E-mail ao Padre Léo 11


Hoje eu gostaria de lembrar aquele nosso encontro lá no galinheiro, lembra?... Não? Pois eu vou refrescar a sua memória.

De: o mais gentil dos Josés

Assunto: no galinheiro, deixe cair a máscara.

Para: padreleo@ceuhotmail.com

Pois bem, pai querido,

Hoje eu gostaria de lembrar aquele nosso encontro lá no galinheiro, lembra?... Não? Pois eu vou refrescar a sua memória.
É o seguinte, naquela época eu estava trabalhando no galinheiro (na verdade eu tinha dois turnos de trabalho, de manhã no galinheiro e a tarde na padaria) e a minha grande tristeza, é que o senhor nunca subia lá para ver o meu trabalho.
“Puxa vida!” Eu reclamava constantemente, “o pai visita todos os lugares do recanto, menos o galinheiro”. Essa era minha reclamação constante.
Mas uma bela manhã, estava eu lavando o corredor quando um vulto passou de uma baia para outra... Quem será?... Perguntei-me e fui ver. Ah! Pai querido, tal foi a minha surpresa quando vi que era o senhor se admirando com os pintinhos recém nascidos...
Muito bem, mas aqui eu preciso contar um detalhe importantíssimo nesse encontro, e sem ele não faz sentido algum.
É que por ter a imunidade muito baixa, meu médico tinha determinado que eu trabalhasse no galinheiro resguardado por uma máscara dessas usadas pelos médicos e enfermeiros, para evitar qualquer tipo de bactéria (muito comum naquele ambiente). Então, quando o senhor me viu mascarado... Ah! Deu uma sonora gargalhada e disse, assim, do nada: “você ainda não deixou cair a máscara, meu filho?”...
Ah! Pai querido, foi muito engraçado, viu?... Porque foi tudo muito natural, o senhor me olhou e logo se saiu com essa caindo na gargalhada.
É claro, que a máscara em Bethânia é muito significativa, e representa tudo aquilo de ruim que nós tentamos esconder.
Quando se está nas ruas, na drogadição e submundo, é comum o dependente se resguardar por trás de todo tipo de máscara. Surge daí os disfarces, as aparências enganosas, as mentiras, as dissimulações... E se tem um tema que o senhor pregou à exaustão, foi exatamente a questão das máscaras, foi ou não foi, pai querido?...
Socialmente falando, também sabemos que o mundo vive numa máscara violenta, né pai?... São pessoas querendo aparentar o que não tem, e o que é pior, muitas pessoas tentando aparentar o que não é.
Mascaram-se as relações, mascaram-se comportamentos, mascaram-se até mesmo a espiritualidade. O que é uma pena...
Olha, aquela foi uma manhã muito gostosa, sabe pai?... O senhor visitou todo o galinheiro, me deu algumas instruções, e elogiou o meu trabalho (aliás, elogiar era com o senhor mesmo).
Pouquíssimas vezes eu o tinha visto tão à vontade como naquela manhã, sabe pai?... E mostrou direitinho para mim que o senhor também entendia de galinha. Na saída, como não poderia deixar de ser, olhou bem para mim com aqueles seus olhões azuis e exclamou já com um sorriso escapando pelo canto da boca “meu filho... Tenha a coragem de deixar cair a máscara!”
Ai! Ai!... Como não sentir saudade desse tempo?
Beijos pai querido.


José Gentil Pires é consagrado da Comunidade Bethânia

e escritor, autor de "O Anjo do Celeiro".


Obs: Texto publicado originalmente ontem no site da Comunidade Bethânia.
Compartilhe:

Um comentário:

  1. Mas uma vêz quero agradecer ao José Gentil, por essa linda partilha de vida com o nosso saudoso Padre Léo. Eu conheci o José Gentil em 2007 quando visitei São João Batista, e nunca imaginei que ele fosse se transformar nesse grande escritor. Continue nos presenteando com seus lindos textos e nos ajudando a manter sempre acesa os ensinamentos do nosso saudoso Padre Léo.
    Amanda Garcia F.
    Campos - RJ

    ResponderExcluir

Os comentários são moderados antes da publicação no blog. Comentários anônimos não serão publicados.
Deixe seu nome ao final do comentário.

Comente este Artigo.
Quer entrar em contato conosco? Clique Aqui

O Blog Padre Léo Eterno agradece sua participação.
Deus lhe abençoe!

Arquivo do blog

Postagem em destaque

Blog Padre Léo Eterno estreia podcast no Spotify

Um novo canal para a evangelização! Estreou neste sábado (25.jun) o podcast Padre Léo Eterno, com o intuito de ampliar os canais de evangeli...