos levando à verdadeira vida."
Obrigado... Abraço fraterno!
Amigo Jonathan! Esse trecho é o comentário do último versículo do salmo que diz:''Eu alimentaria você com a flor do trigo e o saciaria com o mel do rochedo''v.17.(lindo!)
ResponderExcluirO salmista relembra a libertação do povo no Egito. Nos mostra que mesmo o povo murmurando Deus não os abandonou. O mesmo acontece hoje, mesmo que nos afastamos, Deus não se afasta. Deus não desiste de nós!
Faça a experiência de colocar seu nome no lugar de ISRAEL, porque Deus fala com a gente. (Essa é uma recomendação do padre Léo)
A paz do Senhor!
"O Padre Léo dava vida a tudo que fazia." Isso é que me impreciona nele! As suas palavras são remédios para minha alma. Eu o escuto diariamente, pois sei que dentro de mim ele não está morto. Márcia, eu faco experiências, encriveis, ouvindo duas, três pregacões dele ao mesmo tempo! É espetacular. Parece que estou flutuando, quando estou ouvindo. Parece mesmo, que ele está falando com a gente!
ResponderExcluir