
Com muito pesar no coração, Padre Vicente, da Comunidade Bethânia, nos dá este depoimento, por ocasião do falecimento do padre Léo.
Segundo o dicionário, mártir é aquele que preferiu morrer a renunciar a sua fé.
Mártir significa em grego: Testemunha.
É mártir quem luta e morre buscando um mundo fraterno.
Padre Léo foi guerreiro porque lutou livremente em favor da vida dos irmãos, não pediu nada para si, olhou para o outro, olhou para Bethânia, olhou para o rosto desfigurado de Jesus no irmão. Quem não estiver disposto ao martírio, não pode ser chamado de cristão.
Começamos a nascer para a vida eterna quando saímos do casulo, da acomodação e descobrimos as necessidades do outro, quando dispomos a entregar a própria vida em favor do irmão, para que ele tenha vida plena.
Mesmo enfermo, padre Léo foi guerreiro: propagou a Palavra de Deus; defendeu a fé e os ensinamentos de Jesus Cristo. E nos deixou uma das mais belas lições: Não devemos fugir da entrega total; não devemos fugir das provações. O bem maior é fazer a vontade do Senhor, mesmo que ela contradiga os nossos instintos egoístas. Por sua fé inabalável alcançou de Deus a fortaleza na doença.
As experiências de dor ao longo dos meses, lutando contra um câncer linfático, o seu corpo se definhando consumindo suas energias, mas testemunhava as coisas do Alto, tinha sede de evangelizar.
O discípulo ouvia do Mestre: ”Não tenha medo daqueles que matam o corpo, e depois nada mais podem fazer”. Com o destemor de quem tem a certeza do céu, enfrentou um dos maiores desafios que é estar no mundo sem ser do mundo. Como a vela que se consome no sacrifício do altar, servo por amor, sacerdote por amor.
A missão de transmitir a mensagem do Evangelho, do amor redentor de Deus, foi confiada aos eleitos, pois foram chamados a serem testemunhas de Nosso Senhor Jesus Cristo e de sua Salvação. Estes são os escolhidos por Jesus para lutarem e vencerem com Ele, conforme nos diz o Apocalipse. E estarão juntos ao Trono de Deus, por toda a eternidade.
Escolha tipo e tamanho da fonte do texto:
saudades do Pe Leo. vc nos ensinou muito.
ResponderExcluiro que mais me surpreende no pe Leo, é que quando doente, ele pregava as mesmas coisas de quando estva em plena saúde, ou seja, agradeça a Deus essa doença que vc tem. com ctz já está no céu