Jesus cura o coração de Pedro

Vocês já pararam para pensar alguma vez na vida no tamanho do pecado de Pedro? Pedro era papa. Jesus tinha dito: Tudo aquilo que você ligar na terra será ligado no Céu. Aquilo que você desligar, será desligado.'Ao negar Jesus, o que Pedro fez? Desligou Jesus da salvação.  E ele negou quantas vezes? Três. Para mostrar a gravidade do pecado. Por que Pedro negou três vezes? Porque ele negou o Pai, o filho e o Espírito Santo. O absurdo dos absurdos: na negação de Pedro está a condenação da Santíssima Trindade ao Inferno. E Jesus foi! Nós rezamos no Credo que Ele foi pro Inferno. Só que Ele foi lá para salvar… Ele foi para trazer as almas redimidas. Olha onde chega o amor do nosso Deus! 



Gente, em toda a história da humanidade ninguém cometeu um pecado maior do que o de Pedro. Nunca! E digo: não vai cometer. Porque, graças a Deus, mesmo nas épocas em que a Igreja cometeu pecados, em que papas pecaram... Nós temos na história da Igreja papas que pecaram. Pecados morais. Mas nunca tivemos, nesses dois mil anos do Cristianismo, nenhum papa que tivesse cometido um erro teológico. Nenhum papa que tenha cometido um erro de fé. Nunca. É a assistência do Espírito Santo a essa Igreja, porque Jesus disse: As portas do inferno não prevalecerão contra ela. Vão tentar, mas não vão conseguir. Mesmo diante de Pedro, o homem que cometeu o maior pecado da face da Terra, Jesus fez alguma pergunta do passado dele? O que Jesus falou? Pedro, tu me amas?' Eu sou apaixonado por esse capítulo 21 de São João.

 Cada vez que eu vou à Terra Santa eu sinto a mesma emoção quando vou lá na beira daquela praia... Pedro tinha desistido de tudo. Vou pescar! E o outros: Vamos! Voltou pra vida antiga. Voltou a ser o pescador de antes. Mas só que tinha esquecido tudo de pescaria. Trabalhou a noite inteira e não pescou nada. Sem Jesus nada dá certo na vida. Jesus chega de manhãzinha na beira da praia, ele não reconhece Jesus... 

Quando a gente está em pecado, a gente nunca consegue reconhecer Jesus. Quando a gente está olhando demais para si mesmo, a gente não enxerga Jesus, mesmo que Ele esteja ali do nosso lado. Ele caminhou um dia inteiro com os discípulos de Emaús, mas eles estavam com o coração tão fechado no pecado... Tão perturbados! Por isso não se perturbe o vosso coração! Eles não conseguiram enxergar Jesus que caminhava com eles. Eles não conseguiram sentir o cheiro de Jesus. 

Pedro também não conseguiu perceber que era Jesus. E Jesus: Amigos, tem alguma coisa pra comer? Jesus vai ao pecador como quem precisa do pecador! Do mesmo jeito que Jesus falou para a Samaritana: Dá-me de beber! Ele, a fonte de Água Viva, pede de beber a uma mulher prostituída da Samaria. Ele, o Pão da Vida, pede de comer a um pescador da Galileia que o havia negado três vezes. Ah, que Deus é esse? Que Deus se faz desse tamanhinho pra chegar do nosso tamanho pra nos levantar? Jesus pede. Nós não temos nada. Que triste! Aquele homem que acompanhou Jesus a vida inteira... Aquele homem que participou dos grandes milagres de Jesus... Que viu todos os principais milagres de Jesus... Que esteve com Jesus sozinho, rezando no monte... Que participou de todos eles... Quando Jesus lhe pede um pãozinho, um peixe, ele diz: Eu não tenho nada. Esse Pedro sou eu e é você, depois de tantas vezes que Deus nos dá graças em cima de graças, nós continuamos dizendo: Eu não tenho nada, Senhor!



Eu não dou nada para Deus. Eu estou fechado no meu egoísmo. Eu estou fechado no meu comodismo. Eu estou fechado na minha miséria e não saio de mim para o encontro do outro. E Jesus, mais uma vez, diante da miséria, do fechamento de Pedro: Então joga direito a rede! Joga a rede do lado direito, mas podia dizer Joga direito essa rede! Pedro obedece. Ainda bem. Alguma coisa sobrou ... Você também, se ainda sobrar essa obediência a palavra, meu irmão, minha irmã, é suficiente! E Pedro jogou a rede. E aí acontece uma coisa maravilhosa: eles pegaram tanto peixe que não conseguiam trazer sozinhos. Aí João diz: É o Senhor! Ah, Pedro, não tenha dúvida, ele estava pelado... Mas diante do Senhor ele não podia ficar pelado. Pelado é longe de Jesus. Pelado é quando está sem Jesus, quando está no pecado. Pelado, ele estava igual a Adão e Eva no Paraíso quando pecaram. E ele veste a roupa, pula na água e vai até Jesus. Cento e poucos metros… Ele nadou num instantinho. Ao menos sabia nadar. Não tinha aprendido a caminhar sobre as águas? E agora nem Jesus poderia caminhar sobre as águas, porque, como Ele tinha morrido na cruz, o pé estava furado e ia afundar. Então Jesus ficou lá na margem chamando o Pedro. E o Pedro foi nadando. Nem Jesus poderia caminhar mais. Tinha a marca do pecado ali. E o Pedro chega nadando. Mas ele está meio desconfiado... Ele não sabe o que ele fala pra Jesus. 

Quando ele chega lá, Jesus tinha feito uma surprise. Tinham brasas preparadas. O que significam brasas preparadas? Tinha feito uma fogueirinha. Não eram brasas jogadas. Foram preparadas, arrumadinhas... Jesus tinha feito uma fogueira. Por que Jesus fez a fogueira? Não... Um homem que tem o poder de multiplicar peixe podia assar peixe só num... Ou podia comer um sashimi que é o peixe cru. E ele está lá na mesma reta do Japão… Jesus preparou a fogueira para curar Pedro. Porque Pedro, quando o negou, negou onde? Em torno de uma fogueira. Jesus sempre faz uma fogueirinha para assar o nosso coração no Seu amor! Pedro chegou e viu a fogueira… E lembrou: Na festa de São João do ano passado, andei fazendo umas bobagens... Aí a presença de Jesus começa a mudar... 

Primeiro: três vezes se fala da rede… Primeiro diz que eles pegaram tanto peixe que nem todos eles juntos conseguiram puxá-la. Ai Jesus chegou. Ele chegou perto de Jesus. Quando Pedro estava perto de Jesus, o papa, os outros conseguiram arrastar as redes. Juntos, eles não conseguiam trazer uma rede. Aí Pedro largou eles... Parece um absurdo? E foi ficar perto de Jesus. Foi Pedro ficar perto de Jesus, eles tiveram força pra trazer as redes! Incoerência? Não. Perto Jesus… Pedro, perto de Jesus, a Igreja tem força! Se você quer estar com a força da Igreja esteja na Igreja que tem Pedro perto de Jesus. Não tem outra! É lindo! Trouxeram o peixe e continuaram perto de Jesus. Quando Jesus pediu o peixe, eles juntos não conseguiam puxar a rede. Quando Pedro ficou perto de Jesus, segunda vez que se fala na rede, eles conseguiram puxar. Agora todos eles estavam perto de Jesus. Jesus pediu o peixe, Pedro foi lá e puxou a rede sozinho! É uma evolução estupenda, meu irmão! Quando a gente está longe de Jesus, a gente é fraco. A gente não consegue puxar uma redinha de nada. Um probleminha de nada. Uma dificuldade de nada. Mas se um de nós se coloca perto de Jesus, na Igreja de Pedro, os outros conseguem trazer a rede! E se a Igreja está perto de Jesus, qualquer um de nós é Pedro pra ir buscar essa rede. Porque o que age em nós é a força do Espírito Santo. É essa a força que o Senhor prometeu. Força do Alto! 

A transformação já estava acontecendo... Depois você leia com calma João 21. É lindo demais! Por que Jesus foi lá na praia? Pra comer peixe? Pra esquentar fogo? Por que Ele foi? Porque Ele precisava dizer para Pedro: Não se perturbe o vosso coração. O coração de Pedro estava perturbado. Tão perturbado que São João disse que logo depois ele começou a chorar. Logo depois que negou… Tão perturbado que ele voltou para a pescaria. Pedro tinha perdido a paz. Jesus precisava devolvê-la. Foi lá pra fazer o quê? Para devolver a paz. Então Ele chama Pedro do lado... E aí Ele retoma tudo de errado que Pedro fez? Não. Jesus nunca fez nenhuma pergunta sobre o passado de nenhuma pessoa



Mas Jesus precisava curá-lo. Então Jesus fala a língua que ele entende. Olha pra Pedro e pergunta: Pedro, filho de Jonas, humano, tu me amas? E Pedro diz: Sim, Senhor, tu sabes que eu te... Não. O grego tem três termos pra falar amor. O amor divino é ágape. O amor sexual é eros. E o amor de irmão, de amigo, é philos. E na tradução grega usa-se os dois termos. A Bíblia da CNBB fez uma tradução primorosa. Aliás, hoje eu digo a você: se for comprar uma Bíblia, compre a da CNBB. É a tradução oficial da nossa Igreja. Todas as editoras têm assinatura nessa Bíblia. Essa Bíblia que hoje eu uso, apesar de amar pra oração a minha Bíblia da Ave-Maria, desde que a CNBB lançou essa Bíblia eu não uso outra Bíblia pra pregar. Porque além dessa tradução ser primorosa... E nessa passagem aqui a tradução é fabulosa! Jesus usou o termo grego ágape. E a resposta de Pedro foi fabulosa. Pedro não respondeu em ágape. Pedro falou philos. Ele usou uma palavra mais fraca. A Bíblia da CNBB traduz amas-me e a resposta é amigo. No português a gente poderia traduzir alguma coisa assim: ágape seria amo, amar, e philos poderia ser gostar. Vamos combinar isso para ficar fácil de entender.

 Primeira vez, Jesus olha para Pedro e diz: Pedro, tu me amas? E qual é a resposta de Pedro? Sim, Senhor, eu gosto do Senhor. Que honestidade! Ele não veio com conversa fiada: Oh, Jesus! Meu Senhor! Aleluia! Depois ele confessou para Jesus: Senhor, tu sabes que eu gosto do Senhor.  Bem, está resolvido o problema com um dos três, mas são três: o Pai, o Filho e o Espírito Santo. E Jesus olha de novo.... Segunda vez: Pedro, tu me amas? E Pedro é honesto. Sim, Senhor, Tu sabes que eu te gosto. E Jesus queria fazer a fogueira completa. Jesus queria queimar todos os pecados de Pedro na fogueira, como vai queimar todos os nossos pecados hoje no Ato Penitencial da nossa Missa, onde nós vamos queimar os calendários de 2001. Todos os seus pecados que você colocar hoje no seu calendário, Ele vai queimar. Nosso Deus é o Deus pra valer! Terceira vez: Pedro, filho de Jonas... Não. Aí que vem o fabuloso! Jesus se coloca ao nível de Pedro. Na terceira pergunta, Jesus não usou o verbo agapoi. Jesus não perguntou: Pedro, tu me amas? Jesus baixou o nível. Gente, quando a gente é honesto, Ele se abaixa e vem até o nosso nível. O que perdoa o nosso pecado não é o esforço. O que muda e perdoa o nosso pecado é abrir o nosso coração pra graça de Deus. É isso que muda nossa vida! 

Jesus desce e fica do tamanho de Pedro. Agacha lá embaixo! E não pergunta: Tu me amas? Jesus fala: Jesus, filho de Jonas, tu gostas mesmo de mim? Olha que pergunta! E Pedro abre o coração! E aí a resposta de Pedro como é? Senhor... Leia com atenção! As duas primeiras vezes, ele dizia: Senhor, tu sabes que eu te gosto! Mas como Jesus baixou o nível... Jesus falou a língua que ele entende: Senhor, sabes tudo! Sabes que eu te gosto.cQue coisa fabulosa é o nosso Deus! Jesus baixa o nível. Jesus não força Pedro a fazer aquela declaração de amor tenebrosa, mentirosa... Jesus baixa o nível e Pedro abre e escancara o coração: Senhor, tu sabes tudo! Sabes o monte de bosta que eu sou. Sabes os meus pecados. Tu sabes tudo, Senhor! E sabes que eu gosto barbaridades do Senhor! E sabe que um dia eu quero amar pra valer o Senhor ao ponto de dar minha vida se preciso for. E por isso está aqui o que eu sou! Tome!cE Jesus acolhe! 

Meu irmão, hoje Jesus está marcando um encontro na nossa praia. Você pode dizer: Essa é minha praia. Essa é a praia de Jesus...

Padre Léo

Trecho da pregação "Não perturbe o vosso coração".

Para adquirir essa pregação, clique aqui.
Compartilhe:

3 comentários:

Os comentários são moderados antes da publicação no blog. Comentários anônimos não serão publicados.
Deixe seu nome ao final do comentário.

Comente este Artigo.
Quer entrar em contato conosco? Clique Aqui

O Blog Padre Léo Eterno agradece sua participação.
Deus lhe abençoe!

Arquivo do blog

Postagem em destaque

Blog Padre Léo Eterno estreia podcast no Spotify

Um novo canal para a evangelização! Estreou neste sábado (25.jun) o podcast Padre Léo Eterno, com o intuito de ampliar os canais de evangeli...