WikiPeLéo - A coragem é a força do coração

Evento - Acampamento PHN
Local - Comunidade Canção Nova
Data - 17.04.2005 - 09 horas 
Palavra de Deus base para essa pregação: Isaias 5, 20

A coragem de dizer não aos vícios, aos comportamentos promíscuos, às drogas, ao cigarro, ao álcool. A coragem de ser surdo aos apelos do mundo. A coragem de se deixar preencher totalmente de Deus! Isso é o que nos diz essa pregação espetacular de padre Léo. 

Abaixo, trechos da pregação:




"A coragem é a grande atitude que se requer daqueles que são chamados a entrar no exército de Deus."

• Padre Léo pede que leiamos Atos dos apóstolos 4, 13.

• Padre Léo nos ensina que há três níveis de uso de drogas: uso, abuso e dependência. Nos fala sobre os efeitos da maconha, cocaína, crack e ecstasy em nosso organismo.

"O jovem se droga acreditando que a droga lhe dá coragem. Lhe dá ousadia pra fazer aquilo que ele não fazia. Começa com essa mentalidade besta, social, da bebida alcoólica. A droga mais perniciosa para o jovem não é a maconha. Graças a Deus, 95% dos jovens que fumam ou já fumaram maconha não se tornam dependentes de maconha. Mas 84% dos adolescentes que bebem bebida alcoólica tornam-se dependentes do alcoolismo. É estatística do Organização Mundial da Saúde. Quando você vir uma pessoa beber, ou uma pessoa fumando maconha, não pensa logo que ela já é uma dependente. Há três níveis de uso de droga. Há aquela pessoa que usa uma droga esporadicamente... Que talvez usou droga uma vez na vida e nunca mais vai usar. Há o fato de um jovem, por exemplo, numa festa na casa dele, bebeu demais. Ficou bêbado e caiu lá, no chão! Mas nunca mais vai beber! Tem nojo da bebida. Então, primeiro é o uso pela curiosidade. 

Há também aqueles que podem beber a vida inteira e nunca vão se tornar dependente. É uma pessoa que toma lá uma dose... Meu pai, por exemplo! Meu pai nunca foi dependente de bebida. Nunca! Se chegasse em casa e convidasse pra tomar uma cachaça boa, uma cachaça feita em alambique... Papai tomava assim, aquele golinho. Nunca foi dependente. Sempre foi um homem livre. A bebida podia estar lá, debaixo da pia podia ter um litro de cachaça que ele ganhou de alguém. Mas era livre! Não tinha nenhuma espécie de dependência. Aquela pessoa que não se deixa usar pela bebida. 

Há um segundo nível, esse é o que mais atinge o jovem, hoje, que é o nível do abuso."


• Padre Léo nos alerta do perigo do álcool e a dependência física que ele nos traz. E de como os jovens muitas vezes se prostituem pela primeira vez depois de um gole de bebida ou do uso de drogas.

"Que desgraça para o jovem que se deixa alimentar pela droga achando que daí virá a sua coragem."

"Por que uma menina com 14, 15 anos de idade, que foi numa festinha... Que transou com um coleguinha... Como é que ela se olha depois? E o menino também! Que visão a pessoa tem de si mesma quando sabe que já é uma laranja chupada e que está sobrando só os bagaços? Ou não é isso que o mundo quer de vocês?"

"Cadê aquela dignidade linda que Deus deu a você? É pra isso? Olha no que você se tornou depois que acabou deixando-se levar pelo convite daqueles... Aliás: olhe para aqueles amigos e amigas que, um dia, você admirou. Que um dia você queria ser igual. Onde eles estão hoje? É o discurso dos derrotados. Na sociedade existem os vitoriosos: aqueles que têm a coragem de Deus! Que enfrentam! Que dão a volta por cima! Que passam pelo problemas! Que mesmo quando caem nessa desgraça (e muitos caem, eu mesmo cai e você também poderá cair ou ja caiu) aprendem a transformar a queda em impulso para a vitória."


• Padre Léo fala sobre a prostituição e sobre uma pesquisa que diz que as pessoa da Terceira Idade estão indo por esse caminho, viciadas em bingos e festinhas da terceira idade, e como não têm mais o risco de engravidar, praticam sexo casual.  E que o número de aidéticos cresceu entre a Terceira Idade no Brasil, e isso é recorde mundial. 

"Eu queria dizer para vocês, meninas: nunca ponham bebida na boca! Cigarro, que coisa nojenta!"

"A coragem é uma força que independe das situações externas. Ela é interior. Ela brota de dentro para fora. Ela faz você superar as dificuldades."

"Eu não vou me deixar dominar por nada nem por ninguém porque minha força vem de Deus. A minha coragem vem de Deus. A verdadeira coragem vem de Deus! Enquanto você não se convencer disso, você é uma presa fácil na mão daquele amigo, que parece ser um amigão, mas, coitado... E aí é bom que se diga: ele não é pessoa ruim, não! O problema dele é que um dia ele acreditou na história falsa que o encardido trouxe. E aceitando, deixou-se levar, e hoje é impotente... Não consegue mais! Droga, gente, é coisa séria! Se não fosse, não teria esse nome."

• Padre Léo conta a história do Pau de Sebo. História contada por ele também no livro "Experenciar milagres".

"Não é fácil! Por isso você precisa desses dois elementos que alimentam a coragem. Primeiro, você precisa ter essa meta interior. Você precisa ter fome! O dia que sua fome de Deus for maior do que a fome de qualquer coisa que você tem, você deu o primeiro passo. Mas é preciso também que você seja surdo aos apelos e convites estragados que o encardido faz através das pessoas! Através dos meios de comunicação estragados. É preciso ser surdo. É preciso ter a coragem de fechar o ouvido para o barulho do mundo para escutar Deus que fala lá no íntimo do seu coração."

"Você precisa esvaziar o seu coração, seu bolso, sua bolsa, sua barraca, sua casa, de tudo aquilo que não presta e você está carregando. Porque, um dia, iludido pelo pecado, acreditou! Por isso, hoje, não tem a coragem para lutar. Observe como você perdeu a coragem de lutar pelo cigarro! Hoje você acha que precisa do cigarro. Depende do cigarro! E eu digo a você hoje: tome uma decisão. Você é mais forte do que o seu vício. Hoje é o primeiro dia do resto da sua vida. Hoje é o dia de você jogar fora esse maço de cigarros. Tome agora essa decisão! Na graça de Deus, hoje, eu tomo essa decisão de nunca mais fumar!

 Também você que está em casa e que fuma... Até hoje você não conseguiu parar de fumar porque você não foi procurar a sua coragem em Deus. O que faltava a você era a coragem! E a primeira coragem que falta a você é a coragem de dar o primeiro passo. E eu convido agora: dê esse primeiro passo! Inclusive você que está aqui, se tem maço de cigarros no bolso ou na bolsa, não tenha medo: coragem de Deus! Pega esse maço, aperta e joga aqui pra frente. Não tenha medo. Você precisa. Você não depende desse cigarro! Você não depende dessa droga! Você não depende do álcool! A sua proteção não está nessa camisinha! A sua proteção, a sua força e a sua coragem estão no Senhor que fez o Céu e a Terra. Tome a decisão hoje corajosa! Eu vou romper com esse pecado. 

Qual é o vício? Talvez você tenha vício interior e precisa lançar fora do seu coração. Lance fora! Por isso permaneça com os olhos fechados. Olhe para dentro de você hoje. Olhe no mais íntimo do seu coração. E peça: "Senhor... Pai santo, Pai querido, Pai amado! Em nome de Jesus, e por causa dele, derrama no meu coração agora a força do teu Espírito Santo. Põe a mão no coração e reze comigo hoje: 


"Derrama no meu coração, Pai santo, Pai querido, Pai amado, em nome de Jesus, a força do  Espírito Santo. Espírito de ciência e de fortaleza. Espírito de sabedoria e de coragem. Espírito de temor do Senhor! Invista em meu coração agora, ó Pai, com a coragem do Espírito Santo! A coragem intrépida, desassombrosa, que levou os apóstolos a anunciarem com poder o nome de seu filho Jesus. A ressurreição de Jesus! Hoje também, Pai, eu suplico esse mesmo Espírito Santo. O desassombro desse Espírito Santo para anunciar o poder da ressurreição de Jesus na vida desse menino e dessa menina. O poder de Cristo Ressuscitado na vida desse jovem. O poder do Cristo Ressuscitado na vida desse senhor. O poder do Cristo Ressuscitado na vida desse idoso e dessa idosa. Hoje eu peço, Pai, que de fato esse PHN aconteça e se realize nesse coração e nessa vida..."

Curiosidade:

Padre Léo usa a sigla ANTA : Associação Nacional de Treinadores Alpinistas
Compartilhe:

Precisamos ter raízes fortes

"Se você até hoje pediu o Espírito Santo...  Pediu, pediu, pediu! Não veio ainda? Cadê a raiz? Como é que Deus vai derramar ainda mais o Espírito Santo sobre você? Encher você de dons e de carismas? E, depois, com uma dedadinha do encardido... Pufff! O encardido parece que não está tendo muito trabalho. O serviço que era dele, hoje tem carismático fazendo de graça! 



Hoje não precisa nem do encardido inventar o vento falso dele, porque ele já tem isso... Em cada um que semeia a divisão, em cada um que vive falando mal da vida alheia, em cada vez que nós damos contratestemunho, em cada vez que nós estamos com aquela cada de 'Deus me livre'... Porque não temos raizes!"

Padre Léo

Trecho da pregação "Ossos ressequidos"
Para adquirir pregações, livros e homilias de padre Léo, além de produtos da Comunidade Bethânia,
clique aqui. 
Compartilhe:

Um novo horizonte!

"A cura Interior nos permite enxergar todo e qualquer sofrimento por uma ótica cristã, isto é, mediante Jesus Cristo. Sem Jesus, estaremos sempre e cada vez mais, mergulhados nesse vale doloroso, que aumenta em consequência de nossos pecados. Em Cristo Jesus, no mistério de sua morte e ressurreição, percebemos um jeito novo de enxergar e experienciar o sofrimento, até como um caminho para Deus' (Livro: Segredos para a cura interior). 




 
Ao longo de nossas vidas nos acontecem coisas, as quais mudam radicalmente o nosso cotidiano, para que possamos ajustá-lo à uma nova realidade. Deus acolhe esse tempo novo, para nos dizer que a noite se adianta e o dia se aproxima, portanto, devemos nos revestir do Senhor Jesus, a fim de nos prepararmos para o dia de nossa salvação.

Com a descoberta de uma doença incurável, buscamos respostas. São interrogações que nos afligem. Porque o sofrimento e a morte de uma pessoa como o padre Léo? Queremos uma resposta que abrange todo o sentido de nossa vida aqui nesta terra, pois nossa existência não se resume somente em nascer, viver, amar, lutar, e morrer. Se morre como se vive.

Padre Léo  foi até o seu limite, com a angustiante incerteza absurda de sua morte. Restavam-lhe apenas duas alternativas: Passar os dias desesperado, com medo, "mergulhado neste vale doloroso", ou colocar toda a sua confiança nos braços do Senhor, lançar-se nesse abismo de incertezas, num grande salto de fé. Um dia após o outro ele percebeu que o seu sofrimento era inevitável e irreversível, percebeu também que isso o ajudaria no seu crescimento espiritual.

A vida é dom de Deus e devemos nos entregar a Ele, para que se realize seu propósito em nós. O padre descobriu que somente em Deus, numa conversão diária, encontraria a paz que tanto precisava. Viveu o que escreveu em seus livros, o que pregou muitas vezes para nós . Do seu interior brotou uma força incompreensível que nasceu da comunhão com Deus. A condição para fazer parte do Reino do céu é nascer novamente e do alto (cfe. Jo 3,3). Trata-se de uma vida nova superior à natural, que exige uma Graça nova e sobrenatural. É a mudança da vida velha para uma nova vida de obediência e abandono em Deus.

Padre Léo viveu, durante o seu calvário no hospital, um tempo novo. Muitas vezes o Senhor nos leva ao deserto, para iniciar com Ele um novo relacionamento, que se dá por meio da fé. Ali começou uma nova história. Do seu horizonte desértico, ele viu algo muito real, um mundo cheio de esperança e da misericórdia de Deus. Percorreu um caminho espiritual para renovar, restaurar, iluminado pelo Espírito Santo.

Diz em seu livro: Buscai as coisas do alto: “É preciso olhar para o alvo, para a meta, para onde ele nos aponta, e acolher o novo de Deus”. Correr em direção a meta é olhar para Jesus como exemplo de confiança em Deus, de entrega total, de dedicação à vontade de Deus. Correr em direção à meta é penetrar o invisível, o novo de Deus. É viver com a esperança da Vida Eterna, é olhar além do que o mundo nos oferece. É vislumbrar um novo horizonte. É viver a esperança da glória.

Quando aprendermos a olhar além do nosso mundinho medíocre, só então, começaremos a enxergar um novo horizonte.



Compartilhe:

Coração: Sacrário Inviolável!

A pregação: "Alegres e firmes no Senhor", vem nos colocar diante de uma realidade fundamental da vida do ser humano: a alegria. Padre Léo refletiu sobre a ordem de São Paulo aos Filipenses (4,1 ss) “...continuai assim firmes no Senhor, caríssimos”.
  

Quem não procura ser feliz todos os dias? Mas, nem todos os caminhos levam à verdadeira fonte da alegria. Há apenas um caminho que assegura a nossa alegria: "Se você quiser continuar firme, precisa ser no Senhor".



"Por que será que você não tem a verdadeira alegria? Por que será que você anda cada vez mais nervoso, revoltado? É porque você ainda não encontrou a firmeza no Senhor. É porque você ainda não encontrou a alegria do Senhor.  A alegria do Senhor é a nossa força!
É por isso que infelizmente somos fracos demais, não nos mantemos firmes no Senhor, perdemos  a paz por qualquer coisinha, qualquer coisa nos roubam a alegria".

Você já se sentiu alegre? Não aquela que é passageira. Padre Léo nos aponta um ensinamento novo: a alegria de dentro para fora; aquela que brota do coração.
"Aqui está uma alegria que ninguém tira: a alegria que brota do coração, nem o demônio tira. Esse é um dogma da Igreja católica. Dentro de seu coração o demônio não entra. O catecismo da Igreja Católica afirma que seu coração é um ‘núcleo secretíssimo’. 
Mesmo que você fosse a um lugar e se oferecesse ao demônio. Mesmo que conscientemente oferecesse a sua vida ao demônio, o seu coração seria um Sacrário Inviolável. Nem se você desejar. Esse poder Deus não deu ao ser humano".

Nosso coração é o centro das emoções, e nele só cabe uma pessoa: Deus.
"Dentro de seu coração só tem lugar para uma pessoa, quando fez você. Só tem lugar para Deus".

Um coração entregue ao pecado, vai se tornando endurecido.
"Não podendo entrar em seu coração, ele vai formando uma casca em volta dele.Chega um momento em que seu coração pesa, vira uma casca de pedra".

O coração é centro da vontade humana. Um coração impuro corrompe a vida. Tudo depende de nós buscarmos a Deus e, sobretudo, crermos no poder regenerador do Espírito Santo, assim teremos um coração transformado, segundo a imagem de Cristo.
"Você que comunga Jesus Cristo, Jesus entra pela boca e derrete-se inteiro sobre a camada de pedra: a casca da violência, a casca do rancor e do ódio, a casca da mentira, a casca da pornografia... todas as cascas que foram colocadas em seu coração. Só Jesus na força do Espírito pode arrancar essas cascas.
Você é casca dura , mas dentro dessa casca tem um coração, semelhante ao de Jesus, um coração humano, um coração que quer ser feliz. Então, meu irmão, não saia desse acampamento com essa casca dura. Eu tenho uma resposta para você. Leve o seu coração casca dura para o Coração de Jesus. Ele vai derramar Água Viva do seu Espírito.
Mas se você não chegar perto de Jesus, ele não pode fazer nada. Quando você deixa o Espírito Santo fecundar seu coração Ele começa a transformar seu coração. Essa é grande obra do Espírito Santo. Por isso que a alegria verdadeira só pode vir do Senhor".

Padre Léo declara que a manifestação de Deus se dá em nossas vidas quando através do Espírito Santo nos ilumina, nos ensina o melhor caminho. O Espírito Santo que está em Jesus, está em cada um de nós. Que maravilha! Então, deixemos o Espírito Santo fazer a sua obra em nós: romper a casca dura de nossos pecados!


(Acampamento de Carnaval, sede da Canção, 08/02/2005)




Compartilhe:

Padre Léo nos fala sobre São Lucas

"Lucas tinha duas qualidades espetaculares: Lucas era médico e Lucas era artista. Lucas era pintor, foi ele quem pintou aquela imagem primitiva que deu origem a imagem que nós temos de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Quando você olhar uma imagem de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, segundo a tradição, é o retrato mais antigo de Nossa Senhora, pintado por Lucas. Então vocês imaginam! Lucas, como pintor, era um poeta! Lucas, como médico, era um profeta! Aliás, todo profeta tem que ser poeta, senão não é bom profeta. Não vê que Jesus é um poeta quando fala:



"Olhai as aves do céu! Olhai os lírios dos campos!"

O artista, o poeta e o profeta têm algo em comum: eles conseguem enxergar além do óbvio"

Padre Léo

Trecho da pregação "Quem são meus íntimos"

Para adquirir pregacões, livros e homilias de Padre Léo, além de produtos da Comunidade Bethânia, clique aqui. 
Compartilhe:

Ousado na fé!

Todos nós, criaturas humanas, feitas à semelhança de Deus, existimos para servir o Senhor e anunciá-lo. Somos chamados a ser profetas. Nossa missão é evangelizar, falar do amor de Cristo aos corações endurecidos.
A Bíblia fala de homens que tiveram medo de assumir sua missão, mas Deus não desistiu deles. Homens fracos e pecadores, mesmo assim foram homens cheios do Espírito Santo, executaram a tarefa que o Senhor havia lhes confiado.

Padre Léo transformou numa fé viva, tudo o que  leu e meditou  na Palavra de Deus. Ensinou e realizou tudo o que aprendeu.  Deus fez florescer nele, o dom da Palavra. Com grande conhecimento bíblico, tinha o poder de levar a Palavra de Deus, proclamar as maravilhas de Jesus, e atingir a muitos corações.

O Espírito Santo deu aos apóstolos habilidade para anunciar Jesus. Pedro teve a coragem de anunciá-lo diante de uma multidão.
Padre Léo, obediente à Ordem do Senhor: “Ide e pregai o Evangelho”, começa a sua trajetória pelo Brasil, pregando e animando muitos Retiros, Encontros, Congressos, e Cenáculos. E que mais tarde, sua missão iria ultrapassar as fronteiras.

Uma experiência marcante na vida do padre Léo aconteceu em um Cenáculo em Santa Catarina. Quem nos dá esse testemunho é padre Vicente, consagrado e administrador da Comunidade Bethânia. Presenciou muitos momentos do padre pregando, desde quando foi trabalhar com ele, final de 94.

"Neste dia, descobri o homem de fé. Neste dia chovia muito. O local era aberto e chovia... Chovia muito forte. Eu pensei: acabou o encontro! O que esse homem vai fazer? A RCC tinha preparado um grande evento. E o Léo estava animando o encontro. 
Sabe o que ele fez? Chamou todo mundo: 'PEGUEM O TERÇO'. E ele no microfone: 'VAMOS REZAR A NOSSA SENHORA, porque DEUS quer esse encontro, porque você precisa desse encontro. E quando acabar esse terço vamos começar este Cenáculo com Sol... '
E começamos o terço: no QUINTO MISTÉRIO parou a chuva. SALVE RAINHA, as nuvens se abriram, os raios de sol bateram sobre o lugar onde estávamos. Até hoje fico me questionando se o Léo tinha consciência do que ele tinha feito. O que eu sei é que alguma coisa chamada “DIVINA” fez acontecer aquele encontro".

Padre Léo sempre viveu com os pés na terra e os olhos no céu. Com a intercessão de Nossa Senhora, a quem ele tinha uma enorme devoção, pode realizar o que era vontade do Senhor. Deus quis realizar aquele encontro. Enxergando Maria,com seu filho Jesus, viveu a radicalidade da fé.
Não há como ficar indiferente! Precisamos ter a coragem de sermos fiéis a Deus nas pequenas coisas, assim Deus usará também a mesma retidão e justiça nas grandes.
O Senhor honra aquele que ministra a sua Palavra e a prega fielmente.É impossível uma pessoa andar nos caminhos do Senhor, se o Espírito Santo não habitar nela.
Que sejamos profetas destemidos,ousados, corajosos, nas coisas de Deus!




Compartilhe:

A pessoa que reclama da vida

"Quem não tem o que fazer, acha! Aliás, quem não tem o que fazer é um perigo para a sociedade. A pessoa fica à toa... 




Quem mais reclama da vida é quem não tem o que fazer. Quem tem o que fazer não reclama. Quando você precisar de alguém para ajudar você, procure a pessoa mais ocupada que você conhecer. Quem tiver tempo sobrando... Ah, a pessoa que tem tempo sobrando é preguiçosa! Ela usa o tempo para reclamar da vida. Ela está sempre atrasada... Para ir para lugar nenhum! Ela precisa sempre chegar... Não se sabe aonde nem fazer o quê! Por isso, ela para em qualquer lugar, enrosca em qualquer coisa e não faz nada. Não produz, não lê um livro, não reza. É uma tristeza!"

Padre Léo

Compartilhe:

Por que a Bíblia fala tanto do demônio?

"E por que a Bíblia fala tanto do demônio? Porque ele tem uma força imensamente grande! Porque ele não é só uma ideia. O mal não é só uma ideia, um principiozinho que está disputando com Deus. O mal é um espírito que foi criado, se rebelou contra Deus, recebeu as graças de Deus. E os dons de Deus são irrevogáveis! Deus não tira. Por isso que ele continua tendo poder. Por isso que ele continua tendo instantes de conhecimento. E que tem um objetivo muito claro e definido: fazer perder as almas! Ele quer me perder e perder você. A maior alegria dele é quando ele consegue levar uma pessoa para o buraco. Então nós precisamos conhecer o jeito que ele age para impedir essa ação em nossa vida. E aí depende de cada um de nós..."



Padre Léo

Trecho da pregação "O poder da bênção".

Para adquirir essa pregação, clique aqui.




Compartilhe:

Arquivo do blog

Postagem em destaque

Blog Padre Léo Eterno estreia podcast no Spotify

Um novo canal para a evangelização! Estreou neste sábado (25.jun) o podcast Padre Léo Eterno, com o intuito de ampliar os canais de evangeli...