Os nossos heróis não são de ferro

Essa foi a frase que meu amigo Robim me disse hoje a noite. Ele se referia a mim, quando partilhei um pouco com ele de minha noite escura. Eu um herói? Estou muito longe disso. Hoje infelizmente venho aqui no blog, mostrar que o Jonathan Melo hoje não está nada bem.

Não estou aqui em nenhum momento aqui querendo se passar de coitadinho, de vítima ou coisa do tipo, nem incentivando ninguém a sofrer também, pelo contrário, estou aqui apenas exercendo o exercício de ser simplesmente humano.

O sofrimento faz parte da vida. E hoje estou numa das grandes crises existenciais. Uma noite muito escura, que nem esse escuro me fez conseguir dormir. E isso acontece quando eu tento resolver meus problemas e não consigo.

Hoje nada do que me digam me ajuda. Eu sei que é apenas uma noite, ou talvez sejam duas, mas sei que passam. Sei também que Deus está no controle, sei que Ele está comigo, mesmo que não consiga sentir.

Há pouco já me ajoelhei e agradeci a Ele e mais uma vez professei minha fé e minha confiança nele. Mas eu preciso me permitir passar por isso também, sem me cobrar, sem me pressionar, até porque o sofrimento tem o poder de nos lapidar e geralmente nos ensinar algo que precisamos aprender.

Mas hoje eu estou cansado, cansado de muita coisa. Cansado talvez de
carregar nos meus ombros muitas dores. Esse mês de dezembro houve muita gente doente, interna na UTI, problemas muito sérios e graves, e talvez eu não soube lidar com isso.

Estou cansado de conseguir ajudar os outros e não conseguir ajudar a mim mesmo. Mesmo tendo tido um ano repleto de graças, de muitas mesmo, tendo alcançado algo em torno de 90% das metas que tracei para conquistar esse ano, mesmo sabendo que eu mudei drasticamente, tive novas posturas, mesmo assim me sinto cansado.

Cansado das esperas em Deus, mesmo sabendo que eu me esforcei para cicatrizar muita coisa no meu coração e que eu consegui algumas. Cansado de acreditar, de lutar, de não desistir, de caminhar...

Nem todo o carinho e amor sincero que recebi ao longo do ano, hoje me traz calma e paz. E olhe que definitivamente foi um ano que eu recebi muito amor, muito carinho. E isso sem falar mesmo nessa noite escura, eu fui visitado por Deus de forma muito humana. E nessa mesma visita eu recebi uma partilha maravilhosa através de uma conversa muito interessante sobre o Pe Léo, sobre os santos de nossa Igreja, sobre fé...

Estou cansado até de mim mesmo, que sou capaz de mesmo na pior das tempestades, enxergar onde estão os problemas que precisam ser solucionados, bem como alguns caminhos, mesmo que a príncípio eu ainda não me sinta forte o suficiente para encarar alguns monstros internos, e o pior de tudo é saber que tudo está dentro de mim, ou essa seria a melhor parte?

Eu estou cansado de me motivar, de me apoiar, de me amar, de não me ressentir, de me perdoar, as vezes preciso que alguém faça isso por mim. E eu acho que vocês mereciam saber isso hoje. Ao longo do ano partilhei muita coisa de fé, de motivação, de cura interior, de coragem, de fé... então porque não partilhar também a minha humanidade?

Às vezes o que nós precisamos não é de uma oração, de alguém que diga que tudo vai dar certo, mas sim de um ombro amigo, de um silêncio que fale, de algúem que nos permita sofrer, chorar, sem estar dizendo: Mas você é tão forte, tão carismático, tão cheio de fé, tão inteligente... tão... tão... tão...

Muitas curas acontecem através de nossas humanidades. E eu proclamei que 2011 será um ano de muita bênção, de muita graça, mas que também será o ano em que eu me permitirei errar sem me cobrar muito, tentarei ser menos racional e mais emocional, usarei mais o coração e menos a razão... será meu ano "Humano Demais".

Antes eu ocultava meus problemas, porque não tinha coragem suficiente para enfrentá-los. Hoje não digo a todo mundo logicamente, mas hoje partilho com quem amo e que sei que posso partilhar, mas essa noite escura eu não partilharei com ninguém, não enquanto não solucionar.

Então meus amigos, eis aí um Jonathan muito humano, que reza junto com vocês, que chora junto, que sofre junto... Obrigado pelo coração de vocês! Toda essa partilha aqui fica para vocês refletirem as suas vidas nesse final de ano.

Eu não poderia deixar de dizer. Breve vocês saberão essa conversa que tive sobre o Pe Léo, pois ela abalou minhas estruturas, meu ser, minha fé, e com certeza eu já não serei mais o mesmo Jonathan. Descobri um detalhe hoje muito importante que provavelmente passou despercebido por muita gente, mas que eu considero de fundamental importância para nossa fé.

E uma coisa muito importante para finalizar. Provavelmente tudo isso que estou vivenciando hoje tenha um objetivo muito claro: Preciso me desprender de tudo, absolutamente de tudo, sentimentos, emoções, certezas, sonhos, metas... para simplesmente me abandonar em Deus!

Abraço fraterno...
Jonathan Melo 30.12.2010
Compartilhe:

8 comentários:

  1. Meu irmão, a Paz Inquieta de Jesus, nosso Senhor!

    Uma pena eu estar longe de você, em outro Estado de nossa federação, porque sinto, em cada palavra que você digitou, que você precisa é de um forte abraço.

    Procure alguém pra isso... Mesmo de longe, receba o meu.

    Quando tudo parecer sem saída, nada melhor que um abraço.

    Estamos juntos nessa luta de sermos cada dia mais parecidos com aquele que nos criou.

    Lembra de Jesus no dia da aflição d'ele, no Monte das Oliveiras??? Ele parou por duas vezes, e foi buscar os amigos... Estavam dormindo, mas eram os amigos que Jesus tinha...

    Tenho certeza que vc tem um amigo para abraçar. Não lute sozinho!

    Deus o abençoe.

    Feliz Ano cheio de graça.

    Rhadamés de Freitas
    Goiânia - Goiás

    ResponderExcluir
  2. Jonathan, meu irmãozinho, não desanime, após uma noite escura sempre virá o amanhecer e o Sol voltará a brilhar, espelhe-se no nosso Santo Pe. Léo e vamos em frente! "Coragem, eu venci o mundo" disse o nosso Mestre JESUS. Um ano novo cheio de esperanças e como você mesmo disse: abandone-se em DEUS. A Paz de Cristo. Sua irmã de Cruz das Almas-Bahia. RIZOMAR

    ResponderExcluir
  3. Bom dia irmãos amados em Cristo. Venho agradecer a vocês pelos comentários, pela força, pelas orações, pelo carinho... e também as pessoas que mandaram por email.

    Eu fui dormir as 3hs da manhã, e acordei as 7hs. Apesar da noite escura, eu estou bem. Eu estou saboreando essa noite escura pois sei que dela Deus suscitará um novo coração...

    Abraço? É a coisa que eu mais amo no mundo. "É no abraço que sentimos a alma do outro." Pe Léo. E ontem eu encontrei Deus de forma muito humana e as forças que eu consegui para enfrentar essa noite escura, foi através de dois abraços que essa presença divina me deu, mas mesmo assim acolho o seu abraço caloroso...

    Pe Léo está intercedendo por mim, porque ele sabe que estou não numa batalha humana, mas sim espiritual e ele sabe que se o Espírito Santo não tiver comigo eu caio feio...

    Obrigado por todo carinho e orações. Saibam que hoje eu vou aproveitar meu dia da melhor forma que eu puder...

    Abraço fraterno!

    ResponderExcluir
  4. "O meu irmão deixa de ser anta" com essa frase do padre leo começo essa resposta meu irmão, não vos inquietai, permanece em cristo,ouça, assista as pregações do padre leo quantas vezes forem necessárias, peça o Espírito Santo incessantemente até estar pleno do mesmo, procure a raiz do seu problema, do seu sofrimento e jogue tudo de ruim que encontrar na misericórdia de cristo só assim ele poderá transformar o seu sofrimento em graça.E lembre-se Deus nunca quer o sofrimento.
    abraço e não desejo só a sua melhora mas a cura.

    ResponderExcluir
  5. meu amigo você precissa de muita ajuda serio reze muito peça o espirito santo. Sentimentos, emoções, certezas, sonhos, metas são fatores que nos tornam humanos são carimbos de Deus, Deus te criou assim perfeito não deixe que o sofrimento te "coisifique" te torne coisa e não ser humano torno a repetir não só assista e ouça mas entenda padre leo medite as suas pregações. Procure urgentemente a sua cura interior senão é triste mas é verdade o encardido vai te confundir e te "coisificar". não seja como os Discípulos de Emaús que ficaram cegos mesmo ao lado de nosso senhor.A obra da vida de padre leo esta ai esperando para te conduzir a Jesus, pelo amor de Deus a nós que deu seu filho unigenito para que morresse por nós e morte de cruz para nos salvar.Veja.Se curado.

    ResponderExcluir
  6. Anônimo Anta foi ótimo... kkkkk
    O engraçado é que sei qual é o problema, onde está a raiz dele, prováveis caminhos para solucioná-lo, mas infelizmente ainda não consegui resolver, por isso preciso de calma, pq nem tudo se resolve da noite pro dia... Abraço, Obrigado!!!

    Otávio Eu passei o dia lendo, rezando, ouvi a pregação: "Exercícios práticos para a cura do ressentimento", alguns amigos ligaram, fui procurar pessoas que me trazem paz e amor, e eu ja sai do buraco, só preciso de calma, para continuar a caminhada.

    Sobre o Padre Léo, aguarde a postagem do dia 04.01, você verá o que Deus me enviou ontem algo do Pe Léo, incrível... fenomenal, fantástico... extraordinário... Aguarde, já comecei a escrever...

    Obrigado por tudo viu.. abraço fraterno!

    ResponderExcluir
  7. ooooo meu irmão já aguardo com grande expectativa pela postagem do dia 4.

    ResponderExcluir
  8. Tá bom, você não é de ferro... mas mesmo assim continua sendo um dos meus poucos heróis. Mesmo na fraqueza você é forte para não (leia-se nunca) abandonar ou culpar Deus.

    Um abraço e agradeço por sua humanidade.

    ResponderExcluir

Os comentários são moderados antes da publicação no blog. Comentários anônimos não serão publicados.
Deixe seu nome ao final do comentário.

Comente este Artigo.
Quer entrar em contato conosco? Clique Aqui

O Blog Padre Léo Eterno agradece sua participação.
Deus lhe abençoe!

Arquivo do blog

Postagem em destaque

Blog Padre Léo Eterno estreia podcast no Spotify

Um novo canal para a evangelização! Estreou neste sábado (25.jun) o podcast Padre Léo Eterno, com o intuito de ampliar os canais de evangeli...