Mas o que é o pecado?
"O pecado é uma falta contra a razão, a verdade, a consciência reta; é uma falta para com o amor verdadeiro com Deus e para com o próximo por causa de um apego perverso a certos bens. Fere a natureza do homem e ofende a solidariedade humana. Foi definido como "uma palavra, um ato ou um desejo contrários à Lei Eterna."
O pecado é ofensa a Deus: "Pequei contra ti, contra ti somente; pratiquei o que é mau aos teus olhos" (Sl 51, 6). O pecado ergue-se contra o amor de Deus por nós e desvia dele os nosso corações. Como o primeiro pecado, é uma desobediência, uma revolta contra Deus, por vontade de tornar-se "como deuses", conhecendo e determinando o bem e o mal (Gn 3,5). O pecado é, portanto, "amor de si mesmo até o desprezo de Deus".
Itens 1849-50
do Catecismo da Igreja Católica
Quais podem ser os nossos pecados de estimação?
Os vícios ao jogo, à bebida o cigarro; Aquilo que o Padre Léo sempre foi contra: o consumismo; e ainda como o Padre Léo falava: o ter, poder e tantas outas coisas que vão contra a vontade de Deus para satisfazer os nossos desejos.
Peçamos a Deus a nossa libertação dos nossos pecados do dia-a-dia, que estamos sempre a alimentar, assim mesmo como fazemos com um animalzinho de estimação. Sabemos que um dia este pecado irá ficar maior, crescer e se tornar mais prejudicial a nós e aos outros.
"Infelizmente as coisas que nós mais amamos são os nossos pecados". Padre Léo, scj!
ResponderExcluirAcredito que essa frase se aplica ao texto!
P.s. Próxima postagem minha o título será esse!! Já está em criação!
Abraço a todos!