22ª Semana
2Mac 7,1ss: (No livro não tem o trecho da passagem de modo que padre Léo deseja que leiamos em nossa própria Bíblia)
Este trecho até parece um filme de terror. Infelizmente é isso que o pecado acaba provocando em nossa vida. Os sete irmãos foram presos com sua mãe e, depois de apanharem muito, "foram coagidos a comer a proibida carne de porco".
No entanto, a fidelidade à lei é muito maior do que qualquer sofrimento humano. Mesmo apanhando com chicotes feitos de nervos de boi, eles se mantiveram fiéis: "Estamos prontos a morrer antes que violar as leis de nossos pais". Aqui está um grande segredo para a cura interior: a fidelidade absoluta a Deus e à sua Palavra.
Infelizmente, por muito menos trocamos Deus e seus mandamentos. Eles sofreram muito: foram açoitados; o irmão mais velho teve a língua cortada, arrancada a pele da cabeça, e isso diante de sua mãe e seus irmãos. E, enquanto se preparavam para jogá-lo ao fogo, "Os outros, com sua mãe, exortavam-se mutuamente terá compaixão de nós, como o diz claramente Moisés em seu cântico de admoestações: Ele terá compaixão de seus servos'" (v. 5b-6).
E foi esta fidelidade a Deus que deu coragem a cada um sete filhos, que, mesmo passando terríveis sofrimentos e até a morte, não negaram sua fé. "Particularmente admirável e digna de elogios foi a mãe, que viu perecer seus sete filhos no espaço de um só dia e o suportou com heroísmo, porque sua esperança repousava no Senhor. Ela exortava a cada um por uma coragem varonil" (v. 20).
É fabuloso o testemunho desta mãe. Ela tem consciência de que foi ela quem concebeu cada filho, mas que todos foram gerados e criados por Deus. E nem mesmo diante das promessas do rei de dar felicidade e riqueza ao filho adolescente ela se abateu. Foi perseverante até o fim. É maravilhoso também ver esse adolescente desejando a conversão de seu algoz.
Por fim, a mãe também foi capaz de dar sua vida pela fidelidade ao Senhor. Infelizmente hoje em dia estamos nos alimentando com tantas coisas contrárias a Deus e tudo fazemos para conservar nossa vida, mesmo que seja pelo pecado. Aprendamos com essa família o valor da fidelidade a Deus e, acima de tudo, compreendamos com ela o verdadeiro sentido de nossa vida.
Padre Léo
Um comentário:
Os comentários são moderados antes da publicação no blog. Comentários anônimos não serão publicados.
Deixe seu nome ao final do comentário.
Comente este Artigo.
Quer entrar em contato conosco? Clique Aqui
O Blog Padre Léo Eterno agradece sua participação.
Deus lhe abençoe!
Sim, Jonathan! A reflexão do padre Léo nos motiva à leitura do cap. 7 (2 Mac ), quando vamos ver esses cristãos, movidos por um ardente amor, e obediência a Deus, são torturados até a morte.
ResponderExcluirO padre nos relata o martírio dos sete irmãos e de sua mãe, para nos mostrar que a fidelidade à Deus está acima de tudo.
Na história da Igreja Católica, muitos homens e mulheres selaram com o próprio sangue, o seu testemunho de fé em Deus. São os mártires!