Felicidade, fruto de um projeto...


A partir dessa frase, em seu livro: “Saborear a vida”, no capítulo: “Construir Felicidade”, padre Léo nos apresenta uma das mais belas reflexões sobre a felicidade.
"No processo de construção da felicidade é preciso saber ouvir o que a vida, a natureza e as outras pessoas estão nos ensinando. É preciso ser persistente, mas não podemos permitir que a intransigência tome conta de nosso coração. A persistência nos projeta para a meta; a intransigência nos fecha e, aos poucos, nos aniquila, numa solidão infrutífera. 

Deus criou o ser humano com o único desejo de que ele fosse completamente feliz. A maior alegria de Deus é ver o ser humano feliz. Por isso precisamos eliminar todo pessimismo em relação à felicidade e à vida. O pessimismo gera um ser conformado, cheio de idéias, sempre olhando para trás. É um ser medíocre que só sabe lamuriar e lamentar. 

Quando a pessoa começa a acreditar na possibilidade de se construir a felicidade, então traça um planejamento real, existencial, concreto e possível de se realizar. A pessoa tem consciência de que não pode ser um projeto para ser realizado de um dia para outro... 
E o mais bonito é que à medida que começa a direcionar seu coração e suas forças vitais para esse projeto, já começa a experienciar as alegrias de uma vida feliz.

Construir significa criar através de um projeto... A verdadeira felicidade é consequência de um projeto sério e de um trabalho coerente e fiel ao projeto... A felicidade precisa ser construída passo a passo. Esse projeto precisa ser alimentado pela fé, pelo desejo de superar os obstáculos, pela coragem de sacrificar outras coisas importantes e, acima de tudo, pela vontade de atingir a meta".

Se a maior alegria de Deus é ver o homem feliz, a grande alegria e anseio do homem é buscar a Deus, para ser feliz. Trilhar esse caminho, construído passo a passo, viver esse projeto maravilhoso, é começar a nascer para a Vida Eterna.
Padre Léo, durante o período de sua enfermidade, viveu esse projeto alicerçado no Coração misericordioso de Jesus. Os obstáculos que enfrentou não pode vencê-los somente com os recursos humanos, precisou da força Divina, por isso foi alimentado pela fé.
Buscar as coisas do alto é “acreditar na possibilidade de se construir a felicidade”. Na medida em que direcionava seu coração para o alto, para as coisas do céu, começava a “experimentar as alegrias de uma vida feliz”.
O Pai destinou ao seu filho Léo, uma vida plena de felicidade, na oferta de sua vida passou pelo “Vale de lágrimas”, o vale da dor e do sofrimento. Foi desafiado na coragem de sacrificar coisas importantes, mas também foi impulsionado a seguir e atingir a meta.
A alegria em Deus, a felicidade eterna, só se adquire através de “um projeto coerentemente vivido”.
Compartilhe:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são moderados antes da publicação no blog. Comentários anônimos não serão publicados.
Deixe seu nome ao final do comentário.

Comente este Artigo.
Quer entrar em contato conosco? Clique Aqui

O Blog Padre Léo Eterno agradece sua participação.
Deus lhe abençoe!

Arquivo do blog

Postagem em destaque

Blog Padre Léo Eterno estreia podcast no Spotify

Um novo canal para a evangelização! Estreou neste sábado (25.jun) o podcast Padre Léo Eterno, com o intuito de ampliar os canais de evangeli...