Pregação padre Léo: O caminho para ser feliz-28/12/02

“Feliz o homem que não procede conforme o conselho dos ímpios, não trilha o caminho dos pecadores, nem se assenta entre os escarnecedores...”

A reflexão do Salmo 1,1-6, introdução ao livro dos Salmos, ressalta dois tipos de pessoas: o justo que conhecemos suas obras, aquele que caminha pelo amor, pela obediência à Palavra de Deus, e o ímpio que representa as ideias do mundo.
Em outra tradução o título desse salmo é “
A verdadeira felicidade”. A meditação de cada versículo vai dizer que só há uma maneira para ser feliz: trilhar os caminhos do Senhor.
 “A primeira palavra do primeiro salmo é ‘Feliz’. O salmo é a oração do povo de Deus. Significa que quando a gente reza, entra em sintonia com Deus, o próprio Deus vai se manifestando através de nossa oração”.

Aos que são fiéis a Deus e obedecem a sua Palavra terão em si uma fonte de vida inesgotável da parte do Espírito: “A Palavra de Deus indica o caminho para a felicidade plena. O caminho para ser feliz tem nome: Jesus. Em João 14,6, Jesus disse: ‘Eu sou o caminho’. Esse caminho não é fácil, é entrar pela porta estreita. Jesus nos mostra que este caminho passa pela cruz”.
Padre Léo, durante a travessia da porta estreita viveu a penitência que a vida exigiu dele, buscando sempre a vontade do Senhor em meio a provações.

O Deus onipotente nos instrui, nos ensina e indica o caminho por onde devemos seguir. O versículo 3 do salmo:”Ele é como a árvore plantada na margem das águas correntes, dá fruto na época própria, sua folhagem não murchará jamais”, é a confirmação de um itinerário sofrido que o padre Léo iria percorrer anos após. É a incerteza de um horizonte sombrio, mas a certeza de uma Luz que iria iluminar toda a sua existência.

“Se você quer ser feliz, prepare-se para perder tudo o que você tem: sua mãe, seu pai, a sua saúde... E foi Jesus quem nos ensinou. Jesus perdeu tudo até a dignidade divina, na cruz não tinha beleza, não tinha honra, não tinha dignidade humana. E o final de sua caminhada chama-se Via Sacra: Caminho Sagrado”.
Com outras palavras padre Léo disse isso com maior veemência em sua memorável pregação do dia 09 de dezembro de 2006: “Quer ser feliz? Busque as coisas do Alto. A doença me tirou tudo: não consigo mais andar sozinho, não enxergo direito... Você perde tudo, menos a fé”.
Padre Léo trilhou o caminho olhando para Deus, foi deixando as coisas do mundo para trás, buscando as coisas do alto e dando passos em direção ao céu. 

Conhecendo a trajetória de vida do nosso saudoso padre Léo, nos faz acreditar que o seu sacerdócio, as suas obras no serviço aos pobres, seus sonhos, seus desafios, tudo, encontra o seu sentido, a sua força em Jesus.”Porque o Senhor vela pelo caminho dos justos...” (v.6).

Ao final da pregação padre Léo canta "Caminhada", música que o acompanhou desde a descoberta de sua vocação: "Vem me seguir, que Eu caminho junto com você ao fim. Depois da caminhada você é feliz. Se deixa todas as coisas, só por mim, por mim..."
E alcançou o Porto feliz.





Compartilhe:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são moderados antes da publicação no blog. Comentários anônimos não serão publicados.
Deixe seu nome ao final do comentário.

Comente este Artigo.
Quer entrar em contato conosco? Clique Aqui

O Blog Padre Léo Eterno agradece sua participação.
Deus lhe abençoe!

Arquivo do blog

Postagem em destaque

Blog Padre Léo Eterno estreia podcast no Spotify

Um novo canal para a evangelização! Estreou neste sábado (25.jun) o podcast Padre Léo Eterno, com o intuito de ampliar os canais de evangeli...